Qual é a função da matéria orgânica para o solo?

Perguntado por: Júlia Daniela Pinto de Rocha  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (27 avaliações)

A matéria orgânica desempenha uma função primordial no solo, pois possibilita melhorias de estrutura e aeração, retenção de umidade, incorporação de nutrientes como nitrogênio, enxofre e outros, além do aumento do tamponamento do solo.

Qual a função da matéria orgânica do solo?

A matéria orgânica do solo desempenha um papel fundamental na manutenção das funções do solo, dada a sua influência na estrutura e estabilidade do solo, retenção de água, biodiversidade e como fonte de nutrientes para as plantas (fig. ... A ela também se deve o facto de o solo ser um importante sumidouro de carbono.

Qual a importância da matéria orgânica para a qualidade do solo?

• Matéria orgânica ajuda a reter os nutrientes no solo

Através de algumas reações de decomposição realizadas pelos microrganismos do solo, nutrientes de vital importância, tais como potássio, manganês, cálcio, cobre, nitrogênio, zinco e ferro são imobilizados no solo.

Qual a relação da matéria orgânica com a agregação do solo?

(2010) mostraram que a relação da matéria orgânica com a agregação do solo pode ser avaliada por meio das substâncias húmicas, que são importantes no processo de formação e estabilização, devido sua ação cimentante, que possibilita a formação de agregados estáveis.

Qual a importância da matéria orgânica do solo em solos da região tropical?

Em geral, a função mais importante da matéria orgânica é a reserva de nitrogênio e outros nutrientes necessários para o crescimento das plantas e, por conseqüência, para a população humana.

Considerações gerais sobre a matéria orgânica do solo!

35 questões relacionadas encontradas

Como é formada a matéria orgânica do solos em regiões tropicais?

A decomposição inicial da matéria orgânica pela ação de cupins, ácaros e anelídeos e posteriormente por fungos e actinomicetos imobiliza inicialmente a MO que posteriormente com a mineralização disponibiliza nutrientes para as plantas.

Qual a importância da matéria orgânica do solo para as propriedades químicas físicas e biológicas do solo?

A matéria orgânica pode ajudar no aquecimento do solo, no suprimento de nutriente para as plantas, permite troca de gases, estabiliza a estrutura e aumenta permeabilidade. Os organismos do solo são responsáveis pelos processos de decomposição.

Quais principais fatores que influenciam a agregação do solo?

A agregação resulta das forças de aproximação e cimentação de partículas orgânicas e minerais no solo.
...
A agregação indica a condição do solo ou sua habilidade em relação a:
  • a aeração (entrada e saída do ar);
  • a infiltração da água;
  • a retenção de água e de nutrientes;
  • o desenvolvimento de raízes.

Quais são os principais fatores que influenciam a agregação do solo?

A matéria orgânica, os óxidos e os hidróxidos são agentes cimentantes, tanto das partículas primárias quanto das partículas secundárias do solo. Podem-se incluir, também, os ciclos de umedecimento e secagem como importante fator ambiental que interfere na agregação do solo (Carvalho, 1991 & Maltoni, 1994).

Qual a importância da agregação do solo?

Agregados são componentes da estrutura do solo e, portanto, de suma importância na manutenção da porosidade e aeração do solo, no crescimento das plantas e da população microbiana, na infiltração de água e no controle dos processos erosivos (Oades, 1984; Dexter, 1988).

Qual a importância da matéria orgânica presente no solo no crescimento das plantas?

A matéria orgânica desempenha uma função primordial no solo, pois possibilita melhorias de estrutura e aeração, retenção de umidade, incorporação de nutrientes como nitrogênio, enxofre e outros, além do aumento do tamponamento do solo.

Qual a importância da matéria Inorganica?

As plantas se desenvolvem melhor em solo assim, tornando-o propício para a agricultura. O solo inorgânico tem em sua formação a matéria inorgânica, que são os minerais formados pela separação de partes de rochas. ... Não são solos apropriados para se plantar, já que os vegetais não costumam sobreviver ali.

Qual a importância da matéria orgânica e das argilas para a fertilidade do solo?

