Qual é a diferença entre homicídio culposo e doloso?

Perguntado por: Nádia Violeta Nunes Loureiro Carvalho  |  Última atualização: 17. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

Crime culposo – Crime praticado sem intenção. O agente não quer nem assume o resultado. Crime doloso – Crime com intenção. O agente quer ou assume o resultado.

Qual a diferença entre homicídio culposo e doloso?

O crime doloso é caracterizado pela vontade consciente do agente em realizar a conduta proibida pela lei, assumindo o risco ou buscando o resultado. Já o crime culposo ocorre quando o agente, sem intenção, age com imprudência, negligência ou imperícia, violando o dever de cuidado (NUCCI, 2020, p. 213-215).

O que é um homicídio doloso qualificado?

Homicídio Qualificado: O homicídio qualificado é uma forma mais grave de homicídio doloso, envolvendo circunstâncias agravantes. Por exemplo, se o homicídio for cometido com crueldade, mediante paga ou promessa de recompensa, ou para ocultar outro crime, ele será considerado qualificado e terá penas mais severas.

Qual o pior doloso ou culposo?

Nesse caso, o sujeito sabe o que faz. As penas para crimes dolosos são maiores do que as penas para crimes culposos, pois maior punição se deve dar a quem tem a intenção de praticar um crime.

Qual é a pena para homicídio culposo?

§ 3º Se o homicídio é culposo: (Vide Lei nº 4.611, de 1965) Pena – detenção, de um a três anos. § 5º Na hipótese de homicídio culposo, o juiz po- derá deixar de aplicar a pena, se as conseqüências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária.

O que é crime culposo e crime doloso - Seu Direito

22 questões relacionadas encontradas

Qual é a pena por homicídio doloso?

A pena para o homicídio doloso simples é de reclusão de 6 a 20 anos, conforme o artigo 121 do Código Penal. No entanto, essa pena pode ser aumentada ou diminuída em razão de circunstâncias agravantes ou atenuantes.

Qual a pena máxima para homicídio doloso?

Pena - reclusão, de doze a trinta anos.

Quais são os três tipos de homicídio?

HOMICÍDIO - ARTIGO 121 DO CÓDIGO PENAL

São três os tipos (espécies): homicídio simples; homicídio privilegiado; homicídio qualificado.

Quem decide se o crime é doloso ou culposo?

Crime culposo – Crime praticado sem intenção. O agente não quer nem assume o resultado. Crime doloso – Crime com intenção. O agente quer ou assume o resultado.

Qual é a diferença entre homicídio e assassinato?

O homicídio classifica-se em doloso ou meramente culposo (ou seja, não doloso). Na redação do antigo Código Penal, classificava-se em voluntário ou involuntário (por negligência). A linguagem técnica foi corrigida, mas os significados não mudaram. O assassínio é sempre doloso, podendo ser ou não premeditado.

Qual o crime mais grave do Código Penal?

O artigo de hoje é sobre uma curiosidade: qual é a maior pena prevista no Código Penal? Se considerarmos somente as penas máximas, a maior pena prevista no Código Penal é 30 anos, prevista para os seguintes crimes: – Homicídio qualificado, incluindo o feminicídio (art. 121, § 2º, do Código Penal).

Qual a pena para quem manda matar?

Assim, se alguém mata outrem por causa de um motivo fútil, responderá pelo crime de homicídio com uma pena que pode variar entre 12 e 30 anos de reclusão. Uma dessas circunstâncias é a paga ou promessa de recompensa. Ou seja, alguém mata uma pessoa por ter sido pago para isso ou ter recebido a promessa de ser pago.

Quanto tempo dura um flagrante de homicídio?

Assim, após 24h da prática do crime, o individuo ainda poderá (a depender da situação, cada caso precisa ser analisado de forma isolada) ser preso em flagrante.

O que é um crime qualificado?

O crime qualificado é uma categoria de delito prevista no Código Penal, que se caracteriza pela presença de circunstâncias agravantes que tornam a conduta do autor mais grave do que o crime comum.

O que é um crime de peculato?

O crime de peculato tem como objetivo punir o funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiro. Está descrito no artigo 312 do Código Penal, que prevê pena de prisão de 2 a 12 anos e multa.

O que é dolo e exemplos?

O dolo de dano é o tipo em que o agente deseja causar algum dano a outrem, ou seja, sua vítima. Um exemplo comum, nesses casos é o de homicídio doloso. O dolo de perigo, por sua vez, é aquele em que o autor não deseja necessariamente causar um dano, mas deseja colocar outrem em perigo.

É possível homicídio culposo qualificado?

É possível também a existência de um crime culposo qualificado pelo resultado. Nesse caso, o tipo-base é culposo e a qualificadora é também culposa, há culpa no delito-base e culpa no resultado agravador. Exemplo é o crime culposo de incêndio, qualificado pela morte culposa (art. 251, § 3º, c.c. art.

Quais são os crimes que admitem culpa?

"A doutrina nacional admite a coautoria nos crimes culposos, desde que dois ou mais indivíduos, agindo vinculados subjetivamente, atuem de forma negligente, imprudente ou imperita. No caso, o liame subjetivo não envolve, obviamente, o resultado, não querido, mas a própria conduta.

Quais os tipos de crimes dolosos?

São inafiançáveis, entre outros, os crimes dolosos contra a vida, hediondos, de tortura, tráfico de entorpecentes, terrorismo, racismo, contra a fauna; contravenções de 4 vadiagem; infrações praticadas pelos que estão em gozo de sursis ou livramento condicional.

Qual o pior tipo de homicídio?

Qual o pior tipo de homicídio? Segundo a legislação brasileira, o pior tipo de crime é o homicídio qualificado. Os assassinatos qualificados são os homicídios realizados com veneno, explosão, dissimulação ou traição, conforme alguns exemplos do Código Penal brasileiro.

O que é o homicídio agravado?

Homicídio qualificado

A qualificação do homicídio, assim, apresenta o crime agravado ou de maior gravidade, em vista da intensidade do dolo, da natureza dos meios utilizados para executar o homicídio, do modo de ação ou desejo de fugir à punição.

Tem fiança para homicídio doloso?

São inafiançáveis, entre outros, os crimes dolosos contra a vida, hediondos, de tortura, tráfico de entorpecentes, terrorismo e racismo.

Quem paga para matar responde por qual crime?

Para tanto, essa terceira pessoa, chamada mandante, paga (antes do crime) ou promete uma recompensa (depois do crime) ao executor, a fim de que este mate determinada(s) pessoa(s), conforme ordenado. O executor, portanto, responde pelo homicídio qualificado.

Tem como responder por homicídio em liberdade?

Acusado de homicídio, com bons antecedentes, poderá responder a processo em liberdade. Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal concedeu, nesta terça-feira (27), o Habeas Corpus (HC) 93315 , permitindo a D.M.S.S.

Artigo anterior
Quanto tempo demora recurso de revista trabalhista 2021?
Artigo seguinte
Quais são as principais doenças dos ossos?