Qual é a função dos dispositivos de proteção contra sobrecarga?

Perguntado por: Luís Ricardo Mota Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (21 avaliações)

DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos)
Sua função é proteger as instalações contra sobretensões ocorridas por fenômenos atmosféricos, funcionando como se fosse um para-raios, o DPS identifica na rede tensões altíssimas (surtos) causadas por raios e as desvia rapidamente para o aterramento.

Qual a função dos dispositivos de proteção?

Dispositivos de segurança são aparelhos responsáveis pela interrupção da corrente elétrica, caso a intensidade dessa corrente seja maior que a suportada pelo aparelho. A consequência dessa intervenção preserva os outros elementos que constituem o circuito.

Qual a função de um disjuntor?

O disjuntor atua em função dos níveis da corrente elétrica que atravessa o sistema: quando ocorre alguma sobrecarga, o aparelho desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede, impedindo danos ao próprio circuito e aos eletrônicos nele conectados.

O que significa proteção contra sobrecarga?

O que é proteção contra sobrecargaNa maioria das vezes, proteção contra sobrecarga é um termo usado em referência aos sistemas elétricos. É um mecanismo de segurança destinado a prevenir ou minimizar os danos que podem ocorrer a partir de avarias elétricas.

Quais são os dispositivos utilizados na proteção contra Curto-circuito e ou sobrecarga?

Dispositivos que podem fazer a proteção de sobrecarga e curto-circuito, são: - Disjuntor NBR IEC 60947-2 ou NBR IEC 60898; - Fusível tipo gG, conforme NBR IEC 60269-1/2/3.

Dispositivo de proteção contra surtos - O que é?

45 questões relacionadas encontradas

Quais são os dispositivos de proteção elétrica?

Segundo a norma, os principais dispositivos de segurança elétrica para instalações prediais residenciais ou industriais são: fusíveis, DPS (dispositivos de proteção de surto ou de sobretensões), DR (diferencial residual) e DTM (disjuntor termomagnético).

Quais os dispositivos de proteção de uma rede elétrica?

São três os principais dispositivos de proteção aplicáveis a instalações prediais: disjuntor termomagnético (DTM), diferencial residual (DR) e dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS).

O que é uma corrente de sobrecarga?

A sobrecarga elétrica é decorrente do excesso de carga ligada em determinado circuito e/ou tomada. Em outras palavras, ao conectar diferentes equipamentos no mesmo ponto, a corrente elétrica passa a ser maior do que aquela suportada pelos fios e cabos.

O que é um dispositivo de proteção contra surtos?

A sigla DPS é para Dispositivos de Proteção contra Surtos. Esses, por sua vez, são equipamentos que conseguem detectar sobretensões transitórias na rede elétrica.

O que é uma sobre tensão?

Significado de Sobretensão

A sobretensão é uma tensão elétrica maior do que um circuito elétrico pode suportar. Ou seja, é uma onda de tensão que se sobrepõe à tensão nominal de uma rede. A tensão elétrica refere-se à diferença de potencial elétrico entre dois pontos.

Qual a diferença entre o fusível e o disjuntor?

Os disjuntores normalmente são projetados para atender às necessidades da indústria pesada. Já os fusíveis são mais utilizados em circuitos domésticos e na indústria leve.

Como é o disjuntor elétrico?

O disjuntor é um dispositivo de proteção termomagnética usado em quadros de distribuição elétrica. Seu funcionamento é parecido com um interruptor de lâmpada, com a diferença que ele desliga a entrada de energia do imóvel de forma automática, quando detecta dois tipos de fenômenos elétricos.

Qual a função de um quadro de distribuição?

O Quadro Geral de Distribuição é um dos equipamentos mais importantes na instalação elétrica de qualquer imóvel, seja residencial ou comercial. É ele o responsável por concentrar todos os cabos referentes à fiação elétrica e por distribuir energia a todos os cômodos da edificação.

Qual é a função dos elementos de proteção em um circuito?

Sua função é proteger as instalações contra sobretensões ocorridas por fenômenos atmosféricos, funcionando como se fosse um para-raios, o DPS identifica na rede tensões altíssimas (surtos) causadas por raios e as desvia rapidamente para o aterramento.

Para que servem os dispositivos de segurança exemplos?

Na prática, eles possuem uma função muito específica e extremamente importante: proteger as pessoas. Dessa forma, são desenvolvidos para que, no caso de uma diferença de corrente na instalação, caracterizando uma fuga de corrente, eles possam desarmar-se automaticamente, conferindo segurança a seus clientes.

Para que servem os dispositivos de proteção elétrica Cite exemplos?

Os dispositivos de proteção têm como função essencial proteger os equipamentos contra curtos-circuitos e/ou sobrecargas. Nas situações de curto-circuito, os dispositivos de segurança deverão interromper a passagem de corrente elétrica, minimizando os efeitos térmicos e mecânicos que pode ocasionar nos equipamentos.

O que é DPS e como funciona?

O equipamento responsável por proteger o sistema de sobretensões transitórias na rede elétrica é o dispositivo de proteção contra surtos (DPS). Este equipamento é capaz de detectar estes surtos e desviar a corrente elétrica para o aterramento, evitando assim danos as cargas ligadas ao circuito.

O que causa sobrecarga de energia?

Ela é o excesso de carga em um circuito, ou seja, é quando o circuito excede a sua carga nominal. Uma das causas mais frequentes para a sobrecarga é a ligação de muitos aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos em um mesmo circuito de tomadas.

Como ocorre uma sobrecarga?

A sobrecarga é decorrente do excesso de corrente elétrica passando por um circuito durante um determinado tempo.

Como identificar uma sobrecarga?

Saiba como identificar uma sobrecarga elétrica
  1. Sinais de sobrecarga.
  2. Disjuntores: o desarme dos disjuntores é o primeiro sinal de que há algo de errado acontece em sua residência. ...
  3. Luz: a redução da luminosidade no momento em que se liga um aparelho de grande potência é mais um sinal de sobrecarga.

Quais são os dispositivos presentes nos circuitos elétricos?

Os resistores, geradores e receptores são elementos que constituem o circuito elétrico. O funcionamento desses dispositivos baseia-se na transformação de energia.

Qual a função do quadro de cargas?

O quadro elétrico vai ter a função de redistribuir a energia recebida da companhia fornecedora para os circuitos do seu imóvel. Em outras palavras, ele vai mediar a eletricidade que virá de uma ou mais fontes de alimentação externas. Por conta disto ele também é conhecido como quadro de distribuição.

O que vem a ser um quadro de distribuição?

Um quadro de distribuição (também conhecido como painel de disjuntores ou simplesmente painel elétrico) é um componente agregado ao sistema de fornecimento de energia elétrica que tem a função de dividir uma alimentação elétrica em circuitos subsidiários.

Quais são os tipos de quadro de distribuição?

Tipos de quadro de distribuição
  • Monofásica: dispõe de dois condutores elétricos, com um condutor de fase e um condutor neutro. ...
  • Bifásica: o QDQ com instalação bifásica apresenta três condutores elétricos entregues, sendo dois condutores de fase e um condutor neutro.

Como identificar o disjuntor?

As curvas de disjuntores são B, C e D, lembrando que devido a unidade de medida da corrente elétrica ser dada em ampere (A), não existe curva característica com letra A, por questão de organização, para que não tenha nenhum problema ao identificar o disjuntor correto.

Artigo anterior
Qual é o exército mais forte da América do Sul?
Artigo seguinte
Qual a campanha de julho?