Qual é a importância da água como agente externo do relevo?

Perguntado por: Yara Domingues  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 5/5 (50 avaliações)

Dentre os agentes externos, o que mais se destaca na formação do relevo são as forças das águas. Isso acontece porque a água da chuva produz enxurradas e deslizamentos de terra em encostas.

Qual a ação da água sobre o relevo?

Assim sendo, a ação da água sobre o relevo acarreta erosões, desgastes de rochas, sedimentações, formação de falésias, esculpimento de vales, entre inúmeros outros processos.

É um importante agente externo?

Outro importante agente externo são os ventos, que atuam no relevo também em um processo lento e gradual, esculpindo as formações rochosas e transportando os sedimentos presentes no solo em forma de poeira. A ação dos ventos sobre o relevo é também chamada de erosão eólica.

São agentes externos do relevo?

Os agentes externos do relevo mais preponderantes são as águas (fluviais, pluviais, marítimas etc.), os ventos e as alterações climáticas, que ocasionam dois principais processos: o intemperismo e a erosão. Por esse motivo, esses elementos citados são, por vezes, chamados de agentes intempéricos ou agentes erosivos.

Quais são agentes externos?

Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície. São as ações dos ventos, das águas, do intemperismo e dos seres vivos.

Os agentes internos e externos do relevo

34 questões relacionadas encontradas

Quais são os agentes externos de formação?

Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).

São exemplos de agentes internos?

Agentes Internos: chamados de agentes endógenos, correspondem aos agentes formadores do relevo e atuam dentro da Terra, por exemplo, o tectonismo (movimento das placas tectônicas), os abalos sísmicos (terremotos) e o vulcanismo (erupções vulcânicas).

Quais são os principais agentes internos?

Os principais agentes internos são o tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo.

Quais são os principais agentes externos que atuam na transformacao?

Os principais agentes externos de transformação do relevo são a água, o vento e o clima. Eles ajudam a modificar os contornos das paisagens naturais e até atuam na modelagem de novas feições terrestres. Em conjunto, esses elementos atuam naquilo que chamamos de intemperismo e também fomentam o processo de erosão.

Quem é o principal agente modificador do relevo?

Os agentes modificadores são os que ocorrem na superfície do globo e estão profundamente ligados às condições climáticas regionais. A água de chuva, o mar, os rios, os ventos e as geleiras estão continuamente modificando ou esculpindo o relevo terrestre, num incessante trabalho de destruição e construção.

Quais são as ações humanas que modificam o relevo?

As mudanças são decorrentes de ações como corte das árvores, utilização do solo para agricultura e criação de animais. Em espaços urbanos, destaque especial para construção de edifícios e vias asfaltadas.

Como a ação do vento e da água modifica o relevo?

Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica. Eles agridem a superfície terrestre, fazendo, nela, formatos e tamanhos diferentes.

Qual a influência do relevo quanto ao aproveitamento dos rios?

As águas dos rios deslocam de forma mais rápida, promovendo um grande desgaste do relevo, esse processo forma vales fluviais, além de promover o transporte de sedimentos para as áreas mais baixas do relevo.

Como atuam os agentes externos?

Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.

Quais são os agentes internos de formação do relevo?

Os fatores internos da formação do relevo são o tectonismo e o vulcanismo. O tectonismo influencia na formação de relevo por meio das acomodações das placas litosféricas que podem ser de aproximação ou de afastamento.

Quais são as forças internas do planeta?

Forças internas

Também chamadas de endógenas, são as forças responsáveis por dar forma ao relevo. São três os agentes internos do globo: o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.

São exemplos de agentes internos responsáveis por essas modificações?

São exemplos de agentes internos responsáveis por essas modificações: a) intemperismo, vulcanismo, deposição e compactação de sedimentos. b) vulcanismo, tectonismo e abalos sísmicos.

Quais os dois principais agentes externos do relevo?

Agentes externos

Também são classificadas como agentes do relevo externo as geleiras, que através da erosão glacial, com suas avalanches, acabam provocando mudanças no relevo. Isso ocorre em decorrência do desprendimento de rochas. Outro agente externo é a erosão eólica, originada através a ação dos ventos.

Quais as principais influências do relevo em relação aos rios?

As alterações sofridas pelo relevo provenientes da ação da água da chuva são denominadas de erosão pluvial. Porém, esse não é o único caso, o relevo recebe interferência das águas de rios e também do mar. A erosão fluvial é o nome dado à atuação das águas dos rios no processo de modelagem do relevo.

Como o relevo influencia a hidrografia e a hidrografia influência no relevo?

Resposta: O relevo influencia a hidrografia à medida que dita o sentido do curso dos rios e forma as bacias e regiões hidro- gráficas. A hidrografia influencia o relevo pela capacidade erosiva dos cursos d'água.

Qual é a influência do relevo na formação das bacias hidrográficas?

O relevo de uma bacia hidrográfica tem grande influência sobre os fatores meteorológicos e hidrológicos dado que a velocidade de escoamento superficial é determinada pela declividade do terreno, enquanto que a temperatura, a precipitação e a evaporação são funções da altitude da bacia.

Como a água altera o relevo?

Toda mudança no relevo em resultado da força da água da chuva recebe o nome de erosão pluvial. Existem também processos erosivos provenientes das águas de rios, chamados de erosão fluvial.

É provocada pela ação da água e o do vento?

A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.

Qual a ação geológica do vento o que ele provoca?

Agem transportando partículas de um local para outro da superfície terrestre, caracterizando o processo de erosão, que, como já definimos, é responsável pelo transporte de partículas de um local para outro da superfície terrestre, modificando continuamente o seu modelado.

O que é a ação dos ventos?

Ação dos ventos

Em grande parte dos casos, o vento modifica o relevo em regiões litorâneas e também desérticas. Ambas são áreas de concentração de areia, desse modo, o vento sopra deslocando-a de um lugar para outro. Tal fenômeno é responsável pela formação das dunas.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre neurociência e neuropsicologia?
Artigo seguinte
O motor é dividido em quantas partes?