Qual é a função da mielina?

Perguntado por: Fernando Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (5 avaliações)

As fibras nervosas do cérebro estão envolvidas por uma membrana isoladora de múltiplas camadas, denominada bainha de mielina, que, de forma semelhante ao isolante de um cabo elétrico, permite a condução dos impulsos elétricos ao longo da fibra nervosa com velocidade e precisão34.

Qual é a função principal da mielina?

O resultado destes estudos mostrou que a bainha de mielina tem a função de isolar o axônio e fazer com que o potencial de ação percorra-o por todo o seu comprimento e chegue ao terminal, além de ser responsável por sua velocidade.

O que é bainha de mielina e qual a sua função?

A bainha de mielina é uma estrutura formada por uma membrana lipídica rica em glicofosfolipídeos e colesterol, que recobre os axônios, atuando principalmente como isolante elétrico, facilitando a rápida comunicação entre os neurônios. É formada por células especializadas chamadas células da glia.

Quais são os papéis da mielina no sistema nervoso?

Outras células do tecido nervoso

Essas células se enrolam dezenas de vezes em torno do axônio e formam uma capa membranosa, chamada bainha de mielina. A bainha de mielina atua como um isolamento elétrico e aumenta a velocidade de propagação do impulso nervoso ao longo do axônio.

Onde é produzida a mielina?

A camada de mielina é uma bainha rica em lipídeos que reveste os axônios neuronais tanto no sistema nervoso central como no periférico. É um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais energeticamente eficiente dos impulsos nervosos, ou seja, das mensagens enviadas ao cérebro e suas respostas.

Vídeo-aula: Bainha de mielina

18 questões relacionadas encontradas

Quais neurônios possuem bainha de mielina?

Cada neurônio possui apenas um axônio, o qual é, geralmente, mais longo que os dendritos. Envolvendo o axônio, está um isolamento elétrico chamado de bainha de mielina. Essa bainha é formada por dois tipos celulares: oligodendrócitos, no sistema nervoso central, e células de Schwann, no sistema nervoso periférico.

Como fazer a bainha de mielina?

O tratamento envolve o uso de drogas modificadoras da doença, como imunossupressores e imunomoduladores. Pessoas com baixos níveis de vitamina D desenvolvem mais facilmente a EM ou outras condições desmielinizantes. Altos níveis de vitamina D podem reduzir as respostas imunes inflamatórias.

Quais são as Macroglias?

Existem quatro tipos de macroglias mais conhecidos: astrócitos, oligodendrócitos e células de Schwann.

Qual o papel da bainha de mielina neste processo por que é tão importante que as fibras estejam envoltas nesta estrutura?

A bainha de mielina envolve as fibras que são a parte longa em forma de fio de uma célula nervosa. A bainha protege essas fibras, conhecidas como axônios, muito parecido com o isolamento em torno de um fio elétrico. Quando a bainha de mielina é saudável, os sinais nervosos são enviados e recebidos rapidamente.

Quais os principais tipos de glia?

Veja a seguir as principais células da glia e suas funções:
  • Astrócitos. Essas células, como o próprio nome indica, têm formato estrelado, característica conseguida graças aos seus prolongamentos. ...
  • Oligodendrócitos. ...
  • Células de Schwann. ...
  • Células ependimárias. ...
  • Micróglia.

O que acontece com a perda da bainha de mielina?

Quando a bainha de mielina está danificada, os nervos não conduzem os impulsos de forma adequada. Às vezes, as fibras nervosas também são afetadas. Quando a bainha de mielina é capaz de se reparar e regenerar por si mesma, a função nervosa é completamente restabelecida.

Como a bainha de mielina acelera o impulso nervoso?

A bainha de mielina acelera a condução do impulso ner- voso, pois ela funciona como um isolante, sendo assim, os impulsos ocorrem aos saltos ao longo do axônio, através dos nódulos de Ranvier.

Qual a importância da bainha de mielina na motricidade humana?

