Qual é a explicação segundo Lamarck acerca do longo pescoço da girafa?

Perguntado por: Melissa Alexandra Sousa Freitas Teixeira  |  Última atualização: 22. Dezember 2024
Pontuação: 4.7/5 (73 avaliações)

De acordo com as ideias propostas por Lamarck, o pescoço da girafa tornou-se comprido em decorrência da necessidade de se alcançarem folhas nos ramos mais altos. De acordo com as ideias de Lamarck, as girafas adquiriram pescoço longo em decorrência da necessidade de se conseguir alimentos.

Como Darwin e Lamarck explicariam a evolução do pescoço comprido da girafa?

O exemplo clássico para explicar essa hipótese, que depois ficou conhecida como "lamarquismo", é o das girafas: os animais teriam herdado o pescoço longo de seus antepassados, e essa característica foi se aprofundando para permitir alcançar os ramos mais altos das árvores, de cujas folhas elas se alimentam.

Qual a explicação de Lamarck para a evolução?

Lamarck defendia que todas as mudanças estruturais sofridas por um indivíduo seriam transmitidas para seus descendentes. Isso explicaria tanto o alongamento do pescoço das girafas quanto a cegueira das toupeiras. A hereditariedade das características adquiridas ou perdidas ficou conhecida como a segunda lei de Lamarck.

Como Darwin e Lamarck explicariam a evolução do pescoço comprido da girafa Brainly?

Lamarck usou lei do uso e desuso, por tanto a girafa que usava mais seu pescoço ficou. Darwin disse que havia dois tipos de girafas com o pescoço longo e com pescoço curto, e então foi a seleção natural e quem tinha o pescoço maior para alcançar seu alimento permaneceu.

Qual é o nome da lei proposta por Lamarck que explica?

Além do uso e desuso, Lamarck propôs que as características adquiridas durante a vida eram repassadas para as gerações futuras. Essa lei ficou conhecida como “Lei da herança dos caracteres adquiridos”, que, junto à “Lei do uso e desuso”, forma a teoria conhecida hoje como Lamarckismo.

Darwin e Lamarck - EVOLUÇÃO | Resumo Completo

33 questões relacionadas encontradas

Como você explicaria o tamanho do pescoço das girafas citadas por Lamarck de acordo com a teoria da seleção natural proposta por Darwin e Wallace?

Resposta: tamanho do pescoço dos ancestrais da girafa variava, sendo que alguns eram compridos e outros, mais curtos. Os animais de pescoço longo alcançavam as folhas mais altas das árvores e levavam vantagem para se alimentar. Por isso, tinham mais chances de sobreviver e deixar descendentes.

Quais são as duas leis que Lamarck utilizou para explicar a evolução o que se sabe sobre elas atualmente?

O lamarckismo baseia-se em duas leis principais: a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos. Um dos primeiros trabalhos que contradisseram as ideias fixitas foi criado por Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) em 1809.

Em que Darwin e Lamarck concordavam?

Alternativa “c”. Apesar de serem ideias bastantes distintas, as teorias de Darwin e Lamarck concordam no ponto em que o meio possui influência na evolução dos seres vivos. Alternativa “d”. Nessa alternativa, dois pontos básicos são levantados: a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos.

Que conceito foi desenvolvido por Darwin para explicar a evolução?

Darwin definiu evolução como "descender com modificações", a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo, dão origem a novas espécies e compartilham um ancestral comum. O mecanismo que Darwin propôs para evolução é a seleção natural.

O que é a teoria do darwinismo?

A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.

Como Lamarck e Darwin explicam a evolução das espécies?

Apesar da distinção das duas teorias da evolução, Darwin e Lamarck acreditavam que a vida estava mudando com o passar do tempo e que os seres vivos precisavam se adaptar ao ambiente. Além disso, compartilhavam a ideia de que a vida evoluiu de organismos mais simples para mais complexos.

Como a teoria de Darwin pode explicar a situação relacionada com a altura da girafa?

