Qual é a diferença entre enxaqueca e dor de cabeça?

Perguntado por: Cristiana Correia de Ribeiro  |  Última atualização: 23. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (64 avaliações)

A cefaleia é o termo médico para dor de cabeça. Já a enxaqueca é um tipo específico e muito comum de cefaleia primária. Ela geralmente é uma dor de cabeça crônica, unilateral, com dor moderada a severa, do tipo pulsátil, associada a náusea/vômitos, podendo piorar com a luz ou alguns tipos de odor.

Qual a parte da cabeça que dói a enxaqueca?

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça primária e também fazem parte desse grupo: Cefaleia tensional - é o tipo de dor de cabeça mais comum. Normalmente atinge a parte de trás da cabeça, as têmporas e a testa. Podem durar de horas a dias, coexistir com a enxaqueca, e uma pode transformar ou desencadear a outra.

Como saber se a dor de cabeça e enxaqueca?

– náuseas, vômitos; – sintomas visuais, como pontos luminosos, escuros, linhas em ziguezague que antecedem ou acompanham as crises de dor; – formigamento e dormências no corpo (as auras da enxaqueca); – tonturas, sensibilidade a movimentos ou passar mal em viagens de carro, ônibus, barco.

Como diferenciar enxaqueca de dor de cabeça normal?

Os critérios utilizados para definir se uma dor de cabeça é enxaqueca são: ao menos 5 crises que duram de 4 a 72 horas (sem tratamento ou que esse seja ineficaz) e a presença de pelo menos um dos sintomas como náuseas, vômito, fotofobia ou fonofobia (aversão ao som).

Quais os 3 tipos de enxaqueca?

Os três tipos de enxaqueca principais, como já citado, incluem a enxaqueca com aura, a enxaqueca sem aura e a enxaqueca crônica. Cada um deles possui peculiaridades que os diferenciam e que criam diversas subdivisões.

Qual a diferença entre enxaqueca e dor de cabeça? - Correspondente Médico

44 questões relacionadas encontradas

O que ajuda a aliviar a enxaqueca?

Entenda melhor essas e outras recomendações a seguir.
  1. Repouse em um ambiente escuro e silencioso. ...
  2. Faça um escalda-pés. ...
  3. Hidrate-se e alimente-se bem. ...
  4. Aplique uma compressa fria no local da dor. ...
  5. Faça pressão e massagem sobre as têmporas. ...
  6. Faça terapia de biofeedback. ...
  7. Tomar um analgésico.

O que fazer para aliviar a enxaqueca?

Para aliviar a enxaqueca recomenda-se repouso em um ambiente com pouca luz, bastante ingestão de água, mergulhar os pés em água morna para relaxar, massagear e colocar gelo na região da têmpora, não ficar sem se alimentar por um longo período, nem utilizar remédios com posologia inadequada.

Quanto tempo dura a crise de enxaqueca?

“A enxaqueca se expressa por meio de uma dor unilateral alternante, pulsante e com duração entre quatro e 72 horas. Se a frequência é de 15 vezes ou mais por mês, durante três meses seguidos, então podemos dizer que é uma enxaqueca crônica”, elucida Hermes.

Que tipo de dor de cabeça é preocupante?

Dor intensa que não melhora. Dor associada a alteração súbita da fala, da visão, da força dos braços ou pernas, do equilíbrio. Quando é acompanhada de desmaio ou convulsão. Quando acontece junto de febre ou rigidez da nuca (dificuldade e dor em movimentar o pescoço em direção ao queixo).

Quem tem enxaqueca sente dor de cabeça todo dia?

Dor de cabeça constante e enjoo pode indicar uma infinidade de condições. Dentre as principais causas, podemos citar: crise de enxaqueca, onde o enjoo é um sintoma muito frequente e, até mesmo, tumor cerebral (hipertensão intracraniana). Em casos de sintomas, é essencial procurar auxílio médico para análise.

Como é a dor de cabeça por ansiedade?

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

Quais os alimentos que causam a enxaqueca?

Itens como chocolate, carnes processadas, gorduras, frutas cítricas, bebidas alcoólicas ou com cafeína, laticínios, alimentos com glúten, sementes, oleaginosas, conservas, glutamato monossódico, leveduras e adoçantes artificiais são muito prejudiciais para uma pessoa que sofre de enxaqueca.

