Qual é a finalidade da utilização de aparelhos de apoios de Elastomero?

Perguntado por: Catarina Benedita Borges  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (17 avaliações)

Os aparelhos de apoio de elastômero TOP TEC, quando aplicados em lajes, devem permitir a livre movimentação dos elementos da alvenaria estrutural, evitando que o trabalho da laje provoque fissuramento na edificação.

Para que servem os aparelhos de apoio em pontes?

Pontes e viadutos têm um dispositivo fundamental em suas estruturas: o aparelho de apoio, que faz a vinculação entre elementos como vigas e pilares, permitindo sua movimentação natural.

Qual é a finalidade da utilização de neoprene em estruturas de concreto armado?

Os aparelhos de apoio de neoprene são constituídos por elastômeros vulcanizados, podendo ser simples ou fretados. Possuem grande utilização na execução de pontes, viadutos e passarelas atuando como ligação flexível entre as peças de concreto pré-moldado.

O que são aparelhos de apoio e como deve ser feita a substituição?

Os aparelhos de apoio são elementos de vinculação que associam as peças estruturais e permitem as mobilidades relativas previstas entre estas que podem ser, conforme o caso, translação, rotação ou ambas.

Quais os principais aspectos que devem ser levados em consideração no projeto dos aparelhos de apoio?

De acordo com o DNIT (2010), os aparelhos de apoio devem transmitir as cargas da superestrutura a mesoestrutura e permitir movimentos oriundos de retração, dilatação ou contração térmica e uso da estrutura. Além de permitir rotações provocadas pelo uso da OAE.

Aparelhos de Apoio - Prof. Thasso Collins

18 questões relacionadas encontradas

O que são aparelhos de apoio?

Aparelhos de apoio são elementos fundamentais à movimentação natural existente em algumas estruturas. São necessários para atender às condições de estabilidade e movimentação previstas em projetos ao longo de toda a vida útil destas estruturas.

Qual a melhor solução em fundações para pontes em solos muito densos e com possíveis movimentações?

Estacas de Aço Estacas de Concreto Pré-moldadas Estacas de Defensa Estacas de Concreto Moldadas in loco Estacas de Madeira Explicação: Em solos muito densos e com possíveis movimentações, as estacas de aço oferecem, pela sua grande resistência à flexão, a melhor solução em fundação para Pontes.

O que é neoprene construção civil?

Assim, o neoprene fretado construção civil é um apoio laminado que é totalmente desenvolvido por meio da borracha neoprene, que possui características benéficas da matéria-prima, como a elevada resistência à intempéries, à agentes químicos, ao ozônio, entre outros.

O que é neoprene na construção civil?

Conhecidos por sua grande utilidade na indústria da construção civil, o neoprene fretado, também chamado de apoio de neoprene, é um resistente elastômero de borracha de policloropreno. Essa característica dá ao material uma capacidade de manter seu padrão mesmo sob forte pressão ou impacto.

O que é neoprene fretado?

Fabricado em borracha NEOPRENE e com inserções de chapas de aço, é um material que atende altas cargas, permitindo sua aplicação na construção civil. É bastante utilizado na construção de viadutos, passarelas, pontes ferroviárias e rodoviária.

O que é o neoprene e como ele é utilizado para evitar patologias?

Impermeabilidade. Além de isolante térmico o tecido neoprene pode ser usado em solas de sapatos, lancheiras e até correias por ser impermeável. Por conta de ser um tecido emborrachado o neoprene não suga ou comprime a água. É o material ideal para oferecer aos seus clientes um produto de qualidade e flexível.

Qual é a função das juntas de dilatação?

Juntas de dilatação são os elementos aplicados nos tabuleiros de pontes e viadutos para vedar as fendas que permitem a movimentação das estruturas (Checubus/Shutterstock.com) As juntas de dilatação são componentes construtivos essenciais para garantir a integridade e a durabilidade de pontes e viadutos.

Quais são as características de uma ponte de concreto armado?

ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO: ESSAS PONTES, EM GERAL, TÊM ALTURA CONSTANTE E SÃO EXECUTADAS EM CONCRETO ARMADO OU PROTENDIDO. POR OUTRO LADO, AS VIGAS PRINCIPAIS PODEM SER OU NÃO PRÉ-MOLDADAS. COMO REFERÊNCIA, PODEMOS DIZER QUE PARA VÃOS ATÉ 25 METROS EM CONCRETO ARMADO, A ESTRUTURA SERÁ MAIS ECONÔMICA.

Como são classificados os aparelhos de apoio?

São os que permitem apenas o deslocamento vertical São os que permitem apenas a rotação e o deslocamento vertical São os que permitem apenas o deslocamento horizontal Explicação: Quanto ao grau de liberdade, os Aparelhos de Apoio classificados como fixos são os que permitem apenas a rotação.

O que são a infraestrutura das pontes?

Conjunto de elementos estruturais, geralmente localizados na porção inferior da estrutura de uma ponte, que são responsáveis pela transmissão dos esforços da mesoestrutura para o solo.

O que é articulação freyssinet?

A Articulação Freyssinet é uma articulação fixa de concreto que consiste em uma redução de seção da peça a articular; tem, em geral, 2 cm de altura e deve trabalhar com tensões elevadas, visando atingir a plastificação.

O que é o Neoprene?

O tecido Neoprene é composto por uma borracha sintética — pode ser mais fina do que nas roupas de mergulho — que recebe tratamento de malha, sendo adaptado às necessidades da rotina. O Neoprene dá um toque suave e ajuda a malha obter mais elasticidade do que já possui.

Qual a função da roupa de Neoprene?

O Neoprene é a combinação de uma fatia de borracha expandida sob alta pressão e temperatura, revestida de tecido dos dois lados ou de apenas um. Suas principais características são: flexibilidade, elasticidade, resistência e proteção térmica.

Qual a fundação ideal para cada tipo de solo?

Dessa forma, é aconselhável realizar um estudo do solo aplicando a geofísica, para saber exatamente qual fundação utilizar. Porém, normalmente as fundações rasas são as mais utilizadas nesses tipos de solo, sendo que caso seja necessário reforçar as sapatas, o uso dos radiers é recomendado.

Qual das fundações rasas melhor se aplica em solos com a presença de água?

A solução mais adotada é a fundação profunda. “Nos locais onde o lençol freático é elevado, o solo apresenta baixa resistência nas camadas mais próximas à superfície e maior resistência nas regiões mais profundas”, justifica Thelma Kamiji, engenheira geotécnica e consultora de projetos na Fral Consultoria.

Qual tipo de fundação para solo com água?

As fundações DIRETAS PROFUNDAS, ultrapassam os parâmetros das fundações rasas, e são caracterizadas pelo utilização de TUBULÕES. Os TUBULÕES são construídos em locais com solos de resistência baixa ou que apresentam abundância de água. Muito utilizado em fundações dentro de água como o exemplo de pontes.

Quais as propriedades fundamentais de uma ponte?

, velocidade, conforto e capacidade do tráfego, governando características da ponte tais como a seção transversal do tabuleiro, alinhamento horizontal e vertical, e sistemas de drenagem, iluminação e de proteção ao tráfego.

São elementos de uma ponte?

Elementos de uma ponte: infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura. A infraestrutura ou fundação é a parte da ponte constituída por elementos que se apoiam no terreno de implantação (rocha ou solo), recebendo as cargas ou os esforços da mesoestrutura e transmitindo-os para o terreno.

Como é a estrutura de uma ponte?

Ela é composta por uma estrutura horizontal que tem um suporte em cada extremidade. Outros suportes, chamados pilares, podem dar apoio à ponte ao longo de sua extensão. Uma tábua ou tronco ligando as duas margens de um riacho é a forma mais básica desse tipo de ponte.

Qual importância das juntas de dilatação na construção civil?

Quando não há juntas para dilatação, o piso começa a apresentar fissuras e rachaduras. A importância maior das juntas de dilatação, porém, é na estrutura. Movimentações não controladas podem comprometer a segurança estrutural e por isso em todo bom projeto elas são devidamente dimensionadas e previstas.

Artigo anterior
Qual a diferença entre diesel S10 e diesel S10 aditivado?
Artigo seguinte
Como calcular a variância de uma amostra no Excel?