Qual é a importância da teoria da argumentação jurídica ao operador do direito?

Perguntado por: Kelly Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (20 avaliações)

A argumentação é tão imprescindível ao operador do Direito quanto o conhecimento jurídico. [...] Sem argumentação, o Direito é inerte e inoperante, pois fica paralisado nas letras da lei, no papel. [Isso porque] os argumentos são também a própria essência do raciocínio jurídico.

Qual a importância do papel da argumentação no Direito em uma sociedade democrática?

A necessidade da argumentação se potencializa com a substituição da lógica formal ou dedutiva pela razão prática, e tem por finalidade propiciar o controle da racionalidade das decisões judiciais.

Qual a importância da lógica e da argumentação para os operadores do Direito?

É pacifico o entendimento de que o operador do Direito através de seus argumentos influencia a tomada de decisão do juiz. O juiz quando entra em contato com os argumentos, com os documentos, com as provas orais, recebe informações que posteriormente vão ser condensadas no processo final de julgamento, que é a decisão.

Qual é a importância da argumentação?

Argumentar ajuda a viver, contribui para reduzir a discórdia, proporciona a harmonia e o desenvolvimento. Vista por outro ângulo, poderemos dizer que a argumentação mal empregada gera o conflito, a agressividade e males maiores. Portanto, para crescer é preciso utilizar a argumentação para o bem.

Qual o papel da argumentação na vida do profissional do Direito?

O exercício do Direito consiste basicamente em argumentar, dentre as funções essenciais, a teoria da argumentação jurídica cuida mais da produção de razões e argumentos para cumprimento da função de conceder critérios para a produção do Direito.

Teoria da Argumentação Jurídica

41 questões relacionadas encontradas

O que é argumentação para o Direito?

A argumentação jurídica, portanto, é a capacidade de exteriorizar o conteúdo da lei e sua relação com o caso concreto, gerando uma interpretação jurídica que seja convincente. Hoje, portanto, o advogado precisa muito mais do que apenas conhecer as leis.

Qual a importância da argumentação jurídica na relação com o magistrado?

É dever do Juiz buscar a melhor solução para o caso concreto, para isso a argumentação é de fundamental importância, o orador tem de se convencer e convencer a todos que aquela norma ou aquele determinado princípio tem de imperar diante ao caso.

Qual o conceito de argumentação?

Pode-se definir a argumentação como a ação verbal pela qual se leva uma pessoa e/ou todo um auditório a aceitar uma determinada tese, valendo-se, para tanto, de recursos que demonstrem sua consistência.

Qual a importância da argumentação em sala de aula?

A promoção da prática argumentativa em sala de aula é de grande importância para a formação do aluno. Ela faculta aos alunos a compreensão de conceitos científicos na medida em que exige deles um pensamento mais organizado.

Qual a importância do argumentar na prática jurídica?

A argumentação é tão imprescindível ao operador do Direito quanto o conhecimento jurídico. [...] Sem argumentação, o Direito é inerte e inoperante, pois fica paralisado nas letras da lei, no papel. [Isso porque] os argumentos são também a própria essência do raciocínio jurídico.

Qual a importância do argumento e da inferência dentro da disciplina de lógica?

Lógica - Inferência - Conclusão é consequência necessária da premissa. Sabemos que argumentos são raciocínios lógicos, que podem ser corretos ou incorretos. Todo raciocínio dedutivo envolve pelo menos uma premissa e uma conclusão.

Quais os tipos de argumentos jurídicos?

Quais os tipos de argumentos jurídicos?
  • PRÓ-TESE. ...
  • AUTORIDADE. ...
  • ARGUMENTO DE OPOSIÇÃO. ...
  • ANALOGIA. ...
  • CAUSA E EFEITO. ...
  • Participe de discussões informais. ...
  • Liste as possibilidades de defesa da parte contrária. ...
  • Faça um mapa mental.

Por que é que a lógica é importante na nossa vida?

A lógica está presente em nossa vida sempre que pensamos, falamos e escrevemos, pois, para realizar essas ações, necessitamos que os pensamentos estejam ordenados de modo a alcançar o resultado esperado. ... O estudo da lógica é necessário a todos, pois no dia a dia estamos constantemente argumentando.

