Qual é a diferença entre pôde e pode?

Perguntado por: Catarina Torres  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (13 avaliações)

5) Pois bem. O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).

Qual a diferença entre pôde e pode?

Quando usar 'pôde'

Pôde com acento circunflexo é forma do verbo poder no pretérito perfeito do indicativo. Nesse caso, a palavra é utilizada para indicar uma ação que teve início e fim no tempo passado. Confira alguns exemplos: - Durante aquele show ela pôde realizar o sonho de conhecer Beyoncé.

Fez o que pôde?

Presente do indicativo. Eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam. Passado (ou pretérito) perfeito do indicativo. Embora a semântica deva ser considerada, a grafia precisa ser diferenciada: 'Hoje, ele faz o que pode'; 'Ontem, ele fez o que pôde'.

Pode e pode tem acento?

“Pôde” e “pode”: ambas são corretas

“Pôde”, com acento circunflexo, é o pretérito perfeito do verbo “poder”; já a forma “pode”, sem acento, é a forma do presente do indicativo do mesmo verbo.

Pode e posso?

Posso é a conjugação na 1. ª pessoa do singular do verbo poder no presente do indicativo. Enquanto poço é um substantivo que se refere a um buraco, geralmente cilíndrico, cavado no chão ou ainda o ponto mais fundo de um rio, ou lago. Por exemplo: “eu posso cavar um poço no sítio”.

Aprenda a Regra ? Você conhece as diferenças entre: PÔDE E PODE?

36 questões relacionadas encontradas

Pode ou Pode-se?

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.

Pode e pode frases?

Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.
...
Exemplos com pôde
  • Ontem ele pôde sair do trabalho mais cedo para tratar de assuntos pessoais.
  • Ele não pôde ir à natação porque estava resfriado.
  • Ontem, meu filho não pôde ajudar você.

Por que a palavra pode é acentuada?

♥ Pôde: Pôde, com acento circunflexo, indica que o verbo “poder” está conjugado na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, indicando que uma ação já foi terminada, realizada. Observe os exemplos: Infelizmente ele não pôde vir à festa da escola. Ele não pôde atender o celular porque estava dirigindo.

Tem e tem acento diferencial?

Para as formas verbais tem e têm, que são palavras homófonas, isto é, possuem o mesmo som, a gramática prevê um acento diferencial. No caso em questão, o uso incorreto desse acento diferencial não é capaz de prejudicar a comunicação, porque o sentido permanece o mesmo.

Como se escreve a palavra pode?

As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem. Correto: Pode-se entrar?

Qual é o plural de crer?

Eles CRÊM ou CRÊEM ou CREEM? Segundo o novo acordo ortográfico certo é CREEM. Os verbos derivados do grupo CRÊ-DÊ-LÊ-VÊ seguem esta regra: eles descreem, releem, preveem...

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Pode crer ou pode crer?

1. Pode crer. Por vezes substituída por "podes crer", "pódi crê" ou mesmo por "dicrê", essa rotineira expressão idiomática (junção do verbo poder na 3ª pessoa do singular + verbo crer, no infinitivo) encravada na realidade jovem suburbana brasileira não significa mais que "acredite, confie em mim!".

Qual é o significado da palavra podem?

1. Ter a faculdade de (ex.: eu posso fazer o que me apetecer). 2. Ter ocasião ou possibilidade de (ex.: não pôde falar com ele ontem).

O que significa a palavra poderá?

Ter força, possibilidade, autoridade, influência para (ex.: ela acha que pode e faz).

E pude Ou pode?

Pude está na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Pode está na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo.

Tem com acento?

Escrevemos o verbo TER no presente do indicativo COM o acento circunflexo (TÊM) quando o conjugamos na 3ª pessoa do PLURAL: Eles têm.

Quais palavras recebem acento diferencial?

O acento diferencial é utilizado para auxiliar na identificação de palavras homófonas (que possuem a mesma pronúncia). Com o acordo ortográfico, ele deixará de existir nos seguintes casos: pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera. Observe os exemplos: Ela não pára de dançar.

Tem com acento exemplos?

Iremos utilizar a palavra “tem” sempre que formos conjugar o verbo “ter” na 3ª pessoa do singular: Ele ou ela tem. Exemplos: Ela tem uma família enorme. Ele tem um problema sério.

É correto afirmar sobre o acento nas palavras por E pode?

duas palavras obrigatoriamente continuarão recebendo o acento diferencial: pôr (verbo) mantém o circunflexo para que não seja confundido com a preposição por; pôde (o verbo conjugado no passado) também mantém o circunflexo para que não haja confusão com pode (o mesmo verbo conjugado no presente).

Qual a diferença de PODE?

"Pode" é a 3ª pessoa do presente do indicativo do verbo Poder. Ex.: Ele pode, ela pode. "Pôde" é a 3ª pessoa do pretérito perfeito do verbo Poder. Ex.: Eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.

Quando se usa o por e o por?

Na língua portuguesa as duas grafias estão corretas, porém os seus significados são diferentes e devem ser utilizadas em situações diferentes. Mas resumindo, “por” é uma preposição, enquanto que “pôr” é um verbo. Confira os exemplos: Por: preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante e etc.

Pode exemplos de frases?

Pode – A forma “pode”, sem acento circunflexo no “o”, indica que a ação ocorre no momento em que se fala. Trata-se da forma da 3ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo “poder”. A minha mãe não pode ir agora, pois ainda está trabalhando.

Pode por?

(pode indica uma ação que ocorre no exato momento em que é narrada). → Pôr e por: O acento circunflexo do verbo pôr serve para diferenciá-lo da preposição por. Observe os exemplos: Você pode pôr mais água no meu copo?

Pode é verbo?

A palavra pode é flexão verbal dos verbos: PODER, PODAR.

Artigo anterior
Quanto ganha um atleta olímpico por mês?
Artigo seguinte
Quais as principais competências para uma atuação de qualidade na área da saúde?