Qual é a função de um fusível ou de um disjuntor em um circuito elétrico como eles funcionam e no que diferem um do outro?

Perguntado por: Madalena Teixeira Batista  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (46 avaliações)

A função do fusível é tornar um circuito elétrico seguro. A eletricidade pode causar muitos danos e provocar acidentes se não for utilizada da maneira correta. Os circuitos elétricos às vezes podem ter curtos-circuitos ou sobrecargas de energia. Isso pode acontecer quando está relampejando, por exemplo.

Qual é a função de um fusível?

O fusível é um dispositivo de segurança de um circuito elétrico, que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, evitando assim um curto-circuito.

Qual a importância do uso de fusíveis e disjuntores nas instalações elétricas?

Em caso de sobrecarga ou curto-circuito, o disjuntor desarma a rede elétrica de determinado circuito e evita possíveis acidentes e danos a equipamentos e à instalação como um todo.

Qual a importância dos disjuntores na instalação elétrica?

Os disjuntores são dispositivos que tem a função de proteger as instalações elétricas, desligando a energia automaticamente em caso de curtos-circuitos e sobrecargas, que foram as principais causas de incêndios de origem elétrica em residências no país, no ano de 2020.

Por que devemos utilizar disjuntores nas instalações elétricas?

O papel do disjuntor, portanto, é o de monitorar e controlar a corrente elétrica e, se necessário, interromper imediatamente em caso de níveis que ultrapassem o considerado seguro, para que não haja uma sobrecarga.

Disjuntores e Fusíveis | ELETRODINÂMICA

15 questões relacionadas encontradas

Porque fusível queima?

O que pode queimar um fusível? Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada.

Como saber se o fusível queimou?

Um dos sinais mais simples que indicam que um fusível pode estar queimado é o desligamento de algum item elétrico ou eletrônico. Caso isso aconteça, o motivo provável é o rompimento do filamento do fusível responsável por sua proteção.

Como funcionam os fusíveis e disjuntores?

São os disjuntores. O disjuntor é uma chave magnética que se desliga automaticamente quando a intensidade da corrente é maior do que a capacidade do circuito. ... O fusível queima para conter a sobrecarga ou quando recebe uma corrente muito menor do que a capacidade do circuito. E depois precisa ser substituído.

Como é o funcionamento de um disjuntor?

Quando a corrente de curto circuito passa por ela, cria um campo magnético. Se esse campo magnético tiver força suficiente, ele vai atrair uma chapa metálica devidamente posicionada no disjuntor. Ao se mover atraído pelo magnetismo da bobina, a chapa abre o contato e desliga o circuito.

O que acontece se colocar fusível errado?

Isso significa que ele tanto pode não suportar a carga do circuito, como ser muito forte, e nesse caso o curto pode espalhar pela fiação, pois o fusível não queima. Não troque fusíveis de lugar. Pode ser um tiro no pé, aumentando os possíveis defeitos do carro. Um fusível não pode ser adaptado.

Onde está localizado o fusível?

Normalmente, a caixa de fusível fica no cofre do motor ou embaixo do painel.

Qual a cor do fusível?

Tabela de fusíveis (cores e amperagens):

Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes. Transparente – 25 Amperes.

O que faz queimar o fusível do carro?

Quase sempre ocorre por esmagamento de chicote ou aquecimento, derretendo a capa do fio. Esse é um caso de procura. Mas leia no manual do seu carro o que esse fusível está protegendo.

Porque o fusível do carro derrete?

Provavelmente, esse fusível que está esquentando rápido demais está sinalizando um circuito sobrecarregado. Isso acontece quando um dispositivo extra é adicionado a ele, como a lâmpada xenon.

O que acontece se colocar um fusível de maior amperagem?

Ae você instala um maior. E quando o sistema sobrecarregar ou superaquecer não vai queimar fusível, vai derreter a fiação.

Como saber se queimou um fusível do carro?

Com a sonda positiva, verifique a tensão em ambos os lados de cada fusível. Um fusível é apenas um condutor elétrico. Se ambos os lados mostrarem 12 volts, o fusível é bom. Se um lado mostra 12 volts, branco o outro não mostra tensão, você encontrou o fusível queimado.

Qual a melhor marca de fusível automotivo?

Com amplo know-how na área, a AMS é considerada a maior fabricante nacional de fusíveis automotivos.

Para que serve o fusível 15?

O Fusível serve para proteger o cabo ou circuito (e conseguentemente o restante do sistema), cortando a corrente em caso de sobrecarga/curto.

Onde fica o fusível do painel?

Localize o fusível para as luzes do painel. Este fusível será localizado dentro de uma das caixas de fusíveis para o veículo. As caixas de fusíveis podem estar escondidas sob o capô perto do motor ou escondidas debaixo do painel de instrumentos.

Onde fica o fusível do rádio?

Geralmente ela fica próxima aos pés do motorista ou próxima ao porta-luvas do lado do passageiro. Se você não conseguir encontrar a caixa de fusíveis, verifique o manual do seu carro para descobrir onde ela fica.

Para que serve o fusível da moto?

Os fusíveis estão presentes em praticamente todos os tipos de sistemas elétricos. Essa pequena “peça” tem a importante função de proteger o sistema elétrico de sobrecargas que possam causar danos. Nesses casos, o condutor interno se rompe impedindo a passagem da sobrecarga elétrica.

Artigo anterior
O que acontece se eu tomar dois calmantes de uma vez?
Artigo seguinte
Como multiplicar por 1000?