Qual é a maneira de uma pessoa adquire teníase?

Perguntado por: Santiago Almeida Gonçalves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (59 avaliações)

A teníase é adquirida por meio da ingestão de carne bovina ou suína mal cozinha e com larvas. Enquanto a cisticercose se desenvolve a partir da ingestão de ovos do parasita por meio, por exemplo, de verduras e legumes mal lavados ou água contaminada.

Como se adquire o parasita da solitária ou teníase?

Solitária é o nome popular dos vermes Taenia solium e Taenia saginata, causadores da teníase. Esses vermes são transmitidos ao homem por meio do consumo de carne crua ou mal passada, de origem suína e bovina que estejam contaminadas.

Como ocorre o ciclo da teníase?

Ciclo da Teníase

Ao se alimentar de carnes cruas ou mal passadas, o homem pode ingerir cisticercos (lasvas de tênia). No intestino, a larva se liberta, fixa o escólex, cresce e origina a tênia adulta. Proglotes maduras, contendo testículos e ovários, reproduzem-se entre si e originam proglotes grávidas, cheias de ovos.

Qual é a maneira de uma pessoa adquirir cisticercose?

Como se pega a cisticercose? Através de alimentos ou água contaminada com fezes de humanos portadores da tênia. Quando uma pessoa com tênia defeca no chão ao ar livre, ou em casinhas (privadas), libera esses ovos, que são levados pelo vento, contaminando as águas dos rios e fontes, as verduras, o pasto, etc.

Como ocorre a contaminação do homem na cisticercose?

O homem adquire teníase ingerindo carne suína ou bovina crua ou mal passada contendo cisticercos. Uma tênia adulta pode atingir até quatro metros de comprimento dentro do intestino. Já a cisticercose é contraída pelo contato com o ovos da “solitária”, que são eliminados nas fezes de qualquer portador da doença.

Teníase (Solitária) e Cisticercose - Parasitologia

39 questões relacionadas encontradas

Como se adquire cisticercose Caso isso aconteça ela se torna que tipo de hospedeiro?

A cisticercose ocorre quando nos tornamos hospedeiros intermediários e passamos a abrigar a fase larval do parasita. A cisticercose é transmitida por meio da ingestão de ovos de tênia.

Como ocorre o ciclo de vida da esquistossomose?

Ciclo de transmissão da esquistossomose

Um indivíduo doente inicia o ciclo de transmissão ao eliminar suas fezes contendo ovos do parasita. Esses ovos, em ambiente aquático, absorvem água e rompem a casa, liberando uma forma larval do Schistosoma mansoni denominada miracídio.

Qual o ciclo de vida do Taenia solium?

O parasita atinge sua forma adulta após 10 semanas de infecção, sendo então capaz de produzir ovos férteis. Uma única proglote madura pode chegar a conter 50.000 ovos. Estes e as oncosferas são extremamente resistentes, sobrevivendo por até 8 semanas no ambiente. Isto potencializa a capacidade de infecção deste verme.

Como é o ciclo de vida da Taenia saginata?

Cada proglote grávida contém de 80.000 a 100.000 ovos que são liberados depois que esta estrutura se destaca do corpo do verme e saem com as fezes. Os ovos podem sobreviver por meses até anos no ambiente.

Como que é o verme solitária?

O nome teníase vem de tênia: um verme achatado que só vive no intestino das pessoas e pode chegar a até 4 metros de comprimento na fase adulta. Já pensou ter um bicho desses dentro de sua barriga? Por viver sozinha no intestino, a tênia é chamada também de “solitária”.

O que causa solitária na cabeça?

O parasita normalmente é transmitido quando se consome carne de porco mal cozida – esses animais são hospedeiros intermediários da tênia – ou se entra em contato com alimentos, água ou solo contaminado com ovos da tênia.

Qual a diferença entre o ciclo de vida da Taenia solium é o da Taenia saginata?

