Qual é a função do tensor do carro?

Perguntado por: Erica Yasmin Santos de Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
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A função do tensor é esticar a correia até o ponto certo.

O que acontece se o tensor está ruim?

Quando houver um problema com o tensor, ele afetará a maneira como a correia aciona a polia, afetando assim o desempenho e a função do veículo. Geralmente, danos ou falhas no tensionador produzem alguns sintomas, para que o motorista esteja ciente dos problemas que talvez precisem ser reparados.

Como saber se o tensor da correia do alternador está ruim?

Um tensionador ruim geralmente faz barulho. Preste atenção para ouvir se a correia está guinchando ou chacoalhando. Além disso, quando a correia do motor está folgada, ela causará alguns problemas de direção em altas velocidades ou quando o caro está muito pesado.

Quantos km troca o tensor da correia?

Ao contrário da metálica, exige trocas frequentes com determinada quilometragem, em geral entre 50 mil e 100 mil km.

Para que serve o tensor do alternador?

O tensor da correia do alternador é um dos diversos componentes responsáveis por transmitir o movimento do eixo de manivela aos acessórios do motor (alternador, ar condicionado, direção hidráulica e bomba de água) e absorver a vibração da correia.

Correia dentada, qual a função e porque trocar? | MULHER & CARRO

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Quando trocar tensor do alternador?

Se a correia parecer gasta ou danificada, ela precisa ser substituída. Ao mesmo tempo, um tensor com danos, desgaste, ou que teve sua vida útil ultrapassada também precisa ser substituído, mas não é necessária a substituição se o componente está ainda em sua vida útil normal.

Quantos km dura um tensor?

Em condições perfeitas, a correia dentada pode durar no geral 50 mil quilômetros (recomenda-se não manter mais de 60 mil pois mesmo em boas condições de uso, ela perde eficiência). Já as demais correias duram em média 20 mil quilômetros.

Qual a diferença entre tensor e esticador?

O Tensor é composto de uma cunha e um corpo sólido de ferro fundido. O Esticador é produzido com varias peças de aço moldadas e soldadas.

Qual a quilometragem correta para troca da correia dentada?

Segundo os manuais e montadoras, a correia dentada possui vida útil de 50 mil km ou 3 anos (em média). Porém, os proprietários não devem considerar esse tempo previsto como certo. Quando o carro está ligado, as peças estão funcionando normalmente mesmo não gerando quilometragem, haverá desgaste.

Qual a função do tensor de correia?

O Tensor de Correia Dentada, também conhecido como tensionador da correia dentada, é uma peça em formato de rolamento com furo excêntrico que possui como principal função manter a tensão da correia dentada no nível correto.

Porque a correia do alternador faz barulho?

Na correia de acessórios, as maiores causas de ruídos e vibrações são os problemas nas polias (como o acúmulo de sujeira, amassados e desalinhamentos) e a falta ou excesso de tensão, inclusive nos veículos com tensionadores automáticos (que podem estar avariados).

O que é esticador do motor?

O esticador também conhecido como tensor, a correia dentada garante que partes de um motor estão funcionando em sincronismo. O sistema de polias e tensores do motor fornecem energia para o ar condicionado, alternador, direção hidráulica, e até o sistema de refrigeração de um veículo.

Qual é a melhor marca de correia dentada?

A Continental, eleita a melhor marca em correias automotivas, recebeu o selo Ouro entregue durante a reunião de representantes da fabricante com os membros do Sindirepa-SP para ampliação de ações com oficinas de todo o País.

É necessário trocar o tensor?

Se a correia parecer gasta ou danificada, ela precisa ser substituída. Ao mesmo tempo, um tensor com danos, desgaste, ou que teve sua vida útil ultrapassada também precisa ser substituído, mas não é necessária a substituição se o componente está ainda em sua vida útil normal.

Qual a vida útil da correia dentada?

A vida útil passa fácil de 150.000 km, enquanto a correia deve ser trocada, em média, a cada 60.000 km. Mas o intervalo da correia varia de marca para marca.

Qual o barulho da correia dentada?

Como dissemos, o barulho no carro relacionado à correia dentada demanda a atenção certa. Normalmente, ele demonstra a falta de lubrificação no componente. No entanto, o ruído também pode indicar outro quadro: a perda de tensão nessa correia.

Como acabar com barulho da correia do alternador?

Borrife o condicionador diretamente na correia.
  1. Borrife o condicionador até molhar a correia inteira.
  2. Isso provavelmente vai resolver o problema do barulho na correia.

O que acontece se molhar o alternador?

Se houvesse algum problema com água o alternador não teria as aberturas que tem e nem ficaria em local tão susceptível, lembrando que tem muita gente que brinca de submarino e nem por isso toda submersão significa pane em alternador, e quando acontece alguma pane geralmente é por causa do estado de conservação do pobre ...

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