Qual é a filosofia da religião?

Perguntado por: Fabiana Raquel Nogueira Cunha Faria  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (48 avaliações)

A filosofia da religião é uma das divisões da filosofia. Tem por objetivo o estudo da dimensão espiritual do homem desde uma perspectiva filosófica (metafísica, antropológica e ética), indagando e pesquisando sobre a essência do fenômeno religioso.

O que é a filosofia da religião?

A religião é o inverso da filosofia, se baseia na fé, acreditar em algo na qual não se pode comprovar, na crença inabalável de ensinamentos impostos por revelações divinas, o que leva à rotinas e dogmas.

Como surgiu a filosofia da religião?

A expressão "filosofia da religião" surgiu a partir do século XIX, corresponde a parte da filosofia que focaliza em examinar racionalmente as explicações religiosas. ... E, todas as investigações filosóficas e científicas partiam do pressuposto de que a verdade já tinha sido revelada pelo próprio Deus.

Qual o papel da filosofia na religião?

A filosofia da religião examina questões como a dimensão espiritual apresentada pelo homem do ponto de vista da filosofia. Além disso, avalia e interpreta as várias práticas e eventos religiosos que estão associados ao homem.

Quando surgiu o conhecimento religioso?

O conhecimento religioso é sustentado pela fé religiosa, ou seja, a crença de que todos os fenômenos acontecem pela vontade de entidades ou energias sobrenaturais. Por esse motivo, o conhecimento religioso apresenta explicações dogmáticas que não podem ser refutadas.

Filosofia da religião

17 questões relacionadas encontradas

Qual foi o motivo do surgimento da filosofia?

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.

Quais as causas do surgimento da filosofia na Grécia antiga?

A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas. ... Essas características eram: poesia, religião e condições sociopolíticas.

Qual é o principal objetivo da filosofia?

Portanto, a filosofia tem por objetivo formular conceituamente problemas que interessam ao pensar de hoje e investigar as diferentes formas de conceitos envolvidas, desenvolvendo uma maneira peculiar e Page 2 geral de interrogar-se sobre a verdade das palavras, das coisas e do ser.

Quais as principais condições que marcaram o surgimento da filosofia?

A política, valorizando o humano, o pensamento, a discussão, a persuasão e a decisão racional, valorizou o pensamento racional e criou condições para que surgisse o discurso ou a palavra filosófica.

Que condições histórica permitiu o surgimento da Filosofia marque a alternativa correta?

- O uso da moeda para as trocas comerciais que antes eram realizadas entre produtos. Isso também favoreceu o pensamento abstrato, já que o valor agregado aos produtos dependia de uma certa análise sobre a valoração; - A invenção do alfabeto e o uso da palavra é também um acontecimento peculiar.

Quais são as principais características da Filosofia?

A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico. Outras vezes, utiliza-se de novas perspectivas próprias de cada pensador e de cada trabalho filosófico desenvolvido.

São algumas condições históricas para o surgimento da Filosofia exceto?

São algumas condições históricas para o surgimento da filosofia, EXCETO: Viagens marítimas. Invenção do calendário. Surgimento da escrita alfabética.

Qual era o principal objetivo da filosofia de Sócrates?

Para Sócrates, o objetivo principal de toda a reflexão é o conhecimento da verdade. Para Platão, o conhecimento da verdade só poderia ser adquirido pelo desenvolvimento de ideias. Finalmente, para Aristóteles, as ideias deveriam sempre obedecer a um raciocínio lógico.

O que permite a filosofia?

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

Quais são os objetos de estudo da Filosofia?

Os objetos da Filosofia são vários: "a vida moral" (Ética), "o conhecimento" (Epistemologia), "a arte" (Estética), "a essência" (Ontologia ou Metafísica), "a linguagem" (Filosofia Analítica).

Como surgiu o conhecimento teológico?

O conhecimento teológico, ou religioso, é baseado na fé religiosa. Assim, acredita-se que a religião é a verdade absoluta e possui todas as explicações para os mistérios que rondam a mente humana. ... Desse modo, o conhecimento teológico é infalível e exato, pois se trata de uma verdade sobrenatural.

O que é o conhecimento religioso?

O conhecimento religioso compartilha como os outros tipos de conhecimentos o objetivo de explicar o universo em sua formação e em sua totalidade. No entanto, a particularidade do conhecimento religioso é se embasar na fé e na crença nos textos sagrados e nas revelações divinas.

Quais são as 5 características do conhecimento religioso?

Resposta correta: O conhecimento religioso caracteriza-se por ser um conhecimento valorativo, inspiracional, sistemático, não verificável, infalível e exato.

Artigo anterior
Quem é pronome demonstrativo?
Artigo seguinte
Quais Revoltas aconteceram no período regencial?