Qual é a função do aparelho psíquico?

Perguntado por: Maria Cristiana Pacheco Amorim  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (62 avaliações)

Segundo Laplanche, o conceito de aparelho psíquico de Freud seria uma expressão que ressalta as características que a teoria freudiana atribui à psique. Essas características seriam a sua capacidade de transmitir ou transformar uma energia determinada, e a sua diferenciação em instâncias ou sistemas.

Para que serve o aparelho psíquico?

Exemplificação do funcionamento dos elementos na mente. O aparelho psíquico, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud.

Quais são os três sistemas do aparelho psíquico?

Na primeira tópica de Freud, o aparelho psíquico é composto por três sistemas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Segundo Freud, o consciente é somente uma pequena parte da mente, incluindo tudo aquilo de que estamos cientes num dado momento.

Quais os 3 tópicos da 1º teoria do aparelho psíquico?

O “Iceberg do Aparelho Psíquico” Primeira tópica: Consciente, Pré-consciente, Inconsciente; Segunda tópica: Id, Ego e Superego.

Como funciona o aparelho psíquico primeira e segunda tópica?

Na primeira tópica, ego era apenas o lugar da consciência. Na segunda tópica, o Ego não é só consciente, ele tem uma grande parte inconsciente. Ego - instância da psique que constitui a totalidade da pessoa. Ego - constitui o sujeito como um ser diferenciado do mundo externo e dos outros.

Aparelho Psíquico , entenda os conceitos básicos

22 questões relacionadas encontradas

O que é segunda tópica?

A Segunda Tópica de Freud: teoria estrutural. Compreendendo que seu modelo antigo possuia limitações que impediam um entendimento mais expressivo dos achados psicanalíticos, Freud propôs uma novo modelo para o aparelho psíquico.

O que são as Topicas de Freud?

Freud organizou o aparelho psíquico em divisão, em que cada instância psíquica, com funções específicas estão interligadas entre si e ocupam um local na mente, daí surge o nome “tópica”, relacionado a lugar.

Quais são as partes do psiquismo?

As estruturas psíquicas: id, ego e superego

Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Mais de 20 anos depois, Freud altera essa teoria do aparelho psíquico e cria os conceitos de id, ego e superego.

Quais os principais conceitos da metapsicologia primeira tópica?

A metapsicologia freudiana compõe-se, então, dos seguintes textos: Uma introdução ao narcisismo, As pulsões e seus destinos, O recalcamento, O inconsciente e Luto e melancolia. Eles explicitam a concepção de Freud da chamada primeira tópica, em que o modelo econômico tem uma ênfase especial.

Quais são as três instâncias da vida psíquica?

Na Primeira Tópica, a teoria apresenta a existência de três instâncias psíquicas, quais sejam: 1) o inconsciente; 2) o pré-consciente; e 3) o consciente.

Quais são as três instâncias do aparelho psíquico cite características de cada uma delas?

A pequena parte que fica na superfície, poderíamos chamar de consciente.
  • O consciente. O consciente é a parte da mente que lida com as informações da qual o indivíduo está ciente em um dado momento. ...
  • O pré-consciente. ...
  • O inconsciente.

Quais são os três sistemas da personalidade descritos na segunda teoria do aparelho psíquico?

RETOMANDO – Id, Ego e Superego. Os autores Hall, Lindzey e Campbell, seguindo a tradição freudiana, indicam que a personalidade é constituída por esses três sistemas: Id, Ego e Superego.

Como Freud imaginava a psique ou aparelho psíquico do ser humano?

Freud imaginava a psique (ou aparelho psíquico) do ser humano como um sistema de energia: cada pessoa é movida, segundo ele, por uma quantidade limitada de energia psíquica. Isso significa, por um lado, que se grande parte da energia for necessária para a realização de determinado objetivo (ex.

O que é a realidade psíquica?

Assim, a realidade psíquica corresponde a uma realidade interna ao sujeito que é mediada por uma realidade externa, o que proporciona uma assimilação entre as representações do mundo exterior e interior.

Qual a função do superego no aparelho psíquico?

O superego é a última instância do aparelho psíquico mental a organizar-se e tem como função censurar os impulsos que vêm do id, sobre as atividades e pensamentos do ego. Essa censura é detetada pelo ego, por um pequeno sinal de angústia. Ele surge como uma clivagem de uma parte do ego e desenvolve-se a partir deste.

Quais os principais conceitos da metapsicologia segunda tópica?

O cerne da metapsicologia nessa segunda tópica é o capítulo seguinte, O eu e o isso (1923), onde são destacados os dois sentidos de inconsciente presentes no texto (latente e recalcado) e o Eu é compreendido como emergente do Isso, como o desenvolvimento de uma projeção de uma superfície do corpo (nota ao pé da página ...

O que é a metapsicologia freudiana?

Metapsicologia Freudiana

A Metapsicologia é a teoria desenvolvida por Freud para descrever a organização e o funcionamento do psiquismo. Teoria topográfica: Compreende o psiquismo a partir de lugares ocupados por cada instância psíquica.

Quais as três dimensões da metapsicologia freudiana diferencie as?

Em Psicanálise esse esforço recebeu o nome de Metapsicologia que compreende necessariamente três aspectos: tópico, dinâmico e econômico. dualismo pulsional e da Pulsão de Morte em Além do Princípio do Prazer (1920) iniciando um processo teórico denominado segunda tópica.

Qual estrutura de personalidade controla todo o psiquismo?

O id é o elemento mais primitivo da personalidade, sendo este o sistema original com o qual já nascemos. Formado por instintos, composto pelo prazer e impulsos orgânicos. ... Procura controlar ou regular os impulsos presentes do id, de modo que a pessoa busque soluções menos imediatas e mais realistas.

Qual estrutura de personalidade controla todo o psiquismo *?

O id é a fonte de toda a energia psíquica, por isso, é o principal componente da personalidade.

Como se caracterizam os elementos formadores do psiquismo humano?

De acordo com a teoria psicanalítica da personalidade de Sigmund Freud, a personalidade é composta por três elementos. Estes três elementos da personalidade – conhecidos como o id, ego e superego – trabalham juntos para criar comportamentos humanos complexos.

O que é o ID ego e superego?

Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana, considerando aspectos conscientes e inconscientes. Seriam três “partes” da mente que, integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento humano.

O que é id e exemplo?

O Id é o componente nato dos indivíduos, ou seja, as pessoas nascem com ele. Consiste nos desejos, vontades e pulsões primitivas, formado principalmente pelos instintos e desejos orgânicos pelo prazer. A partir do ID, desenvolvem-se as outras partes que compõem a personalidade humana: Ego e Superego.

Quais são as características do superego?

O superego tem três objetivos: inibir (através de punição ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrário às regras e ideais por ele ditados (consciência moral); forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional); conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras (ideal do ego).

Como surgiu a segunda tópica?

A primeira tópica foi inspirada pela análise do sonho e da histeria, será sucedida, após 1920, por uma segunda tópica, elaborada em resposta aos problemas da psicose, que abrange o id, o ego, e o superego. Da primeira, Freud dizia que tinha um valor descritivo, ao passo que na segunda reconhecemos um valor sistemático.

Artigo anterior
Como fazer um pedido para Oxalá?
Artigo seguinte
Qual pedra usar no trabalho?