Qual é a diferença entre gengivite e periodontite?
Perguntado por: Rúben Domingues Vieira | Última atualização: 22. Januar 2022Pontuação: 4.1/5 (64 avaliações)
A gengivite é marcada pelo inchaço e vermelhidão das gengivas. Uma outra característica que aponta sua presença é o sangramento na hora que o paciente escova os dentes ou passa o fio dental. A periodontite, por outro lado, tem sintomas e riscos ainda mais perigosos, sendo uma segunda fase desta primeira doença.
Quais as características da periodontite?
As características clínicas primárias de periodontite incluem perda de inserção clínica (CAL), perda do osso alveolar (BL), formação de bolsas periodontais e inflamação gengiva!.
Como é o tratamento de periodontite?
A maior parte dos casos de periodontite tem cura, mas seu tratamento varia de acordo com o grau de evolução da doença, podendo ser feito através de cirurgia ou de técnicas menos invasivas, como curetagem, aplanamento da raiz ou uso de antibióticos, por exemplo.
Como diagnosticar periodontite e gengivite?
O exame periodontal básico é feito para determinar se há algum problema gengival, rapidamente. É uma forma simples de definir se há gengivite ou periodontite. Com uma sonda gengival (sonda periodontal), a profundidade de sondagem é medida com cuidado e precisão a partir da margem gengival.
Como a gengivite progride para a periodontite?
Quando a gengivite progride para uma Periodontite, as gengivas começam a se afastar dos dentes, criando pequenas bolsas. As bactérias ficam retidas nestas bolsas, liberando substâncias que, com o passar do tempo podem debilitar a estrutura óssea que suporta o dente.
O que é Gengivite / Periodontite?
É possível reverter a periodontite?
Provavelmente você está se perguntando: a doença periodontal é reversível? Embora a doença periodontal avançada possa exigir intervenções mais complexas, é possível reverter a gengivite.
Qual é o remédio para a cura da gengivite?
- Solução de água morna e sal. ...
- Chá de alcaçuz. ...
- Chá de potentilla. ...
- Chá de cravo da índia. ...
- Solução de água oxigenada. ...
- Chá de mirtilo. ...
- Infusão de sálvia. ...
- Óleo essencial de hortelã-pimenta.
Como é possível diagnosticar clinicamente um paciente com periodontite?
O exame clínico detecta o sangramento anormal e a presença de bolsas periodontais, que são perdas ósseas profundas ao redor das raízes dentárias que estão mascarada por gengivas ainda não retraídas o suficiente para mostrá-las.
Como diagnosticar uma periodontite?
Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).
Como identificar bolsa periodontal?
O diagnóstico deve ser feito por um especialista
A odontologista conta que nessa técnica o dentista posiciona o instrumento entre a gengiva e o dente, inserindo-o até o paciente sentir confortável ou até o limite ósseo. Com isso, faz-se a medição e pode-se obter o tamanho da bolsa periodontal, da perda óssea vertical.
Quanto tempo dura o tratamento de periodontite?
A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.
Quando a periodontite é grave?
Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.
Como tratar periodontite severa?
O tratamento consiste na instrução para controle efetivo da placa bacteriana, raspagem e alisamento mecânico dos dentes acometidos pela doença para eliminar bactérias e tecidos infectados e a administração de antibióticos e agentes químicos controladores de placa bacteriana.
São características da periodontite agressiva?
A periodontite agressiva localizada é caracterizada por rápida e severa perda óssea alveolar; os indivíduos afetados podem apresentar pouca quantidade de placa bacteriana e cálculo aderidos sobre as superfícies dentárias.
Quais os estágios da patogênese da doença periodontal e suas características?
Destruição tecidual no conjuntivo causada pela inflamação; Reabsorção da crista óssea; Proliferação e migração apical do epitélio juncional, formando o epitélio da bolsa periodontal; Extensão da placa bacteriana para apical, dentro da bolsa periodontal formada.
Como classificar uma periodontite?
Grau 1: bolsa periodontal estreita e profunda em uma superfície radicular. Grau 2: bolsa periodontal larga e profunda em uma superfície radicular. Grau 3: bolsas periodontais profundas em duas ou mais superfícies radiculares. Grau 1: bolsa periodontal estreita e profunda em uma superfície radicular.
Como saber se a periodontite é localizada ou generalizada?
Podem ser classificadas como localizada ou generalizada, sendo a localizada a forma que acomete dentes como incisivos e primeiros molares e a generalizada, a que acomete um número maior de dentes, sendo pelo menos 3 diferentes de incisivos e primeiros molares.
Como medir a perda de inserção periodontal?
O grau de destruição que o periodonto apresenta num dado momento é medido por meio de uma sonda graduada em milímetros (sonda periodontal) (Figura 2). Com esse instrumento, podemos medir a profundidade do sulco gengival em seis faces por dente, bem como o nível de inserção.
Quais são os estágios da periodontite?
- 1 – Estágio Inicial: Gengivite. Acontece quando o espaço entre o dente e a gengiva alcança 4 mm de profundidade. ...
- 2 – Estágio Intermediário: Periodontite. Neste nível, o sulco gengival chega a 4mm a 6mm. ...
- 3 – Estágio Final: Periodontite avançada.
Quais são os três principais parâmetros clínicos periodontais considerados durante a realização do exame periodontal?
Na sondagem são avaliados os parâmetros clínicos periodontais: profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e nível gengival.
Como o tecido periodontal se manifesta em uma inflamação aguda?
A inflamação resultante afeta o ligamento periodontal, gengiva, cemento e osso alveolar. A gengiva perde progressivamente sua inserção nos dentes, começa a perda óssea e as bolsas periodontais se aprofundam. Com a perda óssea progressiva, os dentes podem apresentar mobilidade e a gengiva sofre retração.
Quais são os parâmetros que devem ser considerados no diagnóstico em periodontia?
Os parâmetros clínicos periodontais registrados foram: sangramento à sondagem, profundidade de sondagem (PS), nível clínico de inserção, índice de placa, número de dentes ausentes e supuração.
O que é bom para desinflamar a gengiva?
- Lavagem bucal com água morna misturada com vinagre e sal;
- Escovar os dentes antes de dormir e depois das refeições e usar o fio dental;
- Ingestão de alimentos ricos em vitamina C, já que a mesma fortalece a gengiva;
O que fazer para melhorar a gengiva inflamada?
O melhor tratamento para a gengiva inflamada ou inchada é remover completamente todo tártaro acumulado, escovando os dentes de forma correta, com uma escova macia ou elétrica e utilizando o fio dental diariamente.
O que é bom para aliviar dor na gengiva?
Limpeza com jato de água entre os dentes (Waterpik). Uso frequente e cuidadoso de fio dental ou escovas interdentais (com fios mais finos que escovam entre os dentes). Compressas frias ou quentes para reduzir a inflamação. Enxaguante bucal: pode ser feito com água e sal várias vezes ao dia.
Como eram conhecidos os caldeus?
Quanto tempo vale uma procuração ad judicia?