A teníase é uma verminose causada por duas espécies de platelmintos, a Taenia solium e a Taenia saginata. O ciclo da doença é o mesmo no caso de contaminação com qualquer uma das espécies. A diferença está no fato de a Taenia solium ter como hospedeiro intermediário o porco, e a Taenia saginata, o boi.

O que é Taenia saginata?

Taenia saginata: é um cestódio causador da teníase. É um cestódeo causador da teníase. O adulto (1) não possui ganchos no escólex (2), apenas ventosas. Possui mais de um metro e meio de comprimento, podendo atingir até doze metros.

Quanto tempo vive a tênia?

A Taenia solium, ou "ténia solitária", é um verme que enquanto adulto pode chegar a medir cerca de 3 a 4 m e a viver aproximadamente 25 anos.

Qual é a forma evolutiva infectante da Taenia solium?

Ciclo de vida do Taenia solium. Os seres humanos desenvolvem infecção intestinal com tênias adultas após a ingestão de carne de porco contaminada, ou podem desenvolver cisticercose após a ingestão de ovos de T. solium (tornando os seres humanos hospedeiros intermediários).

Quais são as fases larvais da esquistossomose?

O homem pode adquirir a esquistossomose através da penetração de larvas na sua pele. Essas larvas recebem o nome de cercarias. Após penetrarem no corpo do homem, as cercarias desenvolvem-se e, neste estágio, são denominadas de esquistossômulo.

Qual é o ciclo de vida da cisticercose?

Ciclo de vida da cisticercose

Os ovos, cerca de 3 dias após serem ingeridos, rompem e liberam as larvas que conseguem passar do intestino para a corrente sanguínea, onde circulam pelo corpo e se alojam em tecidos como cérebro, fígado, músculos ou coração, causando cisticercose humana.

Quais os 3 tipos de esquistossomose?

Existem três principais espécies de esquistossomose que são o Schistosoma mansoni, que predomina na África e na América do Sul, Schistosoma japonicum (que ocorre principalmente na Oriente Próximo) e o Schistosoma Haematobium (ocorre na África e Oriente Médio), nesta revisão discutiremos as manifestações clínicas da ...

Quais são os hospedeiros da cisticercose?

O hospedeiro definitivo da Taenia, em que ocorre a fase adulta, é o homem. No entanto, na cisticercose, o homem é hospedeiro intermediário, pois ele é contaminado ao ingerir o ovo pela água e alimentos contaminados ou ao levar a mão suja à boca (autocontaminação).

O que é cisticercose é como ocorre?

Cisticercose é uma doença ocasionada pelas larvas da Taenia Solium, popularmente conhecida como solitária. É adquirida através da ingestão de alimentos e água contaminados com os ovos do verme.

Quais são os sintomas da Taenia saginata?

A teníase é uma doença causada pela ingestão da larva da Taenia solium ou da Taenia saginata, as quais evoluem para a forma adulta dentro do intestino delgado. A infecção geralmente é assintomática, mas pode causar algumas manifestações, como dores abdominais, flatulência, náuseas e vômitos.

Quais os sintomas da Taenia saginata?

Principais sintomas
  • Diarreia frequente ou prisão de ventre;
  • Enjoo;
  • Dor abdominal;
  • Dor de cabeça;
  • Falta ou aumento do apetite;
  • Tontura;
  • Fraqueza;
  • Irritabilidade;

Qual a doença causada pela Taenia saginata?

Teníase, popularmente conhecida como “solitária”, é uma verminose causada pelos platelmintos das espécies Taenia solium e Taenia saginata. A doença é contraída por meio da ingestão de carne malcozida ou crua de suínos ou bovinos contaminados.

Quais as principais diferenças morfológicas entre Taenia solium e Taenia saginata?

A nível morfológico, a taenia solium apresenta rostro e ventosas em sua escólex (cabeça), enquanto a saginata não apresenta rostro. Outra importantes diferenças são: A Taenia Solium tem como hospedeiro intermediário os suínos, enquanto a Taenia Saginata busca os bovinos.

Artigo anterior
Quais os tipos de sustentabilidade Cite exemplos?
Artigo seguinte
Qual é o público-alvo da sua empresa?