Qual é a função da giberelina?

Perguntado por: Ivo Telmo Branco de Nogueira  |  Última atualização: 21. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (72 avaliações)

As giberelinas são substâncias produzidas naturalmente pelas plantas e possuem diversas funções, como alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes. ... Entre as suas diversas funções, pode-se destacar o alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes.

Qual a principal função da giberelina?

O hormônio em questão atua principalmente no crescimento do caule e das folhas dos vegetais, regulando sua altura, sendo também importante no desenvolvimento dos frutos, na floração e no retardamento do envelhecimento dos tecidos vegetais.

Qual é o efeito da giberelina?

Giberelinas são hormônios produzidos nas raízes e folhas jovens de uma planta, com diversos efeitos sobre o funcionamento de um organismo vegetal, tais como: o alongamento celular, quebra da dormência das gemas presentes no caule, promoção da germinação e desenvolvimento dos primórdios foliares e frutos, contudo pouca ...

Qual é a função da auxina?

Hormônios que estimulam o alongamento celular das plantas

A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos.

O que é ácido abscísico e qual sua função?

O ácido abscísico é um hormônio encontrado em briófitas (com exceção das hepáticas), pteridófitas, vegetais superiores e fungos. Ele atua no retardamento do crescimento e desenvolvimento desses organismos.

Giberelinas

40 questões relacionadas encontradas

Qual é o papel do ácido abscísico no fechamento Estomático como ocorre?

O ABA atua reduzindo a pressão de turgor e, consequentemente, fechando o estômato. O fechamento dos estômatos está diretamente relacionado ao papel do ABA de responder a estresses. Ao fechar o estômato, a planta diminui a perda de água e, consequentemente, protege-a em casos de estresse hídrico.

Qual a função do ácido abscísico e por que ele é chamado de hormônio do estresse?

O ácido abscísico é conhecido por inibir a produção dessas enzimas, enquanto a giberelina promove. A elucidação da participação do ácido abscísico em respostas ao frio, salinidade e estresse hídrico levou a sua denominação como hormônio do estresse.

Quais são os efeitos fisiológicos causados pelas auxinas?

Dependendo de sua concentração, as auxinas podem ter diversos efeitos sobre a planta. Ela pode provocar o crescimento do caule, das folhas, das flores, das raízes e dos frutos, como também a abscisão foliar, a dominância apical, a formação de flores femininas, a partenocarpia, entre outras atividades.

Quais são os efeitos do Fitormônio auxina?

As auxinas apresentam efeitos notáveis em quase todas as etapas do desenvolvimento e crescimento vegetal. Atuam no desenvolvimento dos frutos e sua presença no ápice caulinar exerce uma forte inibição no crescimento das gemas laterais, mantendo-as dormente, efeito chamado de dominância apical.

O que estimula a produção de auxina?

A ação das auxinas nos vegetais é influenciada pela luz. A luz provoca a migração da auxina para o lado mais escuro ou sombreado da planta. Nessa região, a auxina promove o alongamento celular e crescimento vegetal.

Quais os principais efeitos das giberelinas nos frutos?

As giberelinas são substâncias produzidas naturalmente pelas plantas e possuem diversas funções, como alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes.

Como ocorre o transporte das giberelinas?

Apesar de a produção ocorrer no mesmo local, o transporte da giberelina é o inverso da auxina, ele é apolar, ou seja, ocorre sem a polarização. Ela é transportada pelo floema do ápice até a base. A ação das giberelinas é sobre o caule, promovendo o seu alongamento.

Qual o principal efeito que o ácido Giberélico tem em plantas como o copo deleite zantedeschia SP e a Atemoia Annona Atemoya )?

Qual o principal efeito que o ácido giberélico tem em plantas como o copo-de-leite (Zantedeschia sp) e a Atemóia (Annona atemoya)? Copo-de-leite (Zantedeschia sp) Induz o florescimento, garantindo aos floricultores aumentos de produção e rentabilidade.

Qual a principal função da Citocinina?

As citocininas (CKs), são compostos hormonais que são sintetizadas majoritariamente em meristemas apicais radiculares e transportadas via xilema para a parte aérea. Esse hormônio tem papel fundamental no controle das etapas da divisão celular nos tecidos vegetais e na quebra de dormência de gemas axilares.

Quais as principais funções da Citocinina *?

Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema.

Qual o papel das giberelinas no processo germinativo?

As giberelinas estimulam o crescimento do caule em plantas anãs. ... Quebra de dormência (algumas espécies); • Hidrólise e mobilização de reservas do endosperma; • Ativação do crescimento do embrião.

Qual o efeito de auxinas no crescimento de caules e de raízes?

As auxinas agem no crescimento do caule e da raiz promovendo o alongamento das células, não sua divisão. Entretanto, a sensibilidade das células à auxina varia de acordo com o tecido, e o caule é menos sensível que a raiz. Logo, a concentração ideal para o crescimento do caule poderá inibir o crescimento da raiz.

Como a auxina é ativada no Citosol?

No citosol, que possui um pH neutro, a forma dissociada predomina e os ânions de auxina saem das células via proteínas carreadoras de efluxos de auxina localizadas na parte basal da céllula denominadas Proteínas PIN. Como a membrana plasmática é menos permeável à forma IAA-, há uma tendência de acúmulo no citosol.

Como agem as auxinas nas células vegetais?

As auxinas atuam nos genes das células vegetais, estimulando a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, possibilitando a distensão das células. ... A gema apical, que atua no crescimento longitudinal do caule, produz auxina na superfície para inibie as gemas laterais, deixando-as dormentes.

Quais as principais auxinas naturais?

  • Cinco auxinas (endógenas) de ocorrência natural em plantas incluem os ácidos indolacético, cloroindolacético, fenilacético, indolbutírico e indolpropiônico. ...
  • Análogos de auxina sintética incluem ácido 1-naftalenacético, ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D), e muitos outros.

O que é auxina em plantas?

A auxina é um importante hormônio vegetal que atua regulando o crescimento e desenvolvimento da planta. É produzida em folhas jovens e primórdios foliares, sendo também encontrada em sementes, flores e frutos.

Qual é a ação que a auxina faz no movimento de tropismo *?

Quando ocorre em sentido contrário, é considerado como tropismo negativo. O tropismo é controlado pelas auxinas, hormônios vegetais. A auxina estimula o alongamento celular, controlando a direção do crescimento.

Quais hormônios estão envolvidos na entrada e na saída da dormência?

A dormência é relacionada com a produção de uma substância inibidora pelo embrião, em especial o ácido abscísico, e a ausência de um composto promotor, como o hormônio giberelina. Dessa forma, o balanço entre esses dois hormônios no interior das sementes poderá contribuir para a quebra da dormência.

O que são os estômatos?

Estômatos são estruturas presentes nas plantas que garantem a realização de trocas gasosas. Os estômatos estão presentes em maior quantidade nas folhas. ... Geralmente, o termo estômato é aplicado para se referir à fenda estomática (ostíolo) em associação com as células-guardas.

Qual é a vantagem da produção do hormônio ácido abscísico durante o inverno?

Ácido abscísico

É responsável pelo bloqueio do crescimento das plantas durante o inverno. Atua também na dormência de sementes, impedindo que germinem de forma prematura.

Artigo anterior
Quantos anos Jeff The Killer tem em 2020?
Artigo seguinte
Qual é o substantivo epiceno?