Qual é a função da rádula?
Perguntado por: Raúl Álvaro de Freitas | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (64 avaliações)
A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás que são usados para raspar ou cortar o alimento. O número de dentes presentes na rádula pode ser usado para identificação e classificação dos animais do filo.
Qual a função da rádula presente nos moluscos?
c) A rádula nos moluscos tem a função de proteger o animal contra predadores.
Em que consiste a rádula é em qual grupo Essa estrutura está presente?
A rádula (do latim radŭla-, «lima; raspador») é uma estrutura que se situa na base da boca dos moluscos (exceto no caso dos bivalves) com a qual estes raspam o alimento. É constituída por filas de pequenos dentes curvos, os quais cobrem uma estrutura muscular lingual, existente no interior da faringe do molusco.
O que o molusco se alimenta?
Sistema digestório e excretor
Muitos moluscos aquáticos se alimentam de pequenas algas que ficam presas às rochas ou outros pequenos organismos. Outros são carnívoros e chegam a se alimentar de animais de porte considerável, como ouriços, estrelas-do-mar e até mesmo outros moluscos.
O que causa o molusco contagioso?
As causas do molusco contagioso estão relacionadas a uma infecção viral. O vírus é conhecido como poxvírus, da mesma família da varíola. O paciente se contamina pelo contato com um local ou uma pessoa contaminada.
Filo Mollusca - rádula
Quando os moluscos se originaram?
Os moluscos possuem uma grande quantidade de registro fóssil. O registro fóssil excelente desse filo é de cerca de 500 milhões de anos atrás e sugere que a origem do filo Mollusca ocorreu no período Pré-cambriano.
Quais os grupos de moluscos que possuem rádula?
Os moluscos não bivalves possuem, ainda, uma estrutura chamada de rádula: uma camada externa e cheia de espinhos da língua, que permite que esses organismos raspem o alimento para engolir.
Quais animais pertencem ao grupo dos moluscos?
Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.
Que classe de moluscos agrupa animais que não possuem rádula?
Nem todos os moluscos possuem a rádula, na classe Bivalvia não existe a rádula, pois são filtradores.
O que é a massa visceral dos moluscos?
Massa visceral: é a região do corpo do animal onde está a maioria dos seus órgãos internos. Manto: é uma dobra de tecido que recobre a massa visceral e é responsável por secretar a concha nos animais que o possuem.
Por que a rádula não está presente nos bivalves?
01 A rádula é ausente nos bivalves porque estes são animais que se alimentam de organismos planctônicos, filtrando a água pelas brânquias.
Como ocorre a reprodução dos moluscos *?
A reprodução dos moluscos é exclusivamente sexuada. Existem algumas espécies hermafroditas, no entanto, a maioria é dióica (sexos separados). ... Na cópula, dois indivíduos de sexos distintos se aproximam e encostam seus poros genitais, fecundando-se reciprocamente.
Qual é a classificação do molusco?
Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.
Quem tem rádula?
Os moluscos apresentam aparelho digestivo completo (boca, estomago, intestino e ânus). Na boca, com exceção dos bivalves, os moluscos têm uma estrutura chamada rádula. A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás que são usados para raspar ou cortar o alimento.
O que são moluscos e dê exemplos?
Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.
Quais animais pertencem ao grupo dos insetos?
Os insetos, animais do filo dos artrópodes, constituem o grupo de animais com maior número de espécies existentes. Alguns representantes são muitos conhecidos, tais como os besouros, borboletas, mosquitos, abelhas, vespas, moscas, entre outros.
Qual é o animal invertebrado?
Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.
Quais são os 3 grupos de moluscos?
De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes.
Como nasce um molusco?
A maioria dos moluscos apresenta sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas. Na fecundação externa, os machos liberam os espermatozóides e as fêmeas liberam os óvulos diretamente na água, onde os dois gametas se encontram.
Qual é a importância dos moluscos?
Os moluscos também apresentam grande importância ecológica. As ostras e os mexilhões, por filtrarem a água do mar para a captura de partículas alimentares, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras, como metais pesados. Dessa forma, são bons indicadores de poluição ambiental.
Quais os critérios de classificação das classes de moluscos e anelídeos?
A forma e o tipo da concha são alguns dos critérios usados na classificação dos moluscos. Atualmente, esses animais estão divididos em três classes: os gastrópodes, os bivalves e os cefalópodes.
Como ocorre a reprodução dos anelídeos e moluscos?
A reprodução dos anelídeos. A reprodução é sexuada, sendo as espécies frequentemente (oligoquetos e hirudíneos) hermafroditas e com desenvolvimento direto. Existem, no entanto, formas com sexos separados e desenvolvimento indireto, através de uma larva trocófora e alguns casos de reprodução assexuada (poliquetas).
Como ocorre a reprodução dos artrópodes?
Os artrópodes se reproduzem de forma assexuada, ou seja, com gametas que maioria das vezes possuem sexos separados. A maior parte desses animais realiza fecundação interna, mas alguns deles, como crustáceos, realizam fecundação externa.
Quanto à reprodução e ao desenvolvimento dos moluscos está correto afirmar que?
Quanto à reprodução e ao desenvolvimento dos moluscos, está correto afirmar que: As ostras, que são moluscos bivalves, produzem as pérolas, que são muito apreciadas a confecção de joias. Marque a assertiva que pode explicar o mecanismo de formação da pérola: ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS Lupa Calc.
Como é a reprodução dos bivalves?
Reprodução. Os gametas dos bivalves são acumulados na câmara suprabranquial para depois serem carregados para fora pelo fluxo de água para que ocorra a fecundação externa. ... Os bivalves de água doce geralmente têm fertilização interna. Os óvulos vão para os poros das brânquias onde são fertilizados.
Como é que chama o porco do mato?
Que deus e Apolo?