Qual é a natureza jurídica do direito líquido e certo amparado por mandado de segurança coletivo?

Perguntado por: Ricardo Diogo Rocha Brito  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (15 avaliações)

164) entende que a natureza jurídica do mandado de segurança, “Trata-se de uma ação constitucional civil, cujo objeto é a proteção de direito líquido e certo, lesado ou ameaçado de lesão, por ato ou omissão de autoridade Pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público”.

Qual é a natureza jurídica do mandado de segurança?

O mandado de segurança é uma ação constitucional, de natureza civil e procedimento especial. A natureza civil do mandado de segurança independe do tipo de ato contra o qual ele é impetrado. Assim, todo mandado de segurança é ação civil, mesmo que impetrado contra ato de juiz criminal, em processo penal.

Qual a natureza jurídica do direito líquido e certo?

direito líquido e certo é o direito subjetivo, decorrente de fato inequívoco suscetível de ser cabalmente provado com documentos juntos à inicial, sem necessidade de provas complementares de qualquer espécie, pouco importando a complexidade das questões jurídicas envolvidas na hipótese (1968, p.

Qual o direito líquido e certo do mandado de segurança?

O mandado de segurança é um instrumento jurídico, cuja finalidade é proteger direito líquido e certo, ou seja, provado por documentos, que tenha sido violado por ato ilegal ou abusivo de autoridade pública ou de agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

Qual é a natureza jurídica do prazo para impetração do mandado de segurança?

O mandado de segurança tem que ser impetrado no prazo de 120( cento e vinte) dias a contar da ciência do ato, de afronta ao direito liquido e certo, pelo impetrante. O prazo tem natureza decadencial, não podendo ser interrompido e nem suspenso.

DIREITO LÍQUIDO E CERTO - DIREITO CONSTITUCIONAL - AULA A DOIS

39 questões relacionadas encontradas

Qual a natureza da sentença que concede mandado de segurança?

Por outro lado, o mandado de segurança tem natureza jurídica de ação mandamental, eis que a sentença proferida nessa ação é uma ordem a ser observada pela autoridade coatora. De fato, a sentença proferida no mandado de segurança ordena, manda, não se limitando a condenar.

Qual o prazo para impetrar o mandado de segurança?

O direito de requerer mandado de segurança extinguir-se-á decorridos 120 (cento e vinte) dias contados da ciência, pelo interessado, do ato impugnado.

Qual a defesa para mandado de segurança?

- O mandado de segurança deve ser impetrado contra a autoridade que detém o poder decisório sobre a " quaestio" suscitada no " mandamus" sob pena de extinção do processo sem julgamento de mérito.

Quais tipos de direitos podem ser protegidos por mandado de segurança coletivo e individual?

Podem ser protegidos por mandado de segurança coletivo os direitos individuais homogêneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum e da atividade ou situação específica da totalidade ou de parte dos associados ou membros do impetrante.

Quanto ao direito líquido e certo Trata-se de condição da ação ou de mérito no MS?

Em que pesem os louváveis entendimentos em contrário, o direito líquido e certo se caracteriza, sim, como uma condição da ação para o mandado de segurança. Trata-se de uma condição específica do mandamus, não se evidenciando qualquer confusão na sistemática processual.

O que é um ato jurídico perfeito?

Ato Jurídico Perfeito: é o ato validamente realizado sob a vigência de uma lei que depois foi revogada ou modificada.

O que deve estar provado como liquido e certo na petição como pressuposto do MS?

Surge, no mandado de segurança, uma condição da ação específica: o direito líquido e certo". Continua: "o direito líquido e certo é, a um só tempo, condição da ação e seu fim último. Assim, a sentença que negue ou afirme o direito líquido e certo realiza o próprio fim da ação; trata-se de uma decisão de mérito.

O que é mandamus jurídico?

substantivo masculino plural Determinação dada por uma autoridade superior que deverá ser cumprida numa instância inferior, por uma autoridade pública ou privada, sendo seu cumprimento judicialmente obrigatório; ordenemos.

Qual o juízo competente para julgar mandado de segurança?

O Tribunal de Justiça de Estado será competente no âmbito cível para julgar Mandado de Segurança impetrado em face de Governador de Estado, Tribunal de Contas do Estado e contra o próprio Tribunal de Justiça, conforme consta no próprio texto constitucional, in verbis : Art. 102.

Quais os tipos de mandado de segurança?

Os mandados de segurança podem ter natureza individual ou coletiva, baseado na figura impetrante. O mandado de segurança individual, então, ocorre quando uma pessoa física ou jurídica única entra com o remédio constitucional contra autoridade ou órgão que exerce poder público de forma irregular.

Como é o processo do mandado de segurança?

O procedimento da lei do mandado de segurança é de ação constitucional, civil e de rito sumaríssimo, onde a pessoa pode buscar reparação jurisdicional ao sofrer lesão ou ameaça de lesão a direito líquido e certo.

Quais são os direitos protegidos pelo mandado de segurança coletivo?

O parágrafo único do artigo 21 da Lei 12.016/09 declara que os direitos protegidos pelo Mandado de Segurança Coletivo podem ser: a) coletivos, assim entendidos, os transindividuais, de natureza indivisível, de que seja titular grupo ou categoria de pessoas ligadas entre si ou com parte contrária por uma relação ...

Quando o mandado de segurança coletivo pode ser utilizado?

5º, LXX – o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: a) partido político com representação no Congresso Nacional; b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.

São direitos difusos?

Os direitos difusos são aqueles cujos titulares são indeterminados e indetermináveis. Isso não significa que ninguém sofra ameaça ou violação de direitos difusos, mas que os direitos difusos são direitos que merecem especial proteção, pois não atingem a alguém em particular e, simultaneamente, a todos.

Tem contestação no mandado de segurança?

Não há citação, não há contestação. Inexiste a figura do réu, contra quem se faz pedido, linguagem típica do Código de Processo Civil, cujas normas são aplicáveis, apenas em parte, ao mandamus.

Como recorrer de mandado de segurança?

Quando o mandado de segurança é negado, para que se possa recorrer à essa situação, utilizando uma ação ordinária, é preciso analisar a natureza jurídica da sentença, ou seja, qual foi o argumento utilizado pelo juiz. A natureza da sentença pode ser separada em duas possibilidades.

Como impugnar mandado de segurança?

Considerando o momento da impetração, o mandado de segurança pode ser repressivo quando a lesão ao direito já ocorreu. Seu prazo decadencial de 120 dias para se impugnar o ato deverá ser respeitado, na forma do art. 23 da Lei 12.016/2009: Art.

Como se conta o prazo decadencial do mandado de segurança?

O prazo decadencial para a impetração de mandado de segurança é de cento e vinte (120) dias, a contar da data em que têm início os efeitos do ato impugnado que atinge diretamente a situação do administrado.

Qual a classe processual do mandado de segurança?

O Mandado de Segurança é uma classe de ação judicial que visa resguardar Direito líquido e certo, não sendo amparado por um Habeas Corpus ou por um Habeas Data, que seja negado, ou mesmo ameaçado, por autoridade pública ou no exercício de atribuições do poder público.

Como se executa a sentença em caso de concessão da ordem no mandado de segurança?

Concedido o mandado, o juiz transmitirá em ofício, por intermédio do oficial do juízo, ou pelo correio, mediante correspondência com aviso de recebimento, o inteiro teor da sentença à autoridade coatora e à pessoa jurídica interessada.

Artigo anterior
O que é uso direito real?
Artigo seguinte
Qual a importância das políticas públicas na educação?