Qual é a importância da fecundação cruzada em relação a autofecundação?

Perguntado por: Victória Magalhães  |  Última atualização: 18. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (10 avaliações)

A fecundação cruzada é de grande importância para a maioria dos organismos, pois aumenta a possibilidade de se formarem novas combinações gênicas na descendência, ampliando as chances de sucesso em possíveis variações ambientais. Diversas plantas monoicas desenvolveram mecanismos que evitam ou impedem a autofecundação.

O que é fecundação cruzada e autofecundação?

Fecundação cruzada: Na fecundação cruzada, os gametas fecundados são originados de indivíduos diferentes. Como exemplo, podemos citar os cordados. Autofecundação: Na autofecundação, os gametas que se fundem são produzidos pelo mesmo indivíduo.

Qual é a importância do processo de fecundação?

A fecundação é fundamental para a fertilidade. Afinal, sem ela, não há gestação. Por isso, essa fase deve acontecer tanto na reprodução natural, por meio das relações sexuais, quanto nas técnicas de reprodução humana assistida. A reprodução assistida é recomendada para os casais inférteis que querem ter filhos.

Qual a vantagem da fecundação cruzada nas minhocas?

Questão Na realidade, as minhocas, embora hermafroditas, apresentam fecundação cruzada, o que. representa uma vantagem em relação à autofecundação, pois garante maior variabilidade genética, possibilitando maior chance de adaptação da população ao ambiente.

O que é uma fecundação cruzada?

A fecundação cruzada consiste em dois seres se fecundarem simultaneamente, como por exemplo, duas plantas diferentes, porém da mesma espécie, podem trocar pólen para a fecundação e assim garantir a recombinação genética.

#2.6 - Autofecundação e Fecundação Cruzada (Biologia C)

21 questões relacionadas encontradas

Quais são as vantagens da autofecundação?

A autofecundação produz linhagens puras, priorizando as características que se pretende evidenciar. Linhagens puras são organismos que tenderão sempre a apresentar as mesmas características após a autofecundação, isto é, as características não irão variar ao longo das gerações.

Como ocorre o processo de autofecundação?

A autofecundação ocorre quando o pólen (gameta masculino) fertiliza um óvulo (gameta feminino) da mesma planta. Apesar de preferencialmente realizarem autofecundação, pode ocorrer uma baixa taxa de fecundação cruzada nas espécies autógamas.

Qual é a vantagem desse tipo de fecundação no ambiente terrestre?

Resposta: A vantagem desse tipo de fecundação nos organismos terrestres, é que o óvulo fecundado permanece protegido dentro do corpo da mãe, e a sua vez ele se nutre dela, assim tem mais probabilidades de nascer. Explicação:A fecundação interna é a união dos gametas e acontece dentro do corpo do animal.

Por que as minhocas não realizam a autofecundação?

Esses animais anelídeos são hermafroditas, ou seja, possuem os dois sexos – portanto, são capazes de fecundar e serem fecundados ao mesmo tempo. Mesmo assim, a minhoca não pode fecundar a si mesma: ela precisa de uma parceira.

Qual é a vantagem e a desvantagem da reprodução sexuada com fecundação cruzada e externa?

Uma vantagem da reprodução sexuada com fecundação cruzada e externa seria a maior probabilidade de variação gênica e maior número de indivíduos gerados simultaneamente. Por outro lado, a fecundação externa faz com que os novos organismos estejam mais vulneráveis às condições externas.

Qual é a vantagem da reprodução sexuada com fecundação cruzada e interna?

Resposta: A vantagem da reprodução sexuada é a alta variabilidade genética. Isso é adaptativo ao ambiente no qual o indivíduo se encontra. ... 5:56 - A fecundação pode ser interna (quando ocorre dentro do corpo do indivíduo) ou externa (quando os gametas são jogados no ambiente).

Quem realiza autofecundação?

Uma dessas estratégias é o hermafroditismo, que permite que, em algumas espécies, ocorra a autofecundação. São chamados de hermafroditas os organismos capazes de produzir tanto gametas masculinos quanto femininos, assumindo, portanto, papel de macho e fêmea.

O que é fecundação das flores?

A fecundação das plantas depende do grão de pólen ser liberado por uma flor, alcançar outra flor da mesma espécie e só então fertilizar seu óvulo. Nessa jornada, o grão de pólen – para proteger o material genético masculino que carrega – precisa crescer, se alongar, e virar o que os cientistas chamam de tubo polínico.

O que são seres Dioicos?

Diz-se que uma espécie é dióica, quando os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes, havendo indivíduos masculinos e indivíduos femininos.

Quais são as vantagens da fecundação interna?

Na fecundação interna, a união dos gametas acontece dentro do corpo do animal. Durante a cópula o macho usa seus órgãos genitais ou copuladores, para liberar os espermatozoides dentro do corpo da fêmea. Essa forma é mais vantajosa pois independe das condições do meio externo para acontecer.

Qual é a desvantagem da reprodução sexuada com fecundação cruzada e interna?

Resposta verificada por especialistas. A reprodução sexuada tem como vantagem uma alta taxa de sucesso e a desvantagem o alto gasto de energia.

Qual seria a vantagem para a espécie de evitar a autofecundação?

A autofecundação em plantas impede dois problemas: a baixa variabilidade gênica e anomalias no material genético decorrentes de sequências muito parecidas que podem acarretar erros durante o processo de duplicação.

O que é autofecundação e por que ela ocorre normalmente em flores de ervilha?

Além disso, plantas de ervilha tipicamente se autofecundam, o que significa que a mesma planta produz tanto o espermatozoide quanto o óvulo que irão se juntar na fecundação.

O que caracteriza a reprodução assexuada e a autofecundação?

No primeiro caso, trata-se da reprodução assexuada, na qual não há troca de gametas entre indivíduos. Já no segundo, existe tal troca, com gametas oriundos de um mesmo indivíduo (autofecundação); ou diferentes (fecundação cruzada).

Quais cuidados Mendel tomou para evitar a autofecundação?

Em seus experimentos, Mendel teve o cuidado de utilizar apenas plantas de linhagens puras, por exemplo, plantas de sementes verdes que só originassem sementes verdes e plantas de sementes amarelas que só originassem sementes amarelas.

Como evitar a autofecundação?

As angiospermas apresentam diferentes estratégias para evitar que ocorra a autofecundação, seja por mecanismos pré-polinização (hercogamia e dicogamia) ou por mecanismos pós-polinização (sistema de autoincompatibilidade e depressão endogâmica).

Quais as desvantagens da auto fecundação?

Não há variabilidade genética, o que impede a evolução.

Artigo anterior
Quantos litros de refrigerante para servir 20 pessoas?
Artigo seguinte
O que é falta de gestão?