Quando devo me preocupar com a enxaqueca?

A enxaqueca é considerada crônica quando acontece pelo menos 15 dias por mês, por pelo menos 3 meses consecutivos. Existem alguns fatores que transformam uma enxaqueca episódica em crônica, e o mais preocupante é o uso abusivo de analgésicos.

Qual é o pior tipo de enxaqueca?

Enxaqueca crônica

No caso mais grave, a dor intensa dura por mais de 15 dias e se repete por mais de três meses. Esse tipo de enxaqueca corresponde a 10% dos casos.

Como fica a cabeça depois de uma crise de enxaqueca?

Um trabalho de 2019 publicado na renomada revista Neurology destaca que esses sintomas acompanham até 80% das crises de enxaqueca. O pósdromo geralmente dura entre um e dois dias e os pacientes relatam alguns problemas como uma 'névoa' persistente com sensação de enjoo e exaustão.

Quando a dor de cabeça não é normal?

Dor de cabeça que não passa pode ser cefaleia crônica diária

Cerca de 35% a 40% dos pacientes que buscam tratamento médico sofrem de dor de cabeça constante. O diagnóstico mais frequente é o de cefaleia crônica diária, que é uma evolução da enxaqueca grave somada às características da dor de cabeça tensional.

Quanto tempo a dor de cabeça é preocupante?

Dor de cabeça forte que persiste por mais de 15 dias por mês e com mais de quatro horas de duração por dia é um problema considerado crônico.

É normal acordar todos os dias com dor de cabeça?

Saiba que há muitos motivos para isso acontecer. Como, por exemplo, posição errada ao dormir, travesseiro e colchão inadequados, ou transtornos mais graves como apneia do sono, insônia, refluxo, bruxismo, problemas de vista, entre outros distúrbios noturnos.

Qual o exame é feito para saber se tem enxaqueca?

O diagnóstico da enxaqueca (migrânea crônica) é clínico, ou seja, nos baseamos nos dados da história clínica, história familiar e exame físico e neurológico do paciente. Os exames complementares como tomografia de crânio e/ou ressonância magnética de encéfalo desse paciente, via de regra, são normais.

O que acontece com o corpo depois de uma crise de enxaqueca?

Muitas pessoas relatam uma sensação de “ressaca” após a crise de enxaqueca. Essa sensação é a quarta fase da enxaqueca, conhecido como pósdromo. Os sintomas costumam durar algumas horas, ou até poucos dias: Fadiga.

Como se livrar da enxaqueca naturalmente?

Para aliviar a dor de cabeça em casa, além de tomar um chá de plantas medicinais, você também pode 1:
  1. repousar em ambiente escuro e silencioso;
  2. beber bastante água;
  3. consumir alimentos leves e naturais;
  4. colocar uma compressa morna na testa;
  5. evitar o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e café;

Qual ponto pressionar para enxaqueca?

Ponto de pressão LI-4 ou Hegu

Para dores gerais ou dores de cabeça, pressione o ponto chamado LI-4 ou Hengu. Ele fica entre as bases do polegar e do dedo indicador. Está na dúvida? Junte as pontas do polegar e do indicador.

Quem sofre de enxaqueca pode tomar café?

Cafeína é aliada no tratamento da dor

Mesmo sendo gatilho para enxaquecas e estar associada a cefaleias pelo excesso ou pela abstinência, a presença da substância na composição de algumas medicações deve-se ao fato de que a dose controlada potencializa o efeito analgésico.

Como aliviar dor de cabeça em 5 minutos?

O gengibre tem propriedades análgésicas e anti-inflamatórias que ajudam amenizar as dores de cabeça. Para fazer o chá, basta colocar um pequeno pedaço de 4 cm de gengibre em uma xícara com água quente e deixá-lo em imersão por cerca de 5 minutos.

Como aliviar enxaqueca com gelo?

Sim, as compressas frias podem auxiliar no controle de crises de enxaqueca, que é um tipo de dor de cabeça associado à inflamação do tecido cerebral e hipersensibilidade sensorial, tanto em casos crônicos quanto agudos. De modo geral, é recomendado aplicar a bolsa fria na testa, têmporas, rosto e pescoço.

Artigo anterior
Como funciona o cérebro do TDAH?
Artigo seguinte
Como soltar a coluna?