Qual é a importância dos segundos molares decíduos no que diz respeito à harmonia oclusal do paciente?

Perguntado por: Mário Pereira de Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (13 avaliações)

Os segundos molares decíduos assumem um papel de fundamental importância durante a dentição mista, pois ditam o posicionamento do primeiro molar permanente. Com isso, a perda desses dentes pode acarretar uma desarmonia no desenvolvimento da oclusão6.

Qual a importância dos dentes decíduos?

Dentre as diversas funções dos dentes decíduos, as principais incluem: mastigação que auxilia na digestão dos alimentos; auxiliam no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face; ajudam no processo de desenvolvimento da fala, auxiliando na pronúncia correta das palavras; ainda, “guardam” o espaço ...

Qual a importância dos primeiros molares permanentes?

O primeiro molar permanente é fundamental para o desenvolvimento do sistema estomatognático, e ainda, o principal elemento da cavidade oral que estabelece a chave de oclusão, o que evidência a sua importância no desenvolvimento da dentição mista e permanente.

Qual a importância de se preservar os elementos dentários decíduos até sua esfoliação?

A perda precoce de dentes decíduos pode provocar nas crianças distúrbios de fonação, redução da capacidade mastigatória, problemas de ordem psicológica e instalação de hábitos bucais viciosos, favorecendo a instalação de más oclusões.

O que são molares decíduos?

Os primeiros dentes são chamados de dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite. São visivelmente menores e mais brancos do que os dentes permanentes. Comparados aos dentes permanentes, as raízes do primeiro conjunto de dentes são mais curtas e finas, para que esses dentes possam caiam.

Impacção do primeiro molar permanente. A importância de evitar a exo do segundo molar decíduo

35 questões relacionadas encontradas

Quais as características dos molares decíduos?

Esses dentes são popularmente conhecidos como dentes de leite, cuja denominação surgiu devido a sua coloração ser mais branca, opaca e leitosa. Quando comparados aos permanentes se apresentam em menor tamanho e possuem as raízes mais curtas, além de não possuir os pré-molares e sisos.

Quais os dentes decíduos?

O nome dos dentes na dentição decídua
  • Inicialmente, todos nós temos 20 dentes decíduos ou dentes de leite, como é chamada nossa primeira dentição. ...
  • Na dentição decídua temos: incisivos, caninos e molares.

O que é esfoliação dos dentes?

Introdução: A esfoliação de dentes decíduos é um processo natural acompanhado da reabsorção radicular fisiológica mediada por diversos mecanismos celulares e moleculares, criando assim uma via de irrupção para o sucessor permanente e consequentemente, proporcionando uma oclusão ade- quada.

Porque Deve-se evitar a extração precoce dos dentes decíduos dentes de leite?

As consequências geradas pela perda precoce de dentes decíduos, resultante de lesões cariosas ou de traumatismos, podem ser o aumento de potenciais distúrbios de oclusão, entre os quais se destacam a perda do espaço, extrusão do antagonista, torsiversão dos adjacentes e desenvolvimento de deglutição atípica (GUEDES- ...

Quais as consequências da perda precoce dos dentes decíduos?

Dentre as consequências da perda prematura dos dentes decíduos, pode-se citar a migração dos dentes adjacentes para a região da perda, com redução ou fechamento do espaço para irrupção do sucessor permanente, o encurtamento do arco dentário, a extrusão do antagonista, a ocorrência de inclinações de dentes adjacentes, ...

Qual a importância de se conhecer e de se manter a relação entre os primeiros molares permanentes antagônicos?

A situação clínica dos primeiros molares permanentes proporciona uma avaliação da saúde bucal da comunidade e da eficiência do seu atendimento odontológico. Por isso, deve-se saber sobre a sua grande importância para a saúde bucal.

Qual é o molar permanente?

O primeiro molar permanente nasce sem que nenhum dentinho de leite caia em seu lugar, por isso, muitos pais acham que é mais um dente de leite e não um dente permanente. O nascimento deste dente é um marco, significa que a criança está crescendo e desenvolvendo muito, e rapidamente neste momento.

