Qual é a função do floema?

Perguntado por: Constança Irina Rodrigues Pinheiro  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (44 avaliações)

Função do floema
Além do transporte da seiva elaborada (substância orgânica produto da fotossíntese) das folhas para toda a planta, o floema também transporta diversas outras substâncias, como aminoácidos, hormônios, lipídios e proteínas.

Qual a função de floema?

O floema é um importante tecido relacionado com a condução de seiva elaborada no corpo da planta. Isso quer dizer que é através desse tecido que substâncias como água, sacarose, aminoácidos, ácidos nucleicos, vitaminas e íons inorgânicos são transportados.

Qual é a função do xilema e floema?

O xilema e floema são tecidos condutores, constituintes do sistema vascular da planta, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal.

Quais são as principais características do floema?

O floema é um tecido vascular complexo que, diferentemente do xilema, apresenta células vivas na maturidade. O floema, assim como o xilema, é um tecido complexo, sendo formado por diferentes tipos celulares. Seu papel principal é conduzir substâncias orgânicas pelo interior do corpo vegetal.

Qual é a principal função do xilema?

O xilema, também chamado de lenho, é o principal tecido condutor de água nas plantas vasculares. Além de água, este tecido está envolvido no transporte de nutrientes minerais (seiva bruta), sustentação e armazenamento de substâncias.

Floema - Botânica - Biologia

33 questões relacionadas encontradas

Qual é a função do colênquima?

O colênquima é um dos tecidos de sustentação das plantas e apresenta suas células, geralmente alongadas e vivas, reunidas em cordões ou formando um cilindro sob a epiderme.

Quais os principais componentes do xilema e qual a sua função?

O xilema é um tecido vascular complexo que apresenta como principais componentes os elementos traqueais, as células parenquimáticas e as fibras. O xilema é um tecido vascular que distribui água e solutos pelo corpo de um vegetal.

Quais são as principais diferenças entre xilema e floema?

O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.

Qual a característica do xilema?

O xilema apresenta células cilíndricas que formam tubos ao longo da planta. Esse vaso condutor faz o transporte de água e sais minerais no sentido da raiz para as folhas. O xilema, ou lenho, são vasos – denominados de vasos lenhosos – que conduzem água e sais minerais da raiz para as folhas.

Qual é a função da Folha?

Entre as diversas funções que as folhas realizam na planta, como respiração, transpiração, reserva de nutrientes e até defesa contra herbívoros e patógenos, podemos destacar a fotossíntese. As folhas apresentam seu parênquima clorofiliano bem próximo à superfície, facilitando a captação da energia luminosa.

Qual é a função da epiderme na planta?

A epiderme vegetal, por ser um tecido de revestimento, auxilia também na proteção da planta contra agentes patogênicos e danos físicos, além de apresentar funções específicas nos diferentes órgãos em que está presente. Em raízes, por exemplo, esse tecido ajuda na absorção de água e sais minerais.

O que é Parenquimas?

Parênquima é um tecido vegetal meristemático constituído por células vivas, denominadas parenquimáticas, de diversos formatos, com importante papel na regeneração de tecidos. O parênquima é um tecido vegetal meristemático constituído por células vivas, denominadas parenquimáticas, de diversos formatos.

Qual é a função da raiz?

A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas. Caule: O caule é o tronco das árvores.

Qual o hormônio responsável pelo crescimento das plantas?

Giberelinas. As giberelinas são produzidas em meristemas apicais do caule e raiz, em folhas jovens, no embrião da semente e nos frutos. A classe das giberelinas controlam vários aspectos do crescimento e desenvolvimento das plantas.

Quais são as células que constituem o floema?

As células condutoras do floema são denominadas elementos crivados, sendo este nome relacionado com o conjunto de poros, conhecidos como área crivada, encontrados nessas células que permite a comunicação entre os elementos crivados adjacentes.

Por que o xilema e mais espesso que o floema?

O número de células de xilema que se forma é superior ao de células de floema e, por isso, o anel de xilema secundário é mais espesso que o de floema secundário; em consequência a célula cambial vai sendo empurrada para a periferia.

Quais são as características que diferenciam as células Xilemáticas das células Floemáticas?

Entende-se por sistema axial o conjunto de células floemáticas e xilemáticas que são alongadas no sentido axial da planta, isto é, seu maior comprimento é paralelo ao eixo vertical do caule ou da raiz. ... O tempo de vida de uma planta está relacionado, entre outros fatores, com a longevidade do câmbio.

Quais são as diferenças entre o colênquima e esclerênquima?

O esclerênquima também é formado por células mortas e possui lúmen reduzido graças aos depósitos de lignina. O colênquima apresenta células com paredes reforçadas, porém não é encontrada lignina como no xilema e esclerênquima.

Quais as estruturas que compõem o xilema?

O xilema é formado pelos elementos traqueais, as fibras e células de parênquima (Fig 1 e 2). Os elementos traqueais são as células mais especializadas do xilema, e são as células responsáveis pela condução da água e dos sais minerais.

Quais são os tipos celulares componentes do xilema?

Esse tecido é chamado de complexo, pois é formado por diferentes tipos celulares: elementos condutores, fibras xilemáticas e células parenquimáticas.

Qual a função do colênquima e esclerênquima?

Os tecidos de sustentação do vegetal garantem suporte mecânico à planta. Colênquima e esclerênquima são exemplos de tecidos que exercem essa função nos vegetais. Os tecidos vegetais de sustentação garantem suporte mecânico à planta.

Qual é a função do meristema?

→ Funções dos meristemas

Como os meristemas possuem células indiferenciadas, eles originam todos os tecidos da planta. São eles que são responsáveis, portanto, pelo crescimento em tamanho e também em espessura do vegetal. Além disso, atuam na cicatrização de possíveis ferimentos na planta.

Qual é a função dos tecidos condutores?

Os tecidos condutores são os tecidos vegetais que apresentam como função primordial conduzir água e outras substâncias para todo o corpo da planta. A condução de substâncias ocorre por meio de dois tipos de tecido: o floema e o xilema.

O que é parênquima no ser humano?

O parênquima é o tecido composto pelas células que desempenham a função específica no órgão onde se encontram.

Artigo anterior
Quando foram formados os anéis de Saturno?
Artigo seguinte
Quantos parágrafos tem uma introdução de Trabalho Acadêmico?