Qual é a fase predominante no ciclo de vida das briófitas?

Perguntado por: Bruno Afonso de Soares  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (21 avaliações)

Curiosidade: Apenas as briófitas apresentam a fase de gametófito como fase dominante. Todos os outros grupos de plantas apresentam o esporófito como fase mais duradoura do ciclo de vida.

Qual é a fase sexuada das briófitas?

A reprodução sexuada das briófitas é caracterizada pela união do gameta masculino com o gameta feminino utilizando a água como meio para se transportar. Após a fecundação (encontro desses gametas) é formado um zigoto (2n) que, após divisões meióticas gera esporos (n).

O que significa fase dominante?

Nas briófitas, a fase de gametófito é o estágio dominante do ciclo de vida, diferentemente das plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). ... Nos outros grupos de plantas, por sua vez, o gametófito é menos complexo e normalmente dependente nutricionalmente do esporófito.

Qual a fase predominante do ciclo de vida das pteridófitas?

Outra principal diferença entre as pteridófitas e as briófitas é quanto a sua geração ou fase dominante: nas pteridófitas, a fase dominante é o esporófito diplóide (2n), enquanto que nas briófitas, a geração dominante é o gametófito haplóide (n).

Qual é a fase passageira transitória e a fase duradoura em briófitas?

A foto corresponde ao esporófito, ou seja, a fase diploide e que produz esporos. Essa fase é transitória nas briófitas, sendo que a fase mais duradoura é a de gametófito.

Ciclo Reprodutivo das Briófitas - Brasil Escola

20 questões relacionadas encontradas

Qual é a fase mais duradoura das briófitas?

Curiosidade: Apenas as briófitas apresentam a fase de gametófito como fase dominante. Todos os outros grupos de plantas apresentam o esporófito como fase mais duradoura do ciclo de vida.

O que é a fase duradoura e a fase passageira nas briófitas e pteridófitas?

Mas nas briófitas, o gametófito é a fase duradoura e os esporófitos, a fase passageira. Nas pteridófitas ocorre o contrário: o gametófito é passageiro - morre após a produção de gametas e a ocorrência da fecundação - e o esporófito é duradouro, pois se mantém vivo após a produção de esporos.

Qual a fase mais desenvolvida das pteridófitas?

Diferentemente das briófitas, nas pteridófitas predomina-se a fase esporofítica, a qual é maior e mais complexa. O gametófito é pouco desenvolvido e contribui para a nutrição do esporófito apenas no início do seu crescimento.

Qual a fase mais desenvolvida ou predominante Esporofítica ou gametofítica?

A fase gametofítica é mais desenvolvida e duradoura no ciclo de vida dessas plantas e caracteriza-se por ser uma fase haploide. A fase esporofítica, por sua vez, é diploide e é uma fase de vida passageira.

Qual é o ciclo que ocorre nas samambaias?

O ciclo de vida das samambaias é consideravelmente distinto do de outras plantas, possuindo alternância de gerações entre um esporófito diploide e um gametófito haploide. Inicialmente, o esporófito (2n), que é a samambaia propriamente dita, produz esporos haploides (n) através da meiose.

O que é um ciclo de vida Haplodiplobionte?

Ciclo Haplodiplobionte: Também conhecido como Alternância de gerações, é o ciclo onde há um adulto diplóide (2n) e um adulto haplóide (n). O adulto diplóide (2n) produz esporos (n) por meiose, por isso o chamamos de esporófito (produtor de esporos).

O que são esporófitos e esporos?

A função primordial do esporófito é produzir esporos, estes constituídos por células únicas capazes de se dividirem por mitose e originar organismos. ... Os esporos são considerados células reprodutivas, que não necessitam da fusão de outra célula para originar outro organismo, como ocorre com gametas.

Qual é a fase dominante das gimnospermas?

O ciclo de vida das gimnospermas pode ser esquematicamente iniciado com um vegetal dioico adulto. Um pinheiro, por exemplo, que tem como fase dominante o esporófito (2n).

Como se dá a classificação das briófitas?

As briófitas são divididas em três filos: Hepatophyta (as hepáticas), Anthocerophyta (os antóceros) e Bryophyta (os musgos). Como ocorre em todas as plantas, as briófitas também apresentam em seu ciclo de vida uma alternância de gerações.

Quais são as principais características das briófitas?

Características das briófitas

Certo? Veja as principais características das briófitas: são plantas avasculares, ou seja, não têm vasos condutores de seiva; têm rizoide (análogo à raiz, tem a função de fixação da planta no solo e de retirada de nutrientes do ambiente);

Quais são as briófitas?

As briófitas são plantas de pequeno porte que não possuem tecidos de sustentação e vasos condutores (avasculares). Podem ser classificadas em três grupos: musgos, hepáticas e antóceros.

Qual é a fase mais duradoura das gimnospermas?

A planta propriamente dita (aquela que você vê a maior parte do tempo, a fase duradoura) das gimnospermas é o esporófito (2n) que possui raiz, caules e folhas como órgãos vegetativos.

Qual a diferença entre esporófitos e gametófitos?

Portanto, nesse grupo, o esporófito é o próprio organismo, enquanto o gametófito, dividido em feminino e masculino, assim como nas gimnospermas, aparece apenas em estruturas especializadas na reprodução, que são as flores.

Qual é a fase duradoura Esporofítica ou gametofítica das pteridófitas justifique por que essa é a fase duradoura?

O ciclo de vida das pteridófitas, assim como os ciclos das demais plantas, é caracterizado pela alternância de gerações. ... A fase gametofítica, nesse grupo, é menos desenvolvida e caracteriza-se por ser uma fase haploide. Já a fase esporofítica é mais desenvolvida e duradoura e é diploide.

Qual a principal característica evolutiva da pteridófitas?

As pteridófitas (do grego pteridon = feto e phyton = planta), também chamadas de plantas vasculares sem sementes, são um grupo vegetal que se destaca pelo surgimento de uma importante novidade evolutiva: os vasos condutores de seiva (xilema e floema).

Qual a principal característica evolutiva apresentada pelas pteridófitas?

07. (UEMS) Qual a principal característica evolutiva apresentada pelas pteridófitas, que garantiu uma melhor adaptação ao meio terrestre em relação a grupos vegetais mais primitivos? ... b) As Pteridófitas foram os primeiros vegetais que se adaptaram à vida terrestre, e não dependendo do meio aquático para reprodução.

Quais são as principais características da pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. ... As pteridófitas possuem tecidos especializados, apresentando sistema dérmico, vascular e o fundamental. Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam estruturas como raízes, caules e folhas.

O que significa fase duradoura?

Que dura muito ou pode durar muito. 2.

Como é chamada a geração duradoura das pteridófitas?

O grupo mais conhecido das pteridófitas são as filicíneas representadas pelas samambaias e as avencas. A fase duradoura da samambaia é chamada de esporófito (2n), nesta fase, possuem folhas grandes (frondes), geralmente divididas por folíolos (FIGURA 1).

Qual a geração duradoura das angiospermas?

Nas angiospermas o esporófito (2n) é a fase mais duradoura, podendo ser monóico (a mesma planta apresenta os órgãos reprodutivos masculinos e femininos) ou dióico (plantas com sexos separados).

Artigo anterior
Quem é o maior palestrante do Brasil?
Artigo seguinte
Quem tem a bactéria H. pylori pode beijar?