Qual é a função da eletiva?

Perguntado por: Ângelo Cardoso  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (68 avaliações)

O foco da eletiva é ampliar os conhecimentos dos alunos sobre si e o outro, a partir de características culturais de dois povos (indígena e africano) que contribuíram para formação do povo brasileiro.

Qual é o objetivo das eletivas?

“A ideia da Eletiva é que o aluno use aquele conhecimento para o resto da vida, além de se interessar pelo diferente, conhecer novos rumos e alterar seu projeto de vida. Ela ajuda a mostrar caminhos diversos e novas possibilidades de atuação”, avalia Rossieli Soares, secretário da Educação.

O que é a disciplina eletiva?

Definem-se como disciplinas eletivas as disciplinas de livre escolha do aluno, respeitando-se suas reais necessidades e interesses (art. 2º da Res. 57/2000).

Quais são as habilidades das eletivas?

As habilidades a serem desenvolvidas na eletiva são os quatro pilares (aprender a fazer; conviver; conhecer; ser); desenvolver o protagonismo autêntico nos estudantes além dos três eixos; excelência acadêmica, competência para o século XXI e formação de valores.

O que pode ser trabalhado na eletiva?

Eletivas de processos criativos
  • criatividade;
  • resiliência;
  • liderança;
  • empatia;
  • ética;
  • gestão do tempo;
  • trabalho em equipe;
  • resolução de problemas;

Eletivas - Tudo o que você precisa saber.

38 questões relacionadas encontradas

Como trabalhar disciplinas eletivas?

Invista em disciplinas que utilizem recursos tecnológicos

Nesse sentido, na hora de criar as disciplinas eletivas, é altamente recomendado acrescentar no seu planejamento ferramentas e conceitos tecnológicos que estejam presentes na vida dos estudantes, agreguem praticidade e incentivem a sua criatividade.

Quem pode dar aulas eletivas?

3 - As aulas de ELETIVAS podem ser atribuídas para um mesmo docente até no máximo a metade da quantidade de turmas de Eletivas que a escola possui no mesmo turno, desde que seja garantida a possibilidade de escolha por parte dos alunos em turmas de mesmo ano/série ou ano/série próximo (podem ser reenturmados: 6º com 7º ...

Quais as principais habilidades trabalhadas no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das aulas de eletivas?

Competências a serem desenvolvidas:

Pensamento crítico e criatividade; Empatia, colaboração, responsabilidade e cidadania; • Elaboração e gestão de projetos; • Abertura a novas experiências.

Quais são as habilidades desenvolvidas?

"As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.

Quais são as habilidade?

Confira a seguir 15 habilidades e competências que podem fazer toda a diferença na sua carreira neste momento.
  • Comunicação. ...
  • Foco em resultados. ...
  • Liderança. ...
  • Autonomia. ...
  • Mão na massa. ...
  • Pensamento de dono. ...
  • Inteligência emocional. ...
  • Flexibilidade e capacidade de se adaptar a mudanças.

Qual a diferença entre disciplinas eletivas e optativas?

As disciplinas obrigatórias são imprescindíveis para a formação, enquanto que as eletivas são obrigatórias porém podem ser escolhidas pelo aluno entre uma ampla opção; as únicas disciplinas que não são obrigatórias são as optativas, mas o aluno pode cursá-las como forma de ampliar seus conhecimentos.

O que são as eletivas no novo ensino médio?

O objetivo das Eletivas é complementar a formação do estudante com experiências enriquecedoras e conhecimentos específicos. Elas também visam dar mais autonomia ao estudante, que poderá escolher qual eletiva cursar de acordo com os seus projetos de vida e suas afinidades.

O que são as eletivas do novo ensino médio?

Disciplinas eletivas, no Novo Ensino Médio, são elementos que compõem os itinerários formativos. Isso quer dizer que além de optar por um itinerário, o aluno também poderá ter algumas opções de escolha dentro dele, personalizando ainda mais a sua jornada. Ou seja, é a flexibilidade dentro da própria flexibilidade.

