Qual é a diferença entre sunitas e xiitas?

Perguntado por: Tomás Bernardo de Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (65 avaliações)

Diferenças entre Sunitas e Xiitas
Os sunitas (cerca de 90% dos muçulmanos) acreditam que o califa (chefe de Estado e sucessor de Maomé) deveria ser eleito pelos próprios muçulmanos. Já para os xiitas, o profeta e sucessor legítimo deveria ser Ali (601-661), genro de Maomé, que por fim, foi assassinado.

Qual a diferença entre xiitas e sunitas Wikipédia?

Os sunitas tornaram-se o maior grupo islâmico. Dois outros grupos menores surgiram também deste cisma: Os xiitas e os carijitas, também conhecidos por "dissidentes". Os xiitas acreditavam que a única liderança legítima era a que vinha da linhagem do primo e genro de Maomé, Ali.

Qual a diferença entre sunitas e xiitas Brainly?

Os xiitas acreditavam que a liderança da nação muçulmana deveria continuar entre a família do profeta, de modo que Ali Bin Abi Talib, genro de Maomé, se tornaria o novo líder. Já os sunitas, acreditavam que o povo muçulmano deveria eleger seu novo líder.

Como foi a divisão entre sunitas e xiitas?

A separação teve origem em uma disputa logo após a morte do profeta Maomé sobre quem deveria liderar a comunidade muçulmana. A grande maioria dos muçulmanos é sunita – estima-se que entre 85% e 90%. Membros das duas vertentes coexistem há séculos e compartilham muitas práticas e crenças fundamentais.

Quais são as divisões que existem dentro do islamismo?

A maioria dos muçulmanos pertence a uma das duas principais denominações; com 80% a 90% sendo sunitas e 10% a 20% sendo xiitas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SUNITAS E XIITAS? || VOGALIZANDO A HISTÓRIA

39 questões relacionadas encontradas

Qual é o sucessor do profeta conforme os sunitas?

Para os sunitas, Abu Bakr, um confidente do profeta, tornou-se o primeiro sucessor. Ele foi seguido por outros do círculo próximo dos partidários de Maomé, sendo Ali o quarto sucessor.

Em quais regiões da África se deu a expansão islâmica?

O islamismo entrou no continente africano a partir dos países da África do Norte, como Marrocos e Egito, e foi uma das primeiras regiões a ser conquistadas pela expansão inicial árabe-islâmica (séculos VII e VIII).

Qual a religião dos xiitas?

Os xiitas (em árabe: شيعة , Shīʿah, abreviatura de شيعة علي, Shīʻatu ʻAlī, "partido de Ali") são o segundo maior ramo de crentes do Islão, constituindo 16% do total dos muçulmanos (o maior ramo é o dos muçulmanos sunitas, que são 84% da totalidade dos muçulmanos).

O que os xiitas defendem?

Como o nome original diz, os xiitas acreditavam em Ali, genro de Maomé, para substituir o messias após sua morte. Já os sunitas queriam que o sucessor de Maomé fosse eleito pelo povo por meio de uma eleição.

Porque os sunitas e os xiitas são rivais?

Por trás de alguns dos conflitos atuais se esconde a velha rivalidade entre o Irã e a Arábia Saudita pela supremacia na região do Golfo Pérsico. Essa dinâmica também é evidente no Iraque, de maioria xiita, mas tradicionalmente governado por uma elite sunita, e que o Irã quer transformar em um “satélite”.

Qual é a religião do Irã?

É um país majoritariamente xiita (dentro da Religião Islâmica) e com uma economia fortemente baseada no petróleo.

Quais são as regiões conquistadas na primeira expansão islâmica?

Até a sua morte Maomé havia conquistado toda a Península Arábica, e os quatro califas que o sucederam expandiram o território do império para a Pérsia, Mesopotâmia, Palestina, Síria e Egito.

Onde fica a África islâmica?

A África Islâmica está localizada ao norte do continente africano, onde há um grande deserto, o Saara; além de regiões com predominância de clima árido e semi-árido.

Quais foram as formas de expansão do islamismo?

A civilização islâmica floresceu no século VII d.C., na Península Arábica, e expandiu-se, inicialmente, por toda a região do Oriente Médio e, em seguida, em direção ao norte da África, ao sul da Europa e ao centro do Império Bizantino, na Anatólia (atual Turquia).

Quem sucedeu Maomé?

Tal disputa teve seu início em 632 d.C., quando os califas (sucessores de Maomé), que também eram sogros de Maomé, Abu Bakr e Omar, tentarem organizar a transmissão do poder político e da autoridade religiosa.

Quem é o sucessor de Maomé?

Com a morte de Maomé, no ano de 632, Abu Bakr governou como “califa”, palavra que significa “sucessor”. Os territórios muçulmanos passaram a ser chamados de califado.

Como são conhecidos os sucessores de Maomé?

O califa é literalmente o sucessor do profeta como chefe da nação e líder da 'umma', comunidade de muçulmanos, e tem o poder de aplicar a lei islâmica (sharia) na terra do Islã.

Quais são os países da África islâmica?

Os países que a integram (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito) apresentam características físicas e humanas semelhantes àquelas do Oriente Médio. Seu clima é desértico, e a região é ocupada desde o século VII por povos árabes, responsáveis pela propagação do islamismo.

Por que a África islâmica é chamada de África branca?

A África Branca – também conhecida como África do Norte ou Setentrional – é a porção do continente que se localiza acima do Saara, marcada pela predominância de povos brancos, de origem caucasoide, e pela hegemonia do islamismo.

Quais foram os territórios dominados pelo Império islâmico a partir do século 7?

Durante seis séculos (VII-XIII) os árabes estabeleceram um Império que, em seu auge, se estendeu do continente asiático à Europa, passando pelo norte da África, unindo diversos povos e religiões, os quais eram governados por uma estrutura política que seguia os preceitos do Corão, o livro sagrado dos islâmicos.

Quais eram as fronteiras do Império Árabe?

O “Império Árabe” ou “Império Árabe Islâmico” está intimamente ligado à expansão do Islamismo e constituiu um Estado que dominou grande parte do continente asiático, do norte da África e da Península Ibérica entre os séculos VII e XIII.

Quais as regiões onde os muçulmanos por conquista direta ou indireta hoje tem importância no mundo?

Assumiria logo o papel de agente de ligação comercial entre áreas economicamente importantes do mundo de então: na Europa, na África e na Ásia. O progresso militar atingido pelos muçulmanos permitiu-lhes isolar a Europa, bloqueando o comércio especial mente através do controle do mar Mediterrâneo.

Qual o Deus dos iranianos?

Os arianos, ou antigos iranianos, adoravam elementos naturais como o sol, a luz do sol e o trovão, mas acabaram voltando sua atenção principalmente para um único deus, embora reconhecendo outros. O antigo profeta iraniano, Zoroastro, reformou as crenças religiosas iranianas em uma forma de henoteísmo.

Artigo anterior
Quais são os objetos fabricados com minerais?
Artigo seguinte
Como tratar dados LGPD?