Quais são os primeiros dentes permanentes?

Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1. São muito maiores do que qualquer dente decidual e não podem fazer sua entrada antes que o desenvolvimento da mandíbula atinja um estágio que abra suficiente espaço.

Qual é a importância dos dentes?

Os dentes têm grande importância e são responsáveis pela mastigação dos alimentos, pela articulação das palavras e, principalmente, um fator determinante na estética, os dentes tornam-se estruturas primordiais para o organismo.

E mais importante cuidar dos dentes de leite ou dos permanentes?

Há quem acredite que os dentes de leite não precisam de tantos cuidados como os permanentes, mas isso não é verdade. Eles estão suscetíveis aos mesmos problemas e complicações, causando sintomas, desconfortos e quadros graves para a saúde bucal.

Qual a importância da dentição completa?

A dentição completa na vida dos pequenos é essencial e os permite qualidade de vida. Segundo a dentista e especialista no assunto, Amanda Mattos, os dentinhos decíduos, mais conhecidos como de leite, formam o primeiro cartão de visitas de uma pessoa.

O que acontece se arrancar um dente de leite antes do tempo?

Além de correr o risco de machucar a criança, arrancar antes da hora pode trazer um certo trauma para os pequenos, que podem ficar com medo das futuras trocas de dentes. “A troca de dente quando feita no momento certo é indolor, então deve-se esperar a completa reabsorção da raiz pelo organismo desse dentinho”, indica.

Porque os dentes de leite caem cedo?

A QUEDA PRECOCE

É possível que a criança perca um dente de leite precocemente (antes que o dente permanente esteja pronto para nascer) devido a algum trauma, cárie, hábitos, fatores ambientais ou ainda alterações hormonais, sendo que esta última causa vem se tornando mais comum com o tempo.

Pode arrancar o dente de leite?

A resposta correta é: embora não seja necessária, a remoção caseira pode ser feita, desde que se tome alguns cuidados. A troca dos dentes de leite pelos permanentes acontece naturalmente até os 12 anos, aproximadamente. "Quando o dente começa a amolecer é comum as crianças brincarem de mexer.

Como se dá o processo de esfoliação dental?

A esfoliação do dente decíduo (de leite) é um processo natural, que ocorre em virtude do desaparecimento (reabsorção fisiológica) das raízes destes dentes por efeito da pressão exercida pelos dentes permanentes.

Como se faz uma esfoliação?

Antes de aplicar o esfoliante, limpe a pele com o sabonete de sua preferência. E, em seguida, passe o esfoliante na pele úmida, fazendo movimentos circulares e suaves. Para finalizar, lave a pele com água morna em abundância. Após a esfoliação indica-se hidratar bem a pele.

O que acontece se não esfoliar a pele?

Esfoliar a pele é muito importante para garantir uma aparência uniforme, hidratada e saudável. Esse procedimento renova as células, eliminando as que estão mortas e estimulando a produção de outras novas, e de colágeno.

Quantos são os dentes decíduos e quais são?

Dentes dos bebês

O nome técnico para esses primeiros dentes é dente decíduo, pois eles eventualmente cairão. A maioria das pessoas conhece esses dentes como os dentes de leite. Crianças têm aproximadamente 20 dentes de leite, sendo 10 na parte superior e 10 na inferior da boca.

Quais são os dentes de leite que não caem?

Dentes da frente

Dessa forma, o permanente nasce por trás do dente de leite. Em consequência, a raiz pode ser reabsorvida somente nessa parte, ficando intacta na parte da frente. Por causa disso, o dente não cai sozinho, sendo necessária a remoção por um odontopediatra.

Quantos dentes decíduos?

No final dessa fase, a dentição decídua estará completa, e as crianças terão 20 dentes na boca, isto é, oito incisivos, quatro caninos e oito molares (Figura 1). A erupção dentária é um processo fisiológico normal, que pode ter variações individuais ou familiares, ambientais e emocionais.

Artigo anterior
Quem foi foi Freud?
Artigo seguinte
Tem alguém registrado como Lúcifer?