Qual é a função da galactose?

Perguntado por: Miguel Alves  |  Última atualização: 20. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (49 avaliações)

A galactose é um açúcar monossacarídeo, obtido a partir da hidrólise da lactose – o açúcar natural do leite. Sua função é puramente energética e é o principal carboidrato responsável pela formação do antígeno do grupo sanguíneo B.

O que é D-galactose?

Galactose é um açúcar monossacarídeo. ... A galactose é importante na síntese de lactose na glândula mamária em lactação, pois nesta ocorre uma condensação entre a glicose e a UDP-Galactose, originando lactose, numa reacção catalisada pela síntase da lactose.

O que a galactose pode causar?

Galactosemia significa que muita galactose se acumula no sangue. Este acúmulo de galactose pode causar complicações graves, como fígado aumentado, insuficiência renal, catarata nos olhos ou danos cerebrais.

Onde se encontra a galactose?

Os monossacarídeos são carboidratos de estrutura simples e são mais conhecidos como glicose, frutose e galactose. A glicose é encontrada no mel, na farinha e batatas; a frutose é encontrada nas frutas e a galactose é encontrada no leite e seus derivados.

Quais os sintomas da galactose?

Galactosemia
  • A galactosemia é causada pela falta de uma das enzimas necessárias para metabolizar o açúcar do leite.
  • Os sintomas incluem vômitos, icterícia, diarreia e crescimento anormal.
  • O diagnóstico toma por base exames de sangue e de urina.

BIOQUÍMICA | CARBOIDRATOS | Metabolismo da frutose e galactose

31 questões relacionadas encontradas

Quais os sintomas mais comuns nos primeiros dias de vida de pacientes com galactosemia?

Sintomas de Galactosemia
  • Irritabilidade.
  • Letargia.
  • Má alimentação.
  • Pouco ganho de peso.
  • Pele e olhos amarelados (icterícia)
  • Náuseas e vômito.
  • Hipoglicemia.
  • Ascite.

Quais os efeitos Bioquimicos da galactosemia?

galactosemia clássica é uma doença metabólica hereditária caracterizada pela deficiência de galactose-1-fosfato uridiltransferase, que provoca deterioração neurológica progressiva, cataratas e alterações nos aparelhos digestivo e renal.

Quais os alimentos que contêm galactose?

A galactosemia é a intolerância à galactose, ou seja, o açúcar monossacarídeo (carboidrato) presente em alimentos como leite e seus derivados, grão-de-bico e carnes vermelhas. Essa é uma condição metabólica hereditária que consiste na falta das enzimas necessárias para metabolizar a substância.

Onde são encontrados os monossacarídeos?

Os monossacarídeos, também conhecidos como carboidratos simples, estão presentes em frutas, legumes, cereais e funcionam como importantes fontes de energia. Para ter uma dieta saudável - e garantir o bom funcionamento do corpo - é de suma importância incluí-los na alimentação.

Onde se encontra os dissacarídeos?

Os dissacarídeos são carboidratos encontrados em muitos alimentos e são frequentemente adicionados como adoçantes. A sacarose, por exemplo, é o açúcar de mesa e é o dissacarídeo mais comum que os humanos comem. Também é encontrado em outros alimentos, como beterraba.

O que é intolerância a galactose?

Galactosemia consiste na deficiência do organismo em metabolizar a galactose. De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, a galactosemia ocorre da mesma forma que outras intolerâncias. Ou seja, o organismo tem dificuldade de quebrar e digerir certa substância (neste caso, a galactose).

Porque a galactose Apresenta-se aumentada na urina?

A detecção de galactose na urina é resultante da galactosemia. Trata-se de uma condição genética em que ocorre deficiência das enzimas galactose-1-fosfato-uridil-transferase ou da galactoquinase, não havendo conversão da galactose ingerida à glicose, acarretando no seu acúmulo e conseqüente galactosúria.

O que é glicose e galactose?

