Qual é a importância do aconselhamento genético?

Perguntado por: Joaquim Luís Leite de Correia  |  Última atualização: 4. Mai 2024
Pontuação: 4.6/5 (72 avaliações)

Qual é a importância do aconselhamento genético? O aconselhamento genético é uma potente ferramenta para a avaliação de doenças hereditárias. Ele aborda aspectos educacionais e reprodutivos essenciais para a melhora da qualidade de vida de pacientes com doenças genéticas específicas.

O que é aconselhamento genético e sua importância?

O aconselhamento genético consiste em verificar a probabilidade de uma doença genética ocorrer em uma família. Com essa probabilidade, é possível orientar casais que pensam em ter filhos, mas apresentam grande probabilidade de transmitirem alguma patologia ou malformação.

Qual a importância do aconselhamento ao paciente?

O objetivo principal do aconselhamento é orientar sobre a doença para que tanto familiares quanto pacientes possam tomar decisões adequadas em relação ao tratamento e também ao planejamento de suas vidas.

Qual o princípio do aconselhamento genético?

Segundo o princípio da neutralidade moral, os profissionais do aconselhamento genético devem fornecer a informação genética isenta de valores pessoais ou julgamentos que possam alterar ou direcionar sua compreensão.

Quais são as indicações para se realizar o aconselhamento genético?

Normalmente o aconselhamento genético é indicado para pessoas com histórico de câncer ou doenças degenerativas em parentes próximos. Para quem pretende ter filhos, é indicado para casais com idade avançada, portadores de alguma doença genética ou com filhos que possuem malformações e/ou anomalias.

Para que serve o Aconselhamento Genético?

20 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de aconselhamento genético?

Conheça tipos de exames solicitados para o aconselhamento genéticos:
  • Exame de cariótipo. ...
  • Painéis genéticos para estimar o risco de uma doença futura. ...
  • Testes para confirmar a suspeita de doenças genéticas existentes. ...
  • Exames que estimam os riscos de transmitir doenças genéticas hereditárias. ...
  • Teste genético de pré-natal.

Quais as principais etapas do aconselhamento genético?

As etapas da consulta são, geralmente, cinco: Anamnese (tomada de informações), exame físico (se pertinente e/ou necessário fazer ou confirmar um diagnóstico), investigações (solicitação de exames genéticos complementares), elaboração das hipóteses diagnósticas e preparação de um relatório final (laudo).

Quais as desvantagens do aconselhamento genético?

A desvantagem desse tipo de abordagem é o impacto psicológico que pode ser causado em ambos os indivíduos assintomáticos afetados, principalmente os mais jovens, além dos parentes não afetados.

O que esperar de uma consulta de aconselhamento genético?

Na consulta, o especialista faz a avaliação de possível doença genética existente em um indivíduo ou em uma família, o que inclui a análise das dúvidas. Pode ser necessário um exame físico do paciente afetado, para diagnosticar ou propor esclarecimentos a condição genética.

Qual é o objetivo da terapia genética?

A terapia gênica visa diminuir ou evitar o avanço de doenças graves e neurodegenerativas, como a doença de Parkinson. O tratamento pode focar nos fatores genéticos de pré-disposição ou gravidade, ou na possibilidade de modificar mecanismos fundamentais ou a estrutura das células, dos órgãos ou sistemas atingidos.

O que é o aconselhamento genético e sua importância para promoção da saúde humana?

O aconselhamento genético é um processo de verificação de probabilidade de uma doença genética acontecer em pessoas de uma mesma família. Assim, é possível oferecer uma orientação a quem pretende ter filhos, demonstrando a probabilidade de que ocorra ou não determinada patologia ou malformação.

Qual é a importância da genética?

A análise genética é importante por diversos motivos, como, por exemplo, para identificar mutações genéticas que levam a doenças. Algumas das mutações são hereditárias, ou seja, passam de uma geração para outra. A análise genética identifica essas mutações e ajuda na prevenção e no tratamento dessas doenças.

Onde fazer o aconselhamento genético?

