Qual é a lei que define o plágio?

Perguntado por: José Soares de Ramos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (53 avaliações)

Além de ser uma atitude antiética, o plágio em trabalhos acadêmicos é crime. A Lei 9.610, de 1998, foi criada para regular os direitos autorais tanto artísticos quanto acadêmicos.

O que diz o artigo 184 do Código Penal?

"Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

O que configura o plágio?

O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, con- ceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.

Como a lei encara o plágio e qual a punição?

“Em direito de autor, plágio (advirta-se, desde logo) não se confunde com o crime previsto no art. 185, conhecido como usurpação de nome ou pseudônimo alheio, sujeito à pena de detenção variando de seis meses a dois anos e multa. Com efeito, no plágio há a figura da usurpação, mas da essência criativa da obra.

Qual a lei que trata sobre os direitos autorais e o que seria o plágio?

A proteção do direito autoral no Brasil é proporcionada pela Constituição Federal, em seu artigo 5º., parágrafos 27 e 28, bem como pelo Código Civil Brasileiro e pela Lei 9.610/98. ...

O que é Plágio?

36 questões relacionadas encontradas

Qual é a lei de direitos autorais?

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.

O que diz a lei de direitos autorais?

Qual é a lei de direitos autorais? A principal diretriz sobre os direitos autorais no Brasil é a Lei nº 9.610/98. Seu conteúdo traz uma lista das obras protegidas, define o autor da criação, estabelece como funcionam os direitos morais e patrimoniais, entre outros tópicos.

Qual a punição para o plágio?

Segundo o Código Penal (artigo 184), o plagiador está sujeito a multa e até a detenção, de três meses a um ano. Nos cursos técnicos, de graduação ou de pós- graduação, quando identificado, o plágio pode zerar trabalhos, inclusive TCCs.

Como o plágio é visto no Brasil?

“Os principais casos de plágio que tivemos acesso são cópias de pequenos trechos sem a devida citação. O aluno não vê problema nisso. Na minha experiência pessoal, cerca de 40% dos trabalhos avaliados tinham alguma irregularidade nesse sentido”, diz o professor Rickson Coelho Mesquita.

Quanto é a multa por plágio?

Àqueles que descumprirem a Lei estarão sujeitos a punições como multa e detenção de três meses a um ano, de acordo com o artigo 184 do Código Penal. Em caso de cópia indevida com o objetivo de obter lucros, a multa também é aplicada e a detenção é de dois a quatro anos.

Porque plágio é errado?

O plágio é uma prática nada tolerável e assunto muito sério. Trata sobre se apoderar e capitalizar (não necessariamente dinheiro) em cima do conhecimento e trabalho de outra pessoa. Para quem é estudante isso pega muito mal com os professores e colegas. Para quem já é formado, é pior ainda!

O que o aluno deve fazer para evitar o plágio?

Para evitar o plágio acadêmico: Faça citação direta: ao copiar um trecho e/ou parágrafo de uma obra, faça a citação direta – informe o sobrenome do autor, ano da publicação e a página de onde a informação foi retirada. Não se esqueça de fazer a referência completa no final do trabalho.

O que é uma obra de domínio público?

“Cair em domínio público” é uma expressão usada para dizer que uma obra pode ser reproduzida, distribuída, traduzida, publicada ou adaptada sem a necessidade de autorização. Funciona assim: todo artista é dono da obra que produz.

O que é crime contra a propriedade imaterial?

Desse modo, segundo Romano (2019), configura-se como crime contra a propriedade imaterial "aqueles que ocorrem contra a atividade criadora das pessoas, que é fruto de seu intelecto e cuja proteção constitucional está prevista no artigo 216 da Constituição Federal".

Qual o valor da multa de direitos autorais?

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou projeto que pune a fraude em direitos autorais com multa de R$ 1 mil a R$ 50 mil.

É possível plagiar a si mesmo?

Autoplágio é fazer plágio de si próprio, copiando trechos seus e os distribuindo em diferentes mídias como se fossem originais. Por definição, "consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados em artigos científicos pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores".

Quais são as consequências para quem faz plágio?

O aspecto criminal do plágio está previsto no artigo 184 do Código Penal que prevê a pena de três meses a um ano, ou multa, a quem violar direito autoral. Se houver intuito de lucro direito ou indireto a pena aumenta para reclusão de dois a quatro anos, e multa.

O que é plágio e suas consequências?

Podemos definir a palavra plágio como o ato de assinar ou apresentar como seu algo produzido por outra pessoa. Muito se ouve sobre não copiar algo sem pedir autorização ao seu “inventor” ou autor, seja um livro, uma música ou um objeto.

Quais são as sanções civis ao plágio?

Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal, que diz: Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

Como funciona a Lei de direitos autorais no Brasil?

Em território nacional, a Lei nº 9.610 (Lei dos Direitos Autorais – LDA), em vigor desde 1998, garante a conservação dos direitos autorais. Sua principal premissa é que qualquer reprodução, distribuição e alteração de uma obra intelectual devem ser aprovadas pelo autor com antecedência.

O que diz a Lei sobre direito de imagem?

Qual a Lei do Direito de imagem? Na Constituição Federal, artigo 5, inciso X, a lei dispõe que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

O que viola direitos autorais?

Então, são violações de direitos autorais: Vender CDs, DVDs falsificados (esse ato é chamado de contrafação); “Copiar” / “plagiar” a letra ou melodia de uma música, o conteúdo de um texto, filme, trabalho científico; Transmitir sinal de TV a cabo para quem não é assinante (por meio de “gato”, streaming etc);

Como referenciar a Lei 9610 98?

4 SOBRE A AUTORIA

Segundo a Lei 9610/98 (BRASIL, 1998, p. 579), autor “é a pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica” que pode identificar-se com “seu nome civil, completo ou abreviado até por suas iniciais, de pseudônimo ou qualquer outro sinal convencional”.

Como funciona a Lei de direitos autorais na internet?

Direitos autorais dão autonomia à pessoa que criou o material, fazendo com que ela tenha integridade e paternidade do conteúdo que criou, podendo escolher se mantém sua obra oculta ou pública, além de poder exigir créditos pela mesma, ou permitir ou não que outras pessoas a modifiquem.

Quando uma obra passa a ser de domínio público?

Além das obras que tiveram o prazo de 70 anos de proteção dos direitos patrimoniais terminado, também são de domínio público as obras de autores falecidos que não tenham sucessores e as de autor desconhecido.

Artigo anterior
Quais são os princípios que orientam as nulidades no processo penal?
Artigo seguinte
Como fazer painel de indicadores no Excel?