Qual é a natureza jurídica do contrato de compra e venda?

Perguntado por: Bárbara Núria Leite Santos Barbosa  |  Última atualização: 31. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (70 avaliações)

Quanto à natureza jurídica a compra e venda pode ser classificada como um contrato consensual ou solene, sinalagmático, oneroso, comutativo ou aleatório e translativo do domínio. Esse contrato, geralmente, é consensual, tendo em vista que sua formação ocorre pelo acordo de vontades dos contraentes.

Qual é a natureza jurídica do contrato?

O contrato é uma espécie de negócio jurídico, de natureza bilateral ou plurilateral, carecendo, para sua formação, do encontro de vontade das partes.

Quais são as principais características de um contrato de venda e compra?

O contrato de compra e venda apresenta as seguintes características: Ele é bilateral, consensual, oneroso, geralmente comutativo e instantâneo.

Quanto à coisa o que pode ser objeto de compra e venda?

O objeto da compra e venda deve ser um bem, não interessa se corpóreo ou incorpóreo, móvel ou imóvel, desde que seja suscetível de alienação. Deve ser bem no comércio, passível de ser vendido por uma pessoa e adquirido por outra.

Quais são os efeitos do contrato de compra e venda?

Os principais efeitos gerados pela celebração do contrato de compra e venda são (i) a constituição de obrigações recíprocas às partes contraentes, uma vez que o vendedor se obriga a transferir o domínio de certa coisa e o comprador a prestar-lhe certa quantia em dinheiro; e (ii) torna responsável o vendedor pelos ...

A. 19. Contrato de Compra e Venda: conceito e natureza jurídica

38 questões relacionadas encontradas

Quais as consequências jurídicas do contrato de compra e venda?

As principais conseqüências jurídicas da compra e venda são gerar obrigações recíprocas para os contratantes; acarretar a responsabilidade do vendedor pelos vícios redibitórios e pela evicção, entre outras.

Qual a validade jurídica de um contrato de compra e venda?

Um exemplo disso é o contrato de compra e venda de imóveis, que só possui validade legal se celebrado por instrumento público. ... É importante destacar que, para todos os fins legais, o proprietário do imóvel é a pessoa que tem seu nome devidamente registrado no cartório de Registro de Imóveis.

Quais são os três elementos do contrato de compra e venda?

O contrato de compra e venda é constituído por três elementos: coisa, preço e consentimento. Concernente à coisa, que deve ser suscetível de apreciação econômica, cumpre destacar que ela também deve ser determinada ou determinável e de existência atual ou futura.

Qual artigo fala sobre compra e venda?

481. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro.

Como a lei define contrato de compra e venda?

O contrato de Compra e Venda Sob a Ótica do Código Civil

Denomina-se compra e venda o contrato bilateral pelo qual uma das partes (vendedor) por meio de oferta se obriga a transferir o domínio de uma coisa à outra (comprador), mediante a contraprestação de certo preço em dinheiro.

Quais são as principais obrigações do comprador?

As obrigações do comprador são: pagar em dinheiro, como regra geral da compra e venda, o pagamento é à vista, salvo convenção em contrário (só será à prazo se as partes convencionarem).

Qual é a natureza jurídica do contrato de trabalho?

O contrato de trabalho tem natureza tipicamente contratual, pois exprime o ajuste livre de vontade entre as partes e não uma obrigação legal, pois ninguém é obrigado por lei a trabalhar nem prestar serviço à outra pessoa contra a sua vontade.

Qual a natureza do negócio jurídico?

O encargo não suspende a aquisição nem o exercício do direito (art.

Qual a correlação entre negócio jurídico e contrato?

De acordo com o número de partes, o negócio jurídico pode ser unilateral (uma parte), bilateral (duas partes) ou plurilateral (três ou mais partes). O contrato nunca é negócio jurídico unilateral, porque pressupõe pelo menos duas partes manifestando vontades que convergem para o interesse comum.

O que diz o artigo 421 do Código Civil?

Art. 421. A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato, observado o disposto na Declaração de Direitos de Liberdade Econômica.

E o vendedor obrigado a entregar a coisa antes de receber o preço?

Salvo para o caso de venda a crédito, o vendedor não é obrigado a entregar a coisa ao comprador antes de receber o preço (Artigo 491 do CCB). ... Caso não haja prazo fixado para a aceitação, o vendedor pode intimar o comprador a se manifestar em prazo improrrogável (Artigo 512 do CCB).

Qual a garantia de um contrato de compra e venda de um imóvel?

Um contrato de compra e venda de imóvel é o documento que garante que as duas partes estejam protegidas por termos justos e de comum acordo. ... É importante também garantir que as principais cláusulas estejam nesse documento, garantindo proteção legal para os dois lados envolvidos.

Quais são os elementos essenciais de um contrato?

Elementos essenciais à existência e validade do contrato: autonomia das partes; pluralidade das partes; capacidade do agente legitimidade do agente licitude; possibilidade (fática e jurídica) do objeto;determinabilidade do objeto; patrimonialidade do objeto; forma prescrita ou não defesa em lei; Consenso; Causa.

Quais são os requisitos de validade de um contrato?

Requisitos de validade contratual. requisitos objetivos, subjetivos e formais
  • A CAPACIDADE DAS PARTES. Sendo o contrato um negócio jurídico, logo pressupõe agente capaz, um agente apto a realizá-lo, dentro das normas atinentes à capacidade. ...
  • IDONEIDADE DO OBJETO. ...
  • A LEGITIMIDADE. ...
  • O CONSENTIMENTO. ...
  • A CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS.

É seguro comprar um terreno com contrato de compra e venda?

Se for contrato de promessa de compra e venda que você possa levar a registro no cartório de imóveis e o loteamento for regularizado, é seguro e a forma de aquisição até que você quite o terreno e receba a minuta da escritura. Se for de particular, é risco se não tiver conhecimento de contratos.

Qual a validade de uma proposta de compra e venda?

Por fim, o documento inclui os dados do comprador e do vendedor e um prazo de validade de 10 dias corridos. Recomenda-se, ainda, que a documentação do imóvel seja anexada a proposta. A imobiliária elabora esse documento e faz três cópias que devem ser assinadas, primeiro, pelo comprador.

Quando o contrato de compra e venda sofre limitações legais?

A lei estabelece algumas limitações a certas pessoas para efetuar a compra e venda. ... É anulável a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido.

Quem é responsável pelo contrato de compra e venda?

O contrato de compra e venda não transfere a propriedade do imóvel. Segundo o artigo 1.245 do Código Civil: ... E a lei prevê ainda que “salvo cláusula em contrário, ficarão as despesas de escritura e registro a cargo do comprador, e a cargo do vendedor as da tradição” (CC, art. 490).

Quais são os riscos que devem ser assumidos pelo vendedor?

Riscos para o vendedor

Se o comprador não pagar os impostos, tributos, ou até mesmo condomínio, pode o vendedor responder judicialmente, até mesmo sofrendo execução judicial. O comprador pode não pagar o que foi acordado, e uma vez no imóvel, recusar a sua devolução.

Como é classificado o negócio jurídico?

· Classificação segundo Silvio de Salvo Venosa:
  • Unilaterais, bilaterais e plurilaterais. ...
  • Complexos. ...
  • Causais e abstratos. ...
  • Onerosos e gratuitos. ...
  • Solenes e não solenes. ...
  • Pessoais e patrimoniais. ...
  • De pura administração e de disposição. ...
  • Inter vivos e mortis causa.

Artigo anterior
Qual melhor nuvem 2021?
Artigo seguinte
Quando vai começar a pagar o auxílio Brasil de R$ 400?