Qual é a natureza jurídica do prazo para impetração do mandado de segurança?

Perguntado por: Joel Daniel de Amaral  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (4 avaliações)

O mandado de segurança tem que ser impetrado no prazo de 120( cento e vinte) dias a contar da ciência do ato, de afronta ao direito liquido e certo, pelo impetrante. O prazo tem natureza decadencial, não podendo ser interrompido e nem suspenso.

Qual é a natureza jurídica do mandado de segurança?

O mandado de segurança é uma ação constitucional, de natureza civil e procedimento especial. A natureza civil do mandado de segurança independe do tipo de ato contra o qual ele é impetrado. Assim, todo mandado de segurança é ação civil, mesmo que impetrado contra ato de juiz criminal, em processo penal.

Qual o prazo de impetração do mandado de segurança?

Embora a Constituição não tenha fixado um prazo para que o Mandado de Segurança possa ser impetrado, historicamente, a legislação sempre fixou o prazo de 120 (cento e vinte) dias “contados da ciência, pelo interessado, do ato impugnado” (art.

Qual o prazo da ação de mandado de segurança e qual a natureza jurídica desse prazo?

Seu prazo decadencial de 120 dias para se impugnar o ato deverá ser respeitado, na forma do art. 23 da Lei 12.016/2009: Art. ... O direito de requerer mandado de segurança extinguir-se-á decorridos 120 (cento e vinte) dias, contados da ciência, pelo interessado, do ato impugnado.”

Qual é a natureza jurídica do direito líquido e certo amparado por mandado de segurança coletivo?

164) entende que a natureza jurídica do mandado de segurança, “Trata-se de uma ação constitucional civil, cujo objeto é a proteção de direito líquido e certo, lesado ou ameaçado de lesão, por ato ou omissão de autoridade Pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público”.

MANDADO DE SEGURANÇA - Prazo, decisão final e recursos

20 questões relacionadas encontradas

Qual a natureza jurídica do direito líquido e certo?

direito líquido e certo é o direito subjetivo, decorrente de fato inequívoco suscetível de ser cabalmente provado com documentos juntos à inicial, sem necessidade de provas complementares de qualquer espécie, pouco importando a complexidade das questões jurídicas envolvidas na hipótese (1968, p.

O que é o direito líquido e certo no mandado de segurança?

Entendemos por direito liquido e certo, aquele que pode ser comprovado pelo julgador, tão logo seja impetrado o mandado de segurança, não cabendo assim, comprovação posterior.

Qual a natureza da sentença que concede mandado de segurança?

Por outro lado, o mandado de segurança tem natureza jurídica de ação mandamental, eis que a sentença proferida nessa ação é uma ordem a ser observada pela autoridade coatora. De fato, a sentença proferida no mandado de segurança ordena, manda, não se limitando a condenar.

É decadencial o prazo de 120 cento e vinte dias para impetração do mandado de segurança contados da ciência pelo interessado do ato impugnado de autoridade coatora?

Em se tratando de mandado de segurança contra ato praticado em processo administrativo fiscal, não será cabível a impetração após o prazo de 120 (cento e vinte dias), contados da ciência, pelo interessado, do ato impugnado, nos termos do art. 23 da Lei 12.016 /2009.

O que é o prazo decadencial?

Decadência é a perda efetiva de um direito que não foi não requerido no prazo legal. A prescrição sucede somente de estruturação legal, já a decadência sucede da lei, do testamento e do contrato.

Qual o juízo competente para julgar mandado de segurança?

O Tribunal de Justiça de Estado será competente no âmbito cível para julgar Mandado de Segurança impetrado em face de Governador de Estado, Tribunal de Contas do Estado e contra o próprio Tribunal de Justiça, conforme consta no próprio texto constitucional, in verbis : Art. 102.

Qual a Lei do mandado de segurança?

LEI Nº 12.016, DE 7 DE AGOSTO DE 2009.

Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências.

Qual o artigo do mandado de segurança?

