Qual é a função básica do switch na camada 2?

Perguntado por: Eduardo Duarte Ramos de Correia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (9 avaliações)

As três funções básicas de um switch camada-2 ou switch L2 são: Aprender os endereços MAC de origem dos hosts conectados às suas portas. Encaminhar ou filtrar quadros com base no endereço MAC de destino do quadro recebido em uma porta. Evitar loops de camada-2 com o protocolo Spanning-tree ou STP.

Qual a função de switch?

Um switch é um dispositivo que simplesmente conecta todos os elementos da sua rede. Ele atua como ponte ou unidade de controle para que computadores, impressoras, servidores e todos os outros tipos dispositivos possam se comunicar.

O que é a camada 2?

A Camada 2, também conhecida como Camada de Enlace de Dados, é o segundo nível do modelo de referência de OSI de sete camadas para design de protocolo de rede. A Camada 2 é equivalente à camada de enlace (a camada mais baixa) do modelo de rede TCP/IP.

Qual a diferença entre switch layer 2 e layer 3?

Porém, não está de todo correta também ? ! Switches são switches. Fazem a comutação de frames (L2) via hardware. Switches L3, além de fazerem a comutação de frames, podem fazer também a comutação de pacotes, e também via hardware.

Qual a função da interface vlan no switch de camada 2?

O conceito de VLAN (Rede de Área Local Virtual) abstrai a ideia da rede de áre local (LAN), promovendo a conectividade entre os links de dados para uma sub-rede. Um ou mais switches de rede permitem oferecer suporte a várias VLANs independentes, criando implementações de sub-redes na camada 2 (link de dados).

Switches de Camada 2 e VLANs

33 questões relacionadas encontradas

Qual a principal função de uma VLAN?

Hoje em dia, a principal razão para se implementar VLANs é a segurança entre aplicações (usuários, telefonia, vigilância, etc.), camadas de rede (usuários, servidores, storage, etc.) e departamentos (vendas, RH, administração, etc.).

O que é um switch VLAN?

Uma rede local virtual, normalmente denominada de VLAN (Virtual Local Area Network), é uma rede logicamente independente. Várias VLANs podem coexistir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados.

O que é um switch que opera em camada 2 ou 3?

O switch layer 3 trabalha na camada 3 do modelo OSI, que é a camada de rede. É na camada de rede aonde fica o protocolo TCP/IP tanto na versão 4 como na versão 6. ... Como esse tipo de switch trabalha nas duas camadas, ele continua tendo a sua tabela MAC. Entretanto, além disso ele também possui uma tabela de roteamento.

O que significa dizer que um switch e Layer 2?

Ser um Switch L2 significa que ele atua na camada de Enlace do Modelo OSI e faz o encaminhamento utilizando os Frames ou Quadros de camada-2. Basicamente aprendendo os endereços MAC de origem dos quadros que estão trafegando em suas portas e guardando em uma tabela de endereços MAC.

Quais as características da camada 2?

Camada 2 - Enlace ou Ligação

Dessa forma, as camadas superiores podem assumir uma transmissão praticamente sem erros. Esta camada também controla o fluxo que os dados são transmitidos. Nesta camadas que são definidas as tecnologias como as VLans, ou topologias como a Token ring, ou a ponto-a-ponto.

O que é a 4 camada?

A quarta camada é o mundo da afetividade infantil, onde a afetividade é necessária para que se tome qualquer decisão. Para aqueles que estão na camada quatro, o motor de suas ações é: “fulano de tal gosta de mim ou não?”. É o desejo de ser amado. É onde nada pode existir a menos que alguém te ame.

Quais são as três partes de todos os quadros da camada 2?

Um quadro é composto por três partes: cabeçalho, dados e fecho.

Qual a diferença entre switch e Roteador?

Um switch vai ser o responsável pela comunicação entre os seus dispositivos na sua rede privada. Já o roteador, vai ser o responsável por gerenciar o acesso dos seus dispositivos a sua internet.

Como funciona o switch internet?

Assim como o hub, um switch é responsável por conectar vários computadores em uma mesma rede local de computadores (LAN). O grande diferencial, aqui, é que o switch mantém uma tabela com os endereços MAC de cada computador conectado a ele e sua respectiva porta.

O que é um switch Layer?

Os Switches Layer 3 (também conhecidos como Switches Camadas 3) são importantes em redes que fazem o uso de VLANs. ... Apenas de terem a mesma funcionalidade básica, chamamos de roteador o equipamento que conecta toda a rede à Internet, e chamamos de switch layer 3 o equipamento que interconecta as VLANs.

Como funciona um switch Layer 3?

Simplificando, um switch de camada 3 combina a funcionalidade de um switch e um roteador. Ele atua como um comutador para conectar dispositivos que estão na mesma sub-rede ou LAN virtual à velocidade da luz e possui inteligência de roteamento IP incorporada para dobrar como roteador.

Quais são os tipos de switch?

Os switches podem ser classificados em Gerenciáveis e Não-Gerenciáveis: Não-Gerenciável: Sem opções ou interfaces de configuração. Geralmente usados em pequenos ambientes SOHO. Gerenciável: Possuem opções para alterar o modo de funcionamento do dispositivo.

Qual camada do switch?

Switches são dispositivos da camada 2. Comparado aos roteadores os switches tendem a ser mais simples. Eles suportam um número limitado de protocolos e tipos de interfaces.

Como configurar um switch com VLAN?

Para criar novas VLANs basta utilizar o comando “vlan num-vlan” em modo de configuração global, sendo que o “num-vlan” é o numero ou ID da VLAN que você deseja criar. Opcionalmente você pode utilizar o comando “name” e dar um nome para VLAN criada.

Qual a diferença de LAN e VLAN?

Existem diferenças importantes entre a LAN e a VLAN, como a LAN funciona em um domínio de broadcast único, enquanto a VLAN funciona em um domínio de broadcast múltiplo. A VLAN pode combinar a estação final com requisitos semelhantes, independentemente de sua localização física, o que não é possível no caso da LAN.

O que é uma VLAN e quais as suas vantagens?

A VLAN é um protocolo usado para organizar vários dispositivos dentro de uma rede física única sem precisar fazer mudanças físicas na infraestrutura, que são mais caras e demoradas. O termo VLAN significa “Virtual LAN”, sendo que LAN se refere a “Local Area Network” (“rede local”, em tradução livre).

Quais são as principais funções de um roteador?

Roteadores são aparelhos usados para estabelecer conexões em redes de computadores. Ele é o grande responsável por encaminhar informações em pacotes de dados, traçando as melhores rotas na hora de conectar dispositivos com a internet sem fio, popularmente conhecida como Wi-Fi.

Qual a necessidade das VLANs e como podem ser divididas?

As VLANs agrupam protocolos diferentes em redes, além dos benefícios, que possibilitam a divisão da rede em vários segmentos, mesmo se a estrutura física for a mesma, os dispositivos de rede são separados logicamente.

Artigo anterior
Quando foi descoberta Bacia de Campos?
Artigo seguinte
Como criar um dicionário em Python?