Qual é a função sintática do pronome QUE?

Perguntado por: Vasco Diego Barbosa Amaral Pinto  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (38 avaliações)

Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.

Qual a função sintática do que?

Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Qual a função sintática do pronome relativo QUE?

Um pronome relativo pode ser variável ou invariável, ele tem a função de substituir um termo da oração anterior e estabelecer relação entre duas orações. Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações.

Que pronome QUE?

O pronome relativo "que" é chamado relativo universal, pois seu emprego é extremamente amplo. Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural.

Como saber a função sintática de um pronome?

Os pronomes relativos desempenham função sintática, na oração adjetiva. Para analisá-los, o melhor procedimento é montar a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente. a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente.

FUNÇÃO SINTÁTICA do PRONOME RELATIVO || Prof. Letícia Góes

35 questões relacionadas encontradas

Qual é a função sintática do pronome se na frase?

Pronome reflexivo: Exerce a função sintática de objeto direto ou objeto indireto de verbos reflexivos. Exemplos: A verdade é que o marinheiro não se matou. ... Pronome reflexivo: Exerce a função sintática de objeto direto ou objeto indireto de verbos reflexivos recíprocos. Exemplos: Os dois amam-se como irmãos.

Qual a função sintática do pronome lhe?

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Qual é a classe gramatical de que?

⇒ Pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra que exercerá as funções próprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) Que aconteceu com você? ⇒ Pronome adjetivo: determina um substantivo.

Que pronome e que conjunção?

Gramática. A palavra “que” pode atuar ora como pronome relativo ora como conjunção integrante, bastando para isso uma análise mais apurada. ... Muitas são as vezes que confundimos o emprego de determinadas palavras, principalmente quando o assunto faz referência à análise sintática.

Quais são os tipos de função sintática?

Funções sintáticas dos substantivos
  • Sujeito:
  • Predicativo do sujeito:
  • Predicativo do objeto direto:
  • Predicativo do objeto indireto:
  • Objeto direto:
  • Objeto indireto:
  • Complemento nominal:
  • Adjunto adverbial:

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como posso substituir o quê?

Como pronome interrogativo:
  1. qual. ...
  2. o qual, a qual, os quais, as quais. ...
  3. o que, aquilo que, tudo o que. ...
  4. quão, quanto, como, a que ponto. ...
  5. de. ...
  6. exceto, à exceção de, salvo, afora, menos senão, a não ser, tirante.

Qual é a função de quê?

O “que”, em muitas situações, desempenha a função de pronome relativo ou interrogativo. 1. Pronome relativo: Comprei os livros que constam na lista de material. (O pronome relativo “que” relacionam-se o termo “livros”.

Quando usa o que é o quê?

Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.

Como saber se o que é conjunção?

Para identificar uma conjunção, você precisa observar que tipo de ligação é estabelecido, identificar os elementos que fazem parte dessa ligação, buscar por eles dentro dos períodos. Percebendo isso, fica fácil encontrar o termo que está sendo usado para relacionar e organizar as ideias ali unidas.

Como saber se o se é pronome ou conjunção?

“Se” é pronome? A resposta para essa pergunta é: pode ser, mas nem sempre essa palavra exercerá a função de pronome. Como vimos na introdução, o “se” pode assumir outras classes gramaticais. As mais comuns são: conjunção (geralmente expressa condição) e verbo (indetermina o sujeito).

Que é Que tipo de conjunção?

Conjunções Causais

Introduzem orações subordinadas que dão ideia de causa: que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que.

Qual a classificação da palavra de?

Significado de No

Contração da preposição "em" + pronome "lo"; enlo, enno, eno, no. pronome Forma do pronome pessoal o, com função de complemento, seguindo a forma verbal terminada em som nasal: o emprego, deram-no ao irmão do chefe. Etimologia (origem da palavra no). Pronome obliq.

Que preposição?

O que são preposições? Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. Veja os seguintes exemplos para ficar mais claro o que são preposições: Exemplo: Casa de Luís (relação de posse).

Qual é a classe gramatical da palavra de?

Preposição. As preposições têm como função estabelecer relações de sentido entre os termos de uma oração. São exemplos dessa classe gramatical: “a”, “após”, “como”, “acima de” e inúmeras outras.

Qual é a classificação sintática do pronome lhe?

Classificação sintáctica do pronome «lhe» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. No Brasil, a gramática diz que o pronome "lhe" será sempre classificado como objeto indireto.

Qual é a função sintática do termo de complemento nominal?

Complemento nominal é o termo que se relaciona com substantivos, adjetivos e advérbios, formando com esses nomes um significado. O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição.

Quando o pronome lhe é adjunto adnominal?

Adjunto adnominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando indicarem posse (algo de alguém). Exemplo: Roubaram-me as chaves. Complemento nominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando complementarem o sentido de adjetivos, advérbios ou substantivos abstratos.

Qual a função do pronome SE?

Pronome apassivador ou partícula apassivadora

Ao exercer a função de pronome apassivador/partícula apassivadora, o “se” é indicativo de voz passiva sintética e estabelece relação com verbos transitivos diretos ou verbos transitivos diretos e indiretos. Exemplos: Venderam-se várias casas. Compra-se ouro.

Artigo anterior
Quais alimentos são originais do Brasil?
Artigo seguinte
Quantos ID Apple posso ter?