Qual é a diferença entre licitação e pregão?

Perguntado por: Soraia Gaspar de Assunção  |  Última atualização: 20. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (26 avaliações)

A diferença entre licitação e pregão é que a licitação dá nome ao processo que acordará o fornecimento de produto ou serviço da empresa para o Estado, enquanto o pregão é uma das ferramentas disponíveis para colocar a licitação em prática.

O que caracteriza um pregão?

O pregão é uma modalidade de licitação voltada para aquisição de bens e serviços comuns no âmbito da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.

Quando se utiliza pregão?

O pregão é utilizado para efetuar a aquisição de serviços e bens comuns de "qualquer que seja o valor estimado da contratação" em que as empresas dão seus lances em sessão pública, presencial ou eletrônica.

Por que se chama pregão?

Entretanto, a origem étimo do vocábulo “pregão”, segundo (De Plácido e Silva 2007), vem do latim preconium, depraeconari, que significa apregoar, proclamar.

O que significa Feito o pregão?

É a modalidade de licitação instituída pela Lei Federal n. 10.520/02. Nesta modalidade, o primeiro envelope a ser aberto é o da proposta comercial. Após a análise da proposta, ocorre uma etapa de lances em que os participantes têm a possibilidade de reduzir ainda mais o valor de suas propostas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DISPENSA E LICITAÇÃO?

20 questões relacionadas encontradas

Como funciona a licitação por pregão?

O Pregão é uma modalidade de licitação, passível de utilização por todos os entes federados (em alguns casos obrigatório), para a aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor da contratação. A disputa entre os licitantes é feita por meio de propostas e lances em sessão pública.

Qual a vantagem do pregão?

O pregão trouxe maior competitividade entre as empresas e reduziu os procedimentos em relação as licitações tradicionais, proporcionando assim mais transparência aos processos administrativos de processos licitatórios, afirma o autor.

Quais são os tipos de licitação?

As Modalidades de Licitação na Lei nº 8666/93 e na Lei nº 14.133/2021
  • (1) concorrência;
  • (2) convite;
  • (3) tomada de preço;
  • (4) concurso;
  • (5) pregão; e.
  • (6) leilão.

Quem realiza o pregão?

De acordo com a Lei do Pregão, o profissional pregoeiro deve fazer parte do quadro de servidores do órgão ou da entidade que realiza a licitação. Isso significa que ele deve ser um funcionário público do órgão em questão.

Quando não usar pregão?

A licitação na modalidade de pregão, na forma eletrônica, não se aplica às contratações de obras de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral.

Quanto tempo dura o pregão?

Após, a habilitação do vencedor do pregão eletrônico será verificada, a fim de averiguar sua regularidade jurídica. Se houver algum problema na fase de habilitação, o segundo colocado será chamado e assim sucessivamente. Via de regra, a duração média de um pregão eletrônico é de duas a três horas.

Como funciona o pregão na nova Lei?

A Nova Lei de Licitações, a Lei 14.133/2021, estabeleceu o pregão como uma das modalidades licitatórias, com preferência pelo pregão eletrônico, mas sem torná-lo obrigatório.

Quais são as duas fases do pregão?

Fase preparatória e fase externa

Primeiramente, o pregão eletrônico começa com seu planejamento. Em seguida prossegue até a assinatura do contrato/emissão de documento correspondente, que é divido em duas fases. Sendo assim, abaixo vamos detalhar as atividades desenvolvidas em cada uma dessas fases.

Quais são as fases do pregão?

O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência: I – preparatória; II – de divulgação do edital de licitação; III – de apresentação de propostas e lances, quando for o caso; IV – de julgamento; V – de habilitação; VI – recursal; VII – de homologação.”

O que é licitação exemplo?

O QUE É LICITAÇÃO? É o processo por meio do qual a Administração Pública contrata obras, serviços, compras e alienações. Em outras palavras, licitação é a forma como a Administração Pública pode comprar e vender.

Quais os 6 tipos de licitação?

Com características próprias e únicas, as modalidades são classificadas em seis tipos, entre elas: concorrência, convite, tomada de preço, concurso, pregão e leilão, descritas de acordo com a Lei 8.666/1993.

Qual o valor máximo para pregão?

Observação: Para a modalidade Pregão, utilizada para a aquisição de bens e prestação de serviços comuns, não há valor limite legalmente estabelecido para contratação.

Qual o valor máximo do pregão?

“Para o pregão, que deve ser utilizado para a aquisição de bens e serviços comuns, não há limites para os valores. Ressalte-se ainda que para compras cujo valor fique abaixo de R$ 8.000,00 ou obras e serviços de engenharia abaixo de R$ 15.000,00 é dispensável a realização de licitação.”

Qual a modalidade de licitação mais utilizada?

Pregão é a modalidade de licitação utilizada para fornecimento de bens e serviços comuns aplicáveis a qualquer valor estimado de contratação, sendo a modalidade alternativa ao convite, tomada de preços e concorrência, e a mais utilizada atualmente.

O que mudou no pregão com a nova Lei de Licitações?

O pregão passa a ser a modalidade obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns. Já a concorrência será obrigatória para a contratação de bens e serviços especiais, obras comuns e especiais e de serviços especiais de engenharia.

O que não pode ser licitado por pregão?

“Art. 5º A licitação na modalidade de pregão não se aplica às contratações de obras e serviços de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral, que serão regidas pela legislação geral da Administração.” bens imóveis são serviços comuns, podendo, portanto, ser licitados por meio de pregão.

Como é feita uma licitação?

Um processo de licitação começa em uma fase interna, diante da necessidade da instituição de aquisição, venda, cessão, locação ou contratação de produtos ou serviços. Em seguida, os responsáveis devem publicar o edital com as regras da licitação para que todas as empresas aptas a concorrer possam tomar conhecimento.

Como funciona a licitação?

Uma licitação é publicada quando a administração pública necessita contratar um serviço ou comprar insumos. Dessa forma, o governo torna público o processo e possibilita maior transparência, pois qualquer empresa que se interesse pode participar de forma democrática.

Artigo anterior
Como saber quantos bits tem meu pc windows 7?
Artigo seguinte
Quantos capítulos tem o mangá de Yu Yu Hakusho?