Partículas de argila aumentam a estabilidade dos substratos orgânicos e a biossíntese microbiana, de forma que em solos mais argilosos há maior proteção da matéria orgânica, pela formação de complexos organo-minerais, o que resulta em acúmulo da matéria orgânica com o aumento no teor de argila.

Como atua a matéria orgânica no solo?

• Matéria orgânica atua como um “poder tampão”

Por proporcionar húmus para o solo, que por sua vez fornece estabilidade no pH, a flora que vive nesse ambiente também pode se estabilizar e se desenvolver, visto que não precisará se preocupar com alterações bruscas. Esse é o famoso “poder tampão” que protege essas áreas.

Qual é a matéria orgânica?

A matéria orgânica é definida biologicamente como matéria de origem animal ou vegetal e geologicamente como compostos de origem orgânica, encontrados sob a superfície do solo. Os papéis, que são feitos com fibra vegetal, também são considerados matéria orgânica, porém, trataremos dele separadamente.

Quais são os principais constituintes da matéria orgânica do solo?

No solo, a presença da matéria orgânica pode ser dividida em três constituintes: biomassa viva de microorganismos, resíduos frescos e parcialmente decompostos, e húmus (matéria orgânica em estágio de decomposição avançado). A principal fonte de matéria orgânica para o solo tem origem vegetal.

Como é formado os agregados do solo?

Os agregados do solo são formados pela união de partículas orgânicas e minerais. Uma boa agregação promove maior infiltração e retenção de água, diminui a ocorrência de processos erosivos e facilita o desenvolvimento das plantas.

Quais os fatores que afetam o rompimento dos agregados do solo?

Práticas que prejudicam a agregação do solo

Por exemplo, o revolvimento, que deteriora os agregados e tira a proteção da matéria orgânica e organismos. O uso sem controle de substrato e a queima de palha após o ciclo do cultivo também pode ser um responsável por prejudicar a agregação do solo.

O que são estruturas do solo agregados?

A estrutura do solo é definida pela maneira como são montadas partículas individuais de areia, silte e argila. Partículas únicas quando montadas aparecem como partículas maiores. Estes são chamados agregados.

Quem é responsável pela formação de agregados no solo?

Os agregados do solo são resultados de diversos processos biológicos, físicos e químicos que, juntos, promovem a união de partículas. ... Daí a diferença dos “torrões” que são os principais sintomas de compactação do solo, estes são formados basicamente pela pressão exercida pelas máquinas agrícolas.

Quais prática de manejo favorecem o solo a aumentar a sua agregação?

Sistemas de manejo do solo com pastagem permanente ou em rotação com lavoura em plantio direto favorecem a formação de agregados estáveis de maior tamanho, em relação a sistemas apenas com lavouras ou com lavouras em rotação com pastagens em ciclos maiores que três anos.

Como podemos avaliar os agregados do solo?

Para a avaliação da qualidade física do solo são utilizados vários tipos de análises; um dos métodos mais empregados é a determinação da agregação do solo. Este procedimento analítico, de modo geral, é mais simples que outras determinações, tanto na coleta de amostras como nos procedimentos laboratoriais.

Qual a importância da matéria orgânica para as propriedades físicas do solo?

Essas modificações na matéria orgânica podem influenciar algumas propriedades físicas do solo, como limites de consistência (Smith et al., 1985), umidade ótima de compactação (Díaz-Zorita & Grosso, 2000) e estabilidade dos agregados (Munner & Oades, 1989).

Qual o efeito da matéria orgânica nas propriedades físicas do solo?

Indiretamente, a matéria orgânica interfere no comportamento físico do solo por seus efeitos sobre a agregação e consistência do solo, atuando na formação de agregados e, portanto, na distribuição do tamanho de poros, bem como na sua estabilidade.

Porque a matéria orgânica é tão importante no processo de recuperação de solos?

A matéria orgânica é importante, também, para aumentar a capacidade de troca catiônica (CTC), que é a capacidade que o solo tem de armazenar nutrientes para as plantas, tais como: cálcio, potássio e magnésio. Além disso, a matéria orgânica é capaz de fornecer nitrogênio, fósforo e enxofre para a nutrição das plantas.

Artigo anterior
Pode tomar vitamina C efervescente à noite?
Artigo seguinte
O que um homem tem que ter para ser bonito?