Galactose é um açúcar C6H12O6 menos solúvel e menos doce que a glicose, que pertence aos carboidratos simples. A galactose é composta pelos mesmos elementos que a glicose, mas tem um arranjo diferente de átomos. Origem do nome: do grego gala = leite e -ose, que denota açúcar.

O que é Monossacarideos dê exemplos?

→ Monossacarídeos: São os compostos mais simples e que não podem ser hidrolisados. Sua estrutura é uma cadeia de carbono linear e simples. Como exemplo, podemos citar a glicose, frutose e galactose. ... Os monossacarídeos podem ser classificados de acordo com o número de carbonos que possuem.

O que é um Desoxiaçúcar?

Os desoxiaçúcares resultam da substituição de um grupo oxidrilo de um monossacarídeo por um átomo de hidrogénio; recebem o prefixo desoxi, antecedido pelo algarismo de posição.

Onde se encontra a maltose?

Maltose é encontrada em vegetais, e tem função energética. É também chamada de açúcar de malte de cereais. A maltose é o principal componente do malte, usado na fabricação de cerveja e pães doces e salgados e outros alimentos.

Quem são os monossacarídeos?

Os monossacarídeos são os compostos mais simples de carboidrato, possuindo entre três e sete carbonos. São monômeros, ou seja, não podem ser hidrolisados. Geralmente possuem gosto adocicado e são sempre solúveis em água. Os mais conhecidos popularmente são as pentoses e hexoses.

Qual é o principal monossacarídeos absorvido?

O processo de absorção dos carboidratos ocorre no intestino após a transformação dos açúcares em monossacarídeos chamados de glicose, frutose e galactose. Essas moléculas são absorvidas pelo enterócito (célula epitelial do intestino) sob transportadores específicos. ... Já a frutose é absorvida de forma diferente.

Quem tem intolerância à lactose pode consumir a galactose?

Uma pessoa que tem intolerância à lactose não consegue processar no seu organismo o açúcar do leite e dividi-lo em glicose e galactose. Porém pode consumir os outros componentes do líquido, como a gordura e a proteína. Quem é alérgico não pode entrar em contato com a proteína do leite.

Quem tem intolerância a frutose pode comer o quê?

Alguns dos alimentos que estão liberados para quem tem intolerância à frutose são:
  • Lácteos: Leite, manteiga, margarina, queijo e iogurte natural;
  • Adoçantes: Glicose ou qualquer adoçante que não contenha frutose, sacarose ou sorbitol.
  • Vegetais: Brócolis, aipo, alface, espinafre, acelga, cogumelos e alcachofras.

Quais são os alimentos que contêm glicose?

A glicose é do grupo de açúcares simples (chamados monossacarídeos). Ele é transportado pela corrente sanguínea e usado como fonte de energia. As principais fontes de glicose são: frutas, milho doce, xarope de milho, arroz, batata e mandioca.

Qual enzima está ausente na galactosemia?

Galactosemia do Tipo 1: é a forma mais comum e mais grave. É causada pela deficiência da galactose-1-P uridil transferase (GALT). A ausência completa dessa enzima é denominada galactosemia clássica, mais comumente conhecida apenas pelo termo “galactosemia”.

O que é galactosemia e seu mecanismo de ação?

A galactosemia é uma doença autossômica recessiva, ocasionada pela deficiência de qualquer enzima da via de degradação da galactose no organismo e é caracterizada pelo aumento da concentração plasmática de intermediários do metabolismo da galactose (BRASIL, 2015, 2018).

O que é a Tirosinemia?

A tirosinemia é causada pela falta da enzima necessária para metabolizar o aminoácido tirosina. Os sintomas incluem deficiência intelectual, doença hepática e renal e fluidos corporais que têm odor de repolho cozido. O diagnóstico se baseia em um exame de sangue.

Artigo anterior
Qual o limite do Imposto de Renda 2021?
Artigo seguinte
Qual a classificação dos ossos do crânio?