Qual é a importância da retina no olho?

Perguntado por: Jorge Lisandro Gomes  |  Última atualização: 17. September 2024
Pontuação: 4.2/5 (33 avaliações)

A função da Retina é captar a luz através da córnea, pupila e cristalino, e, por meio do nervo óptico, convertê-la em sinais neurais e enviá-los para o cérebro, que transforma em reconhecimento visual.

Qual é a importância da retina?

A retina é um fino revestimento de tecido que cobre a parte de trás do olho, pelo lado de dentro, e está localizada próximo ao nervo óptico. Ela é semelhante a uma câmera, pois captura uma imagem. Sua função é ajudar o olho a se comunicar com o cérebro ou, em essência, permitir que nosso cérebro entenda o que vemos.

O que prejudica a retina dos olhos?

Fumar; Se expor muito ao sol sem a proteção adequada; Olhos e pele claros; Diabetes.

Qual o sintoma de problema na retina?

Sintomas de problemas na retina

Visão borrada, Diminuição da sensibilidade ao contraste de luz; Alteração na aparência das cores.

O que acontece quando a pessoa descola a retina do olho?

Com a retina descolada da estrutura que lhe fornece irrigação sanguínea e nutrientes, ela ganha um aspecto endurecido e esbranquiçado, perdendo aos poucos sua função na visão. Quanto mais dias com a retina descolada, menores são as chances de uma recuperação satisfatória da visão mesmo após a cirurgia da retina.

8 ervas para proteger os olhos e reparar a visão

27 questões relacionadas encontradas

É possível recuperar a visão após descolamento de retina?

A maioria dos descolamentos de retina pode ser reparada, o que resulta em alguma restauração da visão se o procedimento for realizado logo após o descolamento.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com a retina descolada?

Não existe um tempo padrão! A retina pode descolar um questão de minutos, horas ou até levar dias para descolar. E pode ser, inclusive, que só descole uma parte. Se isso acontecer, o paciente perde somente uma parte da visão que descolou, e a parte que não descolou fica preservada.

Porque uma lesão na retina pode ser considerada grave?

Ocorre que, em caso de qualquer dano na retina, essa função fica prejudicada. Doenças na retina podem ser graves e, se não receberem o tratamento adequado a tempo, o paciente pode perder a visão de maneira irreversível.

Qual o tratamento para lesão na retina?

O tratamento indicado pelo oftalmologista pode ser por meio de medicamentos (colírios ou comprimidos), uso do laser e/ou cirurgia, dependendo do caso.

Qual o melhor tratamento para retina?

O tratamento indicado para este caso é a fotocoagulação a laser, aplicado diretamente sobre a região afetada, promovendo um reforço na estrutura do tecido retiniano, prevenindo um possível descolamento. É comum que esse procedimento possa ser repetido ao longo dos anos.

Quais são as doenças que afetam a retina?

Doenças mais comuns da retina
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) ...
  • Retinopatia diabética.
  • Retinopatia hipertensiva. ...
  • Retinopatia miópica. ...
  • Descolamento de retina. ...
  • Obtrução de veia da retina.

Tem tratamento para retina?

Existem 3 tipos de cirurgia para tratamento do Descolamento de Retina, que são: Retinopexia Pneumática, Introflexão Escleral e Vitrectomia Posterior com ou sem infusão de gás ou óleo de silicone. Cabe a seu cirurgião optar, de acordo com o tipo de descolamento, qual a melhor técnica cirúrgica a ser adotada.

Quais os cuidados para quem tem descolamento de retina?

Repouso Ocular: Se você foi diagnosticado com risco de descolamento de retina, evite atividades que causem pressão excessiva nos olhos, como exercícios intensos ou carregar objetos pesados.

Como é feita a cirurgia da retina do olho?

A cirurgia mais comum é a Introflexão Escleral, onde a rotura causadora do descolamento da retina é localizada e tratada. Uma peça flexível de silicone (borracha) é suturada na esclera (branco do olho) para bloquear a área da rotura e descolamento. O líquido sub-retiniano pode ser drenado da retina descolada.

Onde fica a retina do olho?

Retina. É a camada que envolve internamente o globo ocular e tem papel importantíssimo na visão. Na verdade é a retina que “enxerga”, o resto do olho existe para levar a luz com eficiência para a retina fazer o trabalho dela. Ela é composta de milhares de células sensíveis à luz, conhecidas como fotorreceptores.

Quem nutre a retina?

R) Artéria central da retina: nutre parte da retina.

O que causa descolamento de retina tem cura?

Trata-se de uma situação emergencial, em que o paciente deve procurar atendimento médico imediato. Caso contrário, é possível perder a visão de maneira irreversível. O principal fator de risco para o descolamento de retina costuma ser a idade avançada, com casos mais comuns em pacientes que passaram dos 60 anos.

Quem tem descolamento de retina sente dor?

Um equívoco comum é pensar que o descolamento de retina está sempre associado a uma dor intensa nos olhos. No entanto, nem sempre a presença de dor está relacionada ao descolamento. Algumas pessoas podem experimentar sintomas como flashes de luz, manchas escuras ou uma cortina que parece cobrir parte da visão.

Quanto tempo leva para enxergar após cirurgia de retina?

A recuperação da visão após uma cirurgia de descolamento da retina é um processo lento e gradual. Há relatos de que pode levar de 6 a 24 meses.

Quem tem descolamento de retina pode trabalhar?

Normalmente o afastamento das atividades laborativas, assim como qualquer esforço físico que possa atrapalhar o processo de cicatrização de retina no pós-operatório, tendo como consequências graves, infecções e/ou redescolamentos de retina, normalmente são de 21 a 30 dias.

Qual o valor de uma cirurgia de retina?

Apesar do nome "vitrectomia" ser aplicado ao tratamento de várias doenças, cada cirurgia de retina necessita de materiais, equipamentos, equipe e, principalmente, uma abordagem ou técnica cirúrgica específica, o que altera significativamente o preço da cirurgia, podendo variar entre 8 e 22 mil reais, ou até mais, ...

É possível fazer um transplante de retina?

O transplante de células da retina tem sido realizado experimentalmente em olhos animais e humanos durante as últimas duas décadas. Apesar das evidências em modelos animais que o transplante pode ser efetivo, sua eficácia em humanos ainda apresenta resultados controversos.

Qual o valor de uma cirurgia de descolamento de retina?

Com isso, o valor da cirurgia de descolamento de retina pode variar bastante. Porém, em média, esse procedimento fica em torno de 8 e 22 mil reais — ou mais, caso seja necessário algum tratamento pós-cirúrgico.

É grave descolamento de retina?

O descolamento da retina é um problema grave e que necessita de tratamento urgente. Se suspeitar de poder ter um descolamento de retina deve entrar, urgentemente, em contacto com um oftalmologista, pois podem advir danos permanentes na visão, caso o descolamento não seja reparado nas primeiras 24 a 72 horas.

O que fazer para não descolar a retina?

Uma das principais recomendações para evitar o descolamento de retina é a realização do mapeamento de retina anual, pois este exame permite identificar lesões que favorecem o problema.

Artigo anterior
Quem tem direito ao piso salarial dos professores?
Artigo seguinte
Como criar cintura fina?