Qual a relação entre argumentação é democracia?

Tendo papel central na democracia, a argumentação pública é de suma importância para a nossa discussão e é através dela que chegaremos a uma compreensão de justiça. Existe uma relação intrínseca entre a ideia de justiça e a prática da democracia. A argumentação pública é a prática propriamente dita da democracia.

Quais são os dois pilares da argumentação jurídica?

Deste modo, as características essenciais da argumentação jurídica são as seguintes: a) a incorporação de outros campos de saber; b) o conhecimento do outro e das circunstâncias; c) evitar pré-julgamentos e realizar justificativas razoáveis; d) organização racional de ideias e; e) persuasão.

Como trabalhar a argumentação em sala de aula?

A argumentação pode ser realizada oralmente ou na forma de escrita, e para ambas são necessárias conhecer alguns recursos que possibilitam a escolha apropriada da palavra, saber utilizar corretamente os recursos que a língua nos oferece, planejar o modo de dizer, conhecer, os tipos de argumentos e os efeitos que cada ...

Como a argumentação pode ser um fator importante para o convívio social?

De tal maneira, o ato de argumentar desenvolve a inteligência posto que está pautado na exposição de ideias ou em opiniões organizadas e fundamentadas acerca de determinado assunto, com o intuito principal de persuadir o leitor (interlocutor ou ouvinte).

Como trabalhar com textos argumentativos em sala de aula?

Para iniciar esta aula, o professor deve estimular os alunos a resgatar conhecimentos prévios e/ou intuitivos sobre texto argumentativo. Para tanto, o professor deve fazer os questionamentos a seguir e anotar na lousa (quadro negro) as ideias corretas apontadas pelos alunos.

O que significa argumentar resposta?

Significado de Argumentar

verbo transitivo direto Demonstrar um conjunto de argumentos, ideias, pontos de vista sobre um determinado assunto ou tópico: argumentar a defesa de outrem. Etimologia (origem da palavra argumentar).

Como se faz uma argumentação jurídica?

Como melhorar a argumentação jurídica
  1. Faça mapas mentais. ...
  2. Exercite a argumentação em debates. ...
  3. Use metáforas na argumentação jurídica. ...
  4. Evite agressividade. ...
  5. Não beire os extremos. ...
  6. Seja claro na sua argumentação jurídica. ...
  7. Abuse de gatilhos mentais. ...
  8. Saiba dominar os extremos.

Como argumentar na petição?

6 Dicas Infalíveis Para a Sua Petição Inicial
  1. O ponto inicial é a definição da estratégia. ...
  2. Esqueça os modelos prontos de petições. ...
  3. Ajude na celeridade processual. ...
  4. Narre a história do seu cliente. ...
  5. Deixe de lado a famosa estrutura: dos fatos, do Direito e do pedido. ...
  6. O fechamento da sua petição inicial deve ser bem pensado.

O que é a psicologia aplicada ao Direito?

Psicologia Jurídica é uma vertente de estudo da Psicologia que busca aplicar conhecimentos e conceitos teóricos da área às situações com as quais o Direito se preocupa, em geral ilegalidades e infrações.

Como a lógica pode ajudar a você?

Como o raciocínio lógico ajuda a associar conteúdos e a organizar os pensamentos, isso contribui também para o aprendizado da criança. Consequentemente, o seu desempenho escolar pode ser melhorado — não apenas em disciplinas como matemática, como também naquelas que abordam linguagem, memorização e argumentação.

Quais as contribuições da lógica nos dias de hoje?

A linguagem possibilita-nos a comunicação, o pensamento abstrato, a nomeação de coisas e objetos, o estudo científico, a criação das artes e toda a organização social e política de nosso mundo.

O que é a lógica e qual a sua importância para sua vida como estudante?

A Lógica é uma área da filosofia que estuda a estrutura formal dos enunciados, bem como as suas regras, sendo necessária para pensar corretamente.

Artigo anterior
Quantos campos de trabalho serão criados até 2025?
Artigo seguinte
Como fica as progressões dos servidores?