Darwin explicaria que as girafas com pescoços maiores foram tendo mais vantagem por conseguir se alimentar das partes mais altas das árvores, o que aumentou a expectativa de vida e também o sucesso reprodutivo, repassando mais os genes do pescoço longo..

Em qual delas a explicação para o crescimento do pescoço da girafa está mais de acordo com a teoria de Lamarck e em qual está mais de acordo com a teoria de Darwin?

Alternativa “c”. De acordo com Lamarck, o pescoço longo das girafas surgiu devido à necessidade desses animais de alcançarem ramos de árvores altas. Para alcançar seu alimento, as girafas eram obrigadas a esticar seu pescoço, levando ao desenvolvimento da estrutura.

Como foi a evolução da girafa?

Você provavelmente acha que sabe como os pescoços das girafas evoluíram. Talvez os ancestrais das girafas comessem folhas de árvores, e aqueles que conseguiam alcançar mais folhas eram os mais aptos e, portanto, passaram seus traços para os animais de pescoço alongado que vemos hoje.

Qual é a evolução da girafa?

Ancestrais das Girafas

Sendo animais ruminantes são parentes dos atuais bovinos, que possuem uma ancestral comum que viveu no inicio do Oligoceno. Durante o Mioceno eles se diviram em dois grupos os Sivatheriuns e os Giráfideos, os Sivatheriuns foram extintos a cerca de 5000 anos atrás.

O que explica a teoria da evolução?

A teoria da evolução é uma teoria que afirma que as espécies não são fixas e sofrem mudanças ao longo do tempo. Algumas evidências sustentam a ideia de que as espécies mudam, tais como fósseis e homologias, estruturas vestigiais e evidências moleculares e celulares.

O que o darwinismo não conseguiu explicar?

Segundo o autor, os organismos descendem de ancestrais comuns e a seleção natural atua selecionando os indivíduos mais aptos a sobreviverem em determinado ambiente. Apesar de suas ideias terem sido revolucionárias, Darwin não foi capaz de explicar como a variabilidade ocorre e como as características são transmitidas.

O que dizia Lamarck e Darwin em relação as girafas?

De acordo com as ideias desse biólogo, as girafas esticavam seus pescoços a fim de conseguirem alimento, fazendo com que essa parte do corpo ficasse cada vez mais forte e maior (lei do uso e desuso). Essas mudanças, segundo o lamarckismo, eram passadas aos descendentes (lei da herança de características adquiridas).

Qual teoria é mais aceita Darwin e Lamarck?

O darwinismo, embora na época não tivesse todas as suas comprovações (Darwin não tinha conhecimento do material genético e da transferência de características hereditárias), ainda foi a teoria mais aceita para explicar as transformações evolutivas que promovem a diferenciação das espécies.

Quais são as 3 teorias da evolução?

Entre as teorias evolutivas existentes, algumas merecem destaque: o Lamarkismo, o Darwinismo e o Neodarwinismo.

Como Lamarck e Darwin explicaria a evolução do pescoço da girafa?

O exemplo clássico para explicar essa hipótese, que depois ficou conhecida como "lamarquismo", é o das girafas: os animais teriam herdado o pescoço longo de seus antepassados, e essa característica foi se aprofundando para permitir alcançar os ramos mais altos das árvores, de cujas folhas elas se alimentam.

Qual foi a proposta de Darwin?

A seleção natural proposta por Darwin forneceu-nos muitas informações importantes de como as espécies mudavam ao longo do tempo. Entretanto, Darwin não foi capaz de explicar como os caracteres eram herdados. Essas explicações só foram possíveis após o desenvolvimento da genética.

Qual foi a segunda lei de Lamarck?

"Segunda Lei": Transmissão dos caracteres adquiridos – as características do uso e desuso seriam herdadas por gerações seguintes, por exemplo: uma girafa precisa esticar o pescoço para alcançar as folhas das árvores, o seu pescoço cresce e os seus descendentes nascem já com o pescoço mais comprido.

Artigo anterior
O que é preciso para ser um doador de órgãos?
Artigo seguinte
O que dilata o tempo?