Qual é a diferença entre vertigem e tontura?

Perguntado por: Marcos Vieira de Nascimento  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (3 avaliações)

O otorrinolaringologista Márcio Salmito explica que a tontura é a perturbação na orientação espacial, sem a sensação de estar em movimento. “Frequentemente está associada a desequilíbrio e enjoos”. Já a vertigem é a sensação falsa de movimento, principalmente rotatório, com tudo girando.

Qual é a causa da vertigem?

Na maioria das vezes, a vertigem é causada por doenças relacionadas ao ouvido, chamadas de síndromes vestibulares periféricas, ou popularmente labirintites, que incluem doenças como vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), neurite vestibular, doença de Ménière e intoxicação por remédios, por exemplo.

Como é a sensação de vertigem?

A vertigem pode vir acompanhada de outros sintomas, como por exemplo:
  • enjoo;
  • náusea;
  • vômitos;
  • zumbidos nos ouvidos;
  • diminuição temporária das capacidades auditivas;
  • escurecimento da vista;
  • ver pontos brilhantes;
  • suor frio;

Como é a tontura da ansiedade?

A tontura que acompanha ansiedade é normalmente descrita como sensação de atordoamento ou sensação de estar enjoado(a). Pode existir uma sensação de estar girando. Você também pode sentir que está oscilando mesmo estando parado(a).

Quais os tipos de vertigens?

Existem dois principais tipos de vertigem2:
  • Se ela surge de um distúrbio do ouvido e estruturas circundantes, é chamada de vertigem periférica.
  • Ao contrário, se a sensação surge de um distúrbio do cérebro e estruturas circundantes, ela é chamada de vertigem central.

Qual a diferença entre Vertigem, Tontura e Labirintite? Neurologista Saulo Nader explica

23 questões relacionadas encontradas

O que fazer para acabar com a vertigem?

Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:
  1. Tomar um ar. ...
  2. Beber água. ...
  3. Ficar sentado. ...
  4. Deitar e deixar as pernas mais elevadas. ...
  5. Comer alguma coisa salgada. ...
  6. Comer um doce. ...
  7. Redução no nível de glicose. ...
  8. Queda de pressão.

O que pode ser vertigem constante?

As principais causas de vertigem frequente incluem: Alterações da pressão arterial, hipertensão ou hipotensão postural; Doenças que afetam o labirinto (neurite vestibular, doença de Ménière, vertigem posicional paroxística benigna - VPPB);

Quando a tontura é preocupante?

Procure um médico

"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

Quando a tontura e perigosa?

A sensação de tontura pode vir de uma queda de pressão, por exemplo. Às vezes a pessoa se refere como tontura e está tendo algo até mais grave, pode ser algo como um derrame, que pode ter uma lesão no cérebro”, afirma o Daniel Ciampi, com a recomendação para que as pessoas sempre procurem um médico em casos de tontura.

Como fazer para os cristais do labirinto voltar para o lugar?

O tratamento consiste em manobras posturais, onde o profissional executa uma série de movimentações e posições de cabeça e do corpo, para estabilização dos cristais.

Estou com a cabeça meio zonza o que pode ser?

Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas. A tontura pode ser definida como vertigem – quando tudo parece estar girando –, sensação de desmaio ou perda de equilíbrio.

O que pode ser tontura e pressão na cabeça?

A sensação de pressão na cabeça é um tipo de dor muito comum e pode ser causada por situações de estresse, má postura, problemas dentários e também pode ser sinal de alguma doença como enxaqueca, sinusite, labirintite e até meningite.

Como faz o teste para saber se tem labirintite?

7 principais sintomas de labirintite
  1. 1.Dificuldade para manter o equilíbrio. Sim Não.
  2. 2.Dificuldade para focar a visão. Sim Não.
  3. 3.Sensação de que tudo em volta está se movendo ou rodando. Sim Não.
  4. 4.Dificuldade para ouvir com clareza. ...
  5. 5.Zumbido constante no ouvido. ...
  6. 6.Dor de cabeça constante. ...
  7. 7.Tonturas ou sensação de vertigem.

Como tratar cristais nos ouvidos?

O tratamento, por norma, baseia-se em manobras de reposição dos otólitos denominadas “Manobras de Epley / Semont” ou, ainda, “barbecue”, de acordo com o canal semicircular envolvido. A taxa de sucesso é de cerca de 80%, embora as manobras possam ter de ser repetidas.

O que acontece quando os cristais do ouvido saem do lugar?

A vertigem ocorre devido ao deslocamento de cristais otoconiais em um canal semicircular; os sintomas são desencadeados pelo movimento da cabeça. Geralmente, há náuseas e vômitos, mas sem zumbido ou perda auditiva. O diagnóstico é clínico, mas alguns pacientes exigem RM para descartar outras doenças.

Quanto tempo dura a VPPB?

Essa sensação de tontura chamada de vertigem geralmente dura apenas alguns segundos até um minuto, mas muitas vezes faz você se sentir como se a sala estivesse girando ao seu redor. Você também pode sentir sensação de cabeça vazia, cabeça pesada, desequilíbrio, e náuseas.

Como fazer a manobra de Epley sozinha?

Mantenha a cabeça virada para o lado e deite-se. Suas costas e ombros vão ficar sobre o travesseiro, e sua cabeça vai se inclinar para trás apoiando-se na cama. Permaneça assim por 30 a 60 segundos, respirando naturalmente. Mais tontura pode ocorrer ao se deitar.

O que é labirintite dos cristais soltos?

As crises de tontura que se repetem, em geral, são causadas por uma mudança brusca na posição da cabeça, movimento que desaloja as partículas dos cristais de carbonato de cálcio que existem dentro do labirinto.

O que é cristal no ouvido?

Dentro do nosso labirinto, mais especificamente no ouvido interno, temos 2 estruturas: o sáculo e o utrículo, os chamados órgão otolíticos, justamente aí que ficam pequenos cristais de carbonato de cálcio, conhecidos por otólitos ou otocônias ou estatocônias, que auxiliam na manutenção do nosso equilíbrio.

Quantas vezes posso fazer a manobra de Epley?

Mantenha essa posição e sente-se.

Você pode repetir a manobra três ou quatro vezes por dia, até que a vertigem desapareça. Lembre-se de que deve fazê-la do lado oposto se a sua VPPB for do lado esquerdo.

Como se chama a doença dos cristais?

A vertigem paroxística posicional benigna (VPPB) é a causa mais comum, sendo mais conhecida como a “doença dos cristais”.

Faz 3 dias que estou com tontura?

A tontura frequente geralmente está associada a problemas no ouvido, como labirintite ou doença de Menière, mas também pode ser um sinal de diabetes, anemia ou até problemas cardíacos.

Como saber que a pressão caiu?

Sintomas da pressão baixa
  1. Fraqueza;
  2. Perda de força;
  3. Baixa de energia;
  4. Tontura;
  5. Visão turva;
  6. Suor frio;
  7. Taquicardia;
  8. Sensação de desmaio ou desmaio.

Como identificar tontura de labirintite?

Como reconhecer a labirintite? O sinal mais conhecido da labirintite é a vertigem, quando você sente que tudo ao seu redor está se movimentando. Porém, existem outros sintomas que pedem atenção: tonturas, náuseas, suor excessivo, perda da audição, desequilíbrio, zumbido.

Artigo anterior
Como anexar documentos no e-mail terra?
Artigo seguinte
Quantos heróis a Marvel tem no total?