A bainha de mielina é semelhante ao isolamento dos cabos elétricos. Este isolamento melhora o fluxo e impede a perda de energia dos impulsos elétricos que o cérebro usa, movendo-os de uma forma mais eficiente, ao longo das vias neurais.

O que é sinapse qual a sua função?

A sinapse é uma região de proximidade entre um neurônio e outra célula por onde é transmitido o impulso nervoso. Sabemos que os impulsos nervosos devem passar de uma célula à outra para que ocorra uma resposta a um determinado sinal.

Qual a função da bainha de mielina na Esclerose Múltipla?

O axônio possui uma espécie de capinha de gordura chamada Bainha de Mielina. Ela tem a função isolante, isto é, de não deixar essa carga elétrica (o impulso nervoso) sair do axônio enquanto é conduzido de um local para outro.

Qual é a função dos nódulos de Ranvier?

A função dos nódulos de Ranvier é dividir a bainha de mielina, em segmentos. Os nódulos de Ranvier são trechos desmielinizados de uma fibra mielinizada. Esses pequenos trechos propiciam a propagação do impulso em "saltos". O impulso nervoso vai "saltitando" e assim torna-se mais rápido.

Quando a bainha de mielina é saudável os sinais nervosos são enviados e recebidos rapidamente?

Quando a bainha de mielina está saudável, os sinais nervosos são enviados e recebidos rapidamente. Mas quem tem EM os danos causado a esta estrutura resulta em alterações no envio dos impulsos nervosos, comprometendo o funcionamento do corpo.

Qual a importância do tecido nervoso para o corpo humano?

O tecido nervoso é responsável por coordenar as atividades dos mais diversos órgãos. De origem ectodérmica, o tecido nervoso possui a principal função de receber informações do meio externo e interno, processá-las e enviar respostas a órgãos e glândulas.

Como a destruição da bainha de mielina afeta a atividade muscular?

A perda da bainha de mielina prejudica a atividade muscular, porque reduz a velocidade dos impulsos nervosos que percorrem os axônios dos neurônios motores que acionam os músculos esqueléticos.

Como ocorre a regeneração da bainha de mielina?

Ao mesmo tempo, células que formam a bainha de mielina do coto distal modificam-se e proliferam, originando colunas celulares que servirão de guia para os ramos que estão crescendo a partir do coto proximal. Quando um desses ramos penetra nessa coluna de células, ele regenera completamente o axônio.

Qual célula forma a bainha de mielina no sistema nervoso central?

Oligodendrócitos: produzem as bainhas de mielina que servem de isolantes elétricos para os neurônios do SNC. Os oligodendrócitos têm prolongamentos que se enrolam em volta dos axônios, produzindo a bainha de mielina.

O que é doença desmielinizante e o que ela afeta?

Uma doença desmielinizante é qualquer doença no cérebro ou na medula na qual ocorra uma alteração do tipo inflamação na bainha de mielina dos nervos – daí o termo desmielinização.

O que são os neurônios associativos?

Neurônios associativos ou interneurônios: estabelecem conexões entre os neurônios sensoriais e os neurônios motores, formando circuitos complexos.

Quais são os três tipos de neurônios?

Existem três tipos de neurônios: neurônios sensitivos (aferentes), que levam o estímulo dos receptores ao sistema nervoso central, neurônios motores (eferentes), que levam o estímulo do sistema nervoso central aos órgãos executores, e neurônios associativos, que ligam os neurônios motores aos sensitivos e aparecem no ...

Qual a diferença entre um neurônio com bainha de mielina é um neurônio sem bainha de mielina?

O impulso nervoso salta pelos nódulos, não percorrendo as regiões com mielina. Nos neurônios sem bainha de mielina, o impulso nervoso percorre toda a membrana celular do neurônio, o que torna o processo mais lento.

Artigo anterior
Quais materiais uso para fazer uma coleta de micológico?
Artigo seguinte
Quanto de água usar para o Tordon?