Quais são suas maiores habilidades?

Entre as principais habilidades profissionais, podemos citar:
  • ter boa comunicação;
  • saber trabalhar em equipe;
  • ter controle emocional;
  • ser diplomata;
  • saber liderar;
  • ser inovador e criativo;
  • ter resiliência;
  • saber construir pensamentos lógicos e críticos;

Quais habilidades desenvolvidas na educação infantil?

Quais habilidades podem ser desenvolvidas na educação infantil?
  • Desenvolvimento cognitivo.
  • Desenvolvimento social e emocional.
  • Desenvolvimento da fala e da língua.
  • Desenvolvimento de habilidades físicas e motoras.

Como descrever habilidades?

O segredo para descrever habilidade profissionais no currículo é inserir informações validadas.
...
O mais comum é fazer uma lista simples:
  1. competências e habilidades.
  2. proatividade;
  3. boa comunicação;
  4. autoconfiança;
  5. capacidade de aprender.

Quais são as habilidades socioemocionais Bncc?

Quais as competências socioemocionais BNCC?
  1. Autoconsciência. ...
  2. Autogestão. ...
  3. Consciência social. ...
  4. Habilidades de relacionamento. ...
  5. Tomada de decisão responsável.

O que são habilidades socioemocionais Bncc?

Na perspectiva educacional, as competências socioemocionais têm o objetivo de desenvolver atitudes e comportamentos nos alunos capazes de fazê-los lidar, de maneira eficaz e ética, com os desafios e situações cotidianas. Elas cobrem, basicamente, 5 campos principais.

Quais são as habilidades socioemocionais?

Quais as principais competências socioemocionais?
  • Empatia. A empatia, o ato de ser empático, é uma habilidade muito importante na sociedade e no mercado de trabalho. ...
  • Foco e responsabilidade. ...
  • Saber lidar com o estresse e a pressão. ...
  • Criatividade. ...
  • Resoluções de problemas mais rapidamente. ...
  • Se tornam ótimos líderes.

Quem pode dar aulas de Projeto de vida?

Para ministrar as aulas desse componente, é obrigatório o curso de Formação em Projeto de Vida. Caso você ainda não o tenha realizado, ainda é possível realizar sua inscrição e começar agora.

Quem pode participar da atribuição de aulas?

Podem se inscrever para o processo docentes efetivos e não efetivos (P,N,F); docentes com contrato ativo (categoria O) e candidatos à contratação inscritos no Processo Seletivo Simplificado – Banco de Talentos 2021.

Quem pode dar aula de ciências da natureza?

Licenciatura Interdisciplinar

No Ensino Médio pode ser professor de física, química ou biologia. Também usa seus conhecimentos para ocupar cargos em espaços não formais de ensino, como centros de ciências, museus, observatórios, parques, jardins botânicos e institutos de pesquisa, entre outros.

Como trabalhar a disciplina projeto de vida?

Para incentivar o estudante a desenvolver um projeto de vida na escola é preciso promover conversas sobre o tema, fazendo-o refletir sobre o assunto. Vale abrir as perguntas sobre o futuro, indo além das aspirações profissionais.

Qual a diferença entre itinerário formativo e eletivas?

Ou seja, os itinerários formativos são compostos pelas disciplinas eletivas, mas também por outros elementos. Além disso, embora o componente curricular Eletivas faça parte da carga horária do Itinerário Formativo, as Eletivas continuarão sendo de livre escolha dos estudantes, como o são hoje.

Quais são as disciplinas do novo ensino médio?

São eles: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; E, no mínimo, 1.200 horas são flexíveis e ficarão reservados para a Formação Técnica e Profissional.

Artigo anterior
Quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos?
Artigo seguinte
O que é NBR 17505?