Centro de Referência de Osteogênese Imperfeita (OI): vinculado ao Ministério da Saúde como centro de referência para diagnóstico, tratamento, aconselhamento genético e acompanhamento dos indivíduos com OI.

Para quem é indicado o serviço de aconselhamento genético?

O atendimento é direcionado para indivíduos afetados por doenças genéticas e malformações congênitas e suas famílias e para pessoas sem histórico familiar de doença genética, mas que possuam risco aumentado de que seus descendentes apresentem alguma dessas doenças.

O que é aconselhamento genético Biologia?

O Aconselhamento Genético tem o objetivo de fornecer informações sobre a ocorrência e recorrência de doenças genéticas e em relação ao risco potencial de pessoas serem afetadas ou gerarem prole com doenças genéticas.

Quanto custa um aconselhamento genético?

O teste genético que identifica o risco para a descendência pode ser realizado no Brasil por valores em torno a R$3.500,00. Na Igenomix, que é referência mundial em testes genéticos voltados à saúde, são oferecidos diferentes painéis genéticos indicados de acordo com o risco de cada família.

Quais doenças que o aconselhamento genético mostra?

Aconselhamento Genético
  • doenças neurológicas;
  • doenças cardíacas;
  • mal formações em membros;
  • doenças oncológicas (que é a parte do câncer);
  • investigação de retardo mental, dificuldades de aprendizado, atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, paralisia cerebral.

Qual é o papel do psicólogo no aconselhamento genético?

Acredita-se ser necessário a execução de um processo assistencial, com entrevistas e sessões terapêuticas, para tratar toda a problemática associada à ansiedade, culpa, depressão, fantasias e outras manifestações mórbidas do psiquismo do paciente e de seus familiares.

Como trabalhar com aconselhamento genético?

Quem pretende trabalhar com aconselhamento genético, por exemplo, deve optar por Biomedicina ou Medicina. Já para aqueles que desejam atuar no desenvolvimento de medicamentos ou alimentos geneticamente modificados, os cursos de Biologia e Biotecnologia são ótimas opções.

Tem aconselhamento genético no SUS?

A portaria foi publicada nesta quarta-feira, dia 21. Atualmente, existem 18 procedimentos relacionados à genética incluídos na tabela do SUS. Com a política, passarão a ser oferecidos procedimentos de três grupos de problemas que concentram mais de 80% do total de agravos em genética clínica.

Como a genética pode ser usada na prevenção de doenças?

Os testes genéticos são usados rotineiramente para diagnosticar algumas doenças (por exemplo, hemocromatose e doenças cromossômicas, como a síndrome de Down e a síndrome de Turner). A genética também está aumentando a capacidade de prever quais distúrbios uma pessoa tem probabilidade de desenvolver.

Quais são os pontos negativos do melhoramento genético?

Alguns riscos e pontos negativos dos alimentos melhorados geneticamente são:
  • aumento de reações alérgicas;
  • as plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as melhoradas possuem maior resistência às pragas e pesticidas;

Qual a etapa final do processo de aconselhamento?

Como resultado final do aconselhamento, o cliente fará planos para corrigir o problema, lembrando que as duas primeiras fases foram interrogativas para ele. Esta etapa de formulação da solução pode exigir tempo, disciplina e paciência.

Quais são os motivos mais comuns para um aconselhamento genético Pré-natal?

Os principais motivos de encaminhamento foram: malformação fetal atual ou anterior (95 casos); idade materna avançada em associação a outra condição (71); idade materna avançada (68); defeitos de fechamento de tubo neural (32); antecedente de síndrome de Down (21); abortamento habitual (18); consangüinidade (15); ...

O que é o aconselhamento genético em câncer?

O aconselhamento genético geralmente cobre aspectos do processo do teste, incluindo: Avaliação do risco de câncer hereditário baseado no histórico pessoal e familiar da pessoa.

Artigo anterior
Como pagar taxa de Revistoria?
Artigo seguinte
Como foi ontem a prova do fazendeiro?