Qual é a função dos estudos epidemiológicos?

Perguntado por: Neuza Bruna Ramos  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (46 avaliações)

A realização de estudos epidemiológicos é muito importante para que sejam identificadas as causas ou a etiologia das doenças e seus fatores de risco. Assim, é possível desenvolver estratégias preventivas que reduzam ou mesmo eliminem a exposição aos fatores de risco.

Quais as principais funções da epidemiologia?

Epidemiologia
  • Relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença em relação com as dificuldades da saúde entre as populações humanas.
  • Gerar informações que sirvam de base para a prevenção, moderação e tratamento das doenças, estabelecendo prioridades.
  • Identificar a causa e origem da doença.

Quais são os três principais objetivos da epidemiologia?

estabelecer medidas preventivas; auxiliar o planejamento e desenvolvimento dos serviços de saúde; gerar dados para a administração e avaliação de serviços de saúde; estabelecer critérios para a Vigilância em Saúde.

Quais os estudos Epidemiologicos?

Tipos de estudos epidemiológicos
  • Estudos observacionais.
  • Delineamentos observacionais analíticos.
  • Estudos de caso-controle.
  • Estudo de coorte.

Quais são os tipos de estudos que existem?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Introdução aos Estudos Epidemiológicos - Resumo - Epidemiologia

32 questões relacionadas encontradas

O que é uma pesquisa epidemiológica?

A pesquisa epidemiológica tem caráter empírico, pois é baseada na sistemática observação, coleta de dados (ou informações) e quantificação sobre os eventos que ocorrem em uma população definida.

Quais são os três eixos da epidemiologia?

Avançando no tempo, as bases históricas para a formação da epidemiologia moderna são basicamente três eixos: a clínica, a estatística e a medicina social.

Quais são os pilares da epidemiologia?

Desta maneira, Pereira (2006) subdivide o conhecimento em epidemiologia em três pilares: Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Estatística.

Quais são os três tipos de medidas de prevalência?

Existem três tipos de medidas de prevalência:
  • Prevalência pontual ou instantânea: Frequência de casos existentes em um dado instante no tempo (ex.: em determinado dia, como primeiro dia ou último dia do ano).
  • Prevalência de período: Frequência de casos existentes em um período de tempo (ex.: durante um ano).

Quais são os fatores determinantes da prevalência?

Fatores que podem aumentar a prevalência
  • Maior duração da doença;
  • Aumento da incidência (I);
  • Aumento da sobrevida, sem cura;
  • Imigração de casos ou emigração de pessoas sadias;
  • Melhoria dos recursos diagnósticos;
  • Melhoria do sistema de informação.

Quais são as três medidas epidemiológicas de ocorrência de doença e como se relacionam?

Conclusões: As medidas de freqüência, ou seja, prevalência e incidência, são fundamentais para o estudo da ocorrência das doenças. Apesar de terem qualidades diferentes estão relacionadas entre si e complementam-se neste processo descritivo.

O que são indicadores de prevalência?

Prevalência. É o número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes num determinado local e período. Como idéia de acúmulo, de estoque, indica a força com que subsiste a doença na população.

Quais são as raízes da epidemiologia?

Discute-se as raízes da Epidemiologia a partir do tripé Clínica-Estatística-Medicina Social, o seu desenvolvimento inicial subsidiário à Saúde Pública, a sua constituição ideológica e o seu avanço técnico no bojo do projeto preventivista.

Quais são as etapas da Vigilância Epidemiológica?

  • Coleta de dados sobre os casos. Busca de pistas. Busca ativa de casos. ...
  • Busca de pistas. Busca ativa de casos. ...
  • Busca ativa de casos. Processamento e análises parciais dos dados. ...
  • Processamento e análises parciais dos dados. Encerramento de caso. ...
  • Encerramento de caso. Relatório final.
  • Relatório final.

O que foi o movimento Preventivista?

O Movimento Preventivista tinha como ideal a prevenção do processo de doença através da interferência ao agente causador, da melhoria da higiene do ambiente e de outros fatores predisponentes, como: educação, promoção da saúde e mudanças de hábito.

Qual o método epidemiológico?

O método epidemiológico, por outro lado, é uma compilação de conceitos e estratégias, derivados e compartilhados com várias ciências, porém aplicados ao estudo da saúde e de doença, no nível populacional. A aplicação do método epidemiológico conduz, progressivamente, ao raciocínio epidemiológico.

Qual a raiz em comum da epidemiologia e medicina?

Compreendida como o estudo do processo saúde-doença em populações humanas, a epidemiologia está intimamente relacionada com a medicina científica que se desenvolveu na Europa concomitantemente às transformações sociais provocadas pela revolução industrial.

São objetivos do uso da epidemiologia exceto?

03-São objetivos da Epidemiologia, EXCETO: A. Definir e determinar os fatores contribuintes aos agravos à saúde; B. Identificar e explicar os padrões de distribuição geográfica das doenças; C.

O que é a prevalência de uma doença?

Na epidemiologia, prevalência é a medida da quantidade de indivíduos que contraem uma doença em determinado período de tempo. É um indicador complementar à incidência, que mede a quantidade de novos casos em um período de tempo.

Quais são os tipos de indicadores de saúde?

As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.

O que é definição de indicadores?

Um indicador é algo que serve para indicar (isto é, que mostra algo com sinais ou indícios). O indicador pode ser físico (como um sinal de tráfego/semáforo) ou abstrato (como uma estatística).

Como se mede a doença e a morte em uma população?

Medição de saúde e doença na população

Entre as formas mais úteis e comuns de medir as condições gerais de saúde da popula- ção, destacam-se os censos nacionais, que são feitos a cada década em vários países.

O que é prevalência e incidência?

Incidência é uma medida da ocorrência de novos casos durante um período especificado em uma população em risco de ter a doença. Enquanto a prevalência se refere a casos novos e casos existentes da doença, a incidência enfoca apenas os casos novos (Tabela 1).

Como se calcula a incidência de uma doença?

Assim, por exemplo, o coeficiente de 0,00035 será multiplicado por 100.000 o que o transforma em 35 por 100.000, ou seja, o evento ocorreu 35 vezes (caso, óbito,etc) por 100.000 habitantes.

Quais são os fatores que podem alterar a prevalência e como isto pode impactar no sistema de saúde de uma população?

Entre os fatores que influenciam a prevalência de um agravo à saúde, excluída a migração, estão a incidência, as curas e os óbitos, conforme a figura abaixo . Veja como se apresentam os fatores que influenciam a prevalência de um agravo à saúde, excluída a migração.

Artigo anterior
Quantos banhos O brasileiro toma por semana?
Artigo seguinte
Quais são os nichos?