O mandado de segurança está previsto no inciso LXIX, do artigo 5º da Constituição da Republica Federativa do Brasil de 05 de outubro de 1988 – CRFB/88. Criação brasileira, o mandado de segurança individual surgiu na Constituição Federal de 1934 e foi retirado em 1937, voltando com a Constituição Federal de 1946.

É constitucional nos termos do entendimento do Supremo Tribunal Federal o prazo decadencial de 120 dias para a propositura do mandado de segurança?

Súmula 632-STF: É constitucional lei que fixa o prazo de decadência para a impetração de mandado de segurança. Assim, depois que uma autoridade praticar um ato ilegal ou abusivo, a pessoa prejudicada terá o prazo de até 120 dias para impugná-lo por meio de mandado de segurança.

Como se dá a forma de contagem do prazo decadencial?

173, do CTN, segundo o qual, o prazo decadencial se inicia a partir do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.

Qual a classe processual do mandado de segurança?

O Mandado de Segurança é uma classe de ação judicial que visa resguardar Direito líquido e certo, não sendo amparado por um Habeas Corpus ou por um Habeas Data, que seja negado, ou mesmo ameaçado, por autoridade pública ou no exercício de atribuições do poder público.

É possível executar sentença de mandado de segurança?

A execução provisória de sentença proferida em mandado de segurança deve ser requerida nos próprios autos do mandado de segurança, pois a Lei 12016 /2009, em seu artigo 14 , admite esse procedimento, ferindo-se, por conseguinte, os princípios da economia processual e da utilidade, o ajuizamento de ação autônoma para ...

Como se executa a sentença em caso de concessão da ordem no mandado de segurança?

Concedido o mandado, o juiz transmitirá em ofício, por intermédio do oficial do juízo, ou pelo correio, mediante correspondência com aviso de recebimento, o inteiro teor da sentença à autoridade coatora e à pessoa jurídica interessada.

O que é direito certo?

É direito oriundo de fato certo, que mediante a apresentação de documentos inequívocos pode ser comprovado de pronto sem qualquer espécie dilatória, ao passo que se necessitar de comprovação ulterior o direito não será considerado como líquido e nem ao menos como certo.

Quais são as partes do mandado de segurança?

Em uma ação de mandado de segurança, devem figurar as seguintes partes obrigatórias:
  • impetrante (titular do direito);
  • impetrado (autoridade coatora);
  • Ministério Público (parte autônoma).

Quanto ao direito líquido e certo Trata-se de condição da ação ou de mérito no MS?

Em que pesem os louváveis entendimentos em contrário, o direito líquido e certo se caracteriza, sim, como uma condição da ação para o mandado de segurança. Trata-se de uma condição específica do mandamus, não se evidenciando qualquer confusão na sistemática processual.

O que deve estar provado como liquido e certo na petição como pressuposto do MS?

Surge, no mandado de segurança, uma condição da ação específica: o direito líquido e certo". Continua: "o direito líquido e certo é, a um só tempo, condição da ação e seu fim último. Assim, a sentença que negue ou afirme o direito líquido e certo realiza o próprio fim da ação; trata-se de uma decisão de mérito.

O que é mandamus jurídico?

substantivo masculino plural Determinação dada por uma autoridade superior que deverá ser cumprida numa instância inferior, por uma autoridade pública ou privada, sendo seu cumprimento judicialmente obrigatório; ordenemos.

O que é o mandado de injunção e qual sua finalidade?

O mandado de injunção tem como objetivo tornar viável os direitos garantidos pela Constituição Federal, dando soluções para que esses direitos sejam válidos mesmo que não existam leis ou normas que os regulamentem.

Quem pode impetrar o MS?

Qualquer pessoa física ou jurídica que sinta que um direito seu não está podendo ser exercido corretamente devido a um ato irregular de uma autoridade ou órgão que exerce poder público pode impetrar o mandado de segurança.

Artigo anterior
Quem descobriu o metal?
Artigo seguinte
Qual App os coreanos usam para conversar?