Qual é a diferença entre confissão e reconhecimento jurídico do pedido?

Perguntado por: Cátia Eduarda de Pinho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (69 avaliações)

269, II, CPC. São as seguintes as principais diferenças : A – Somente a confissão é meio de prova; o reconhecimento jurídico do pedido é uma renúcia à resistência oferecida à pretensão. B – Apenas a confissão pode ser tácita; o reconhecimento do pedido há de ser sempre expresso.

O que é o reconhecimento jurídico do pedido?

O reconhecimento jurídico do pedido deve ser entendido como a postura do réu que confirma os fatos e as consequências jurídicas pretendidas pelo autor em sua petição inicial. A variante oposta a esta postura do réu é a renúncia, pelo autor, do direito sobre o qual se funda a “ação”.

O que é confissão judicial?

Confissão - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Ocorre quando alguém reconhece a existência de um fato contrário ao seu interesse e favorável ao do seu adversário. É, portanto, uma declaração voluntária de ciência de fato; não se trata de declaração de vontade para a produção de determinado efeito jurídico.

Qual a diferença entre confissão judicial e extrajudicial?

A confissão pode ser judicial ou extrajudicial. A primeira é aquela feita em juízo, já a segunda é aquela realizada fora do processo, mas com a finalidade de registrar a veracidade de um fato e, posteriormente, ser utilizada em um determinado processo.

O que é confissão no processo penal?

Ao ato de assumir a responsabilidade penal de um fato delituoso, dá-se o nome de confissão. ... Destarte, a confissão nada mais é que a aceitação pela parte passiva da persecução penal dos fatos delituosos que lhe são desfavoravelmente imputados, vale dizer, é o reconhecimento da imputação que lhe é feita.

PROCESSO CIVIL - REVELIA, RECONHECIMENTO JURÍDICO DO PEDIDO E DESMEMBRAMENTO DO LITISCONSÓRCIO

17 questões relacionadas encontradas

Qual o efeito da confissão?

O efeito essencial da confissão reside no reconhecimento quanto a serem verdadeiros os fatos alegados pela parte contrária. Esse reconhecimento pode ser expresso, como nas confissões espontânea e provocada, ou não expresso, como se dá na confissão ficta.

Quais são os requisitos da confissão?

São eles: 1) a verossimilhança, isto é, a probabilidade da ocorrência do fato da forma como admitido; 2) a credibilidade e coincidência, ou seja, que a confissão tenha um cunho de veracidade, movida unicamente pela intenção do confitente em dizer a verdade.

O que é confissão quais as espécies de confissão?

A confissão pode ser simples, complexa ou qualificada. O réu apenas confessa uma prática delituosa. O réu reconhece a prática de diversos atos delituoso. O réu reconhece a prática do ilícito, mas o faz invocando causa excludente de ilicitude ou de culpabilidade.

Quais são os três elementos essenciais de uma sentença?

Quanto à forma, a sentença deve ter três partes (art. 489 do CPC), como elementos essenciais: [1] o relatório; [2] a fundamentação; [3] o dispositivo.

Quais são os tipos de sentenças?

  • Sentença Declaratória.
  • Sentença Condenatória.
  • Sentença Constitutiva.
  • Sentença Constitutiva Negativa.
  • Sentença.

Quando pode ocorrer a confissão?

395, 1ª parte, CPC/2015). A confissão pode ser cindida quando o confitente, além de confessar fatos alegados pelo autor, aduz fatos novos, suscetíveis de constituir fundamento de defesa de direito, ou seja, fatos que podem servir de base a pedido reconvencional e fato impeditivo, modificativo ou extintivo (art.

Quais são as exceções da confissão?

A confissão feita judicialmente faz prova contra o confitente e não se estende aos litisconsortes, se houverem [9]. Ainda no mesmo raciocínio, a confissão feita por um dos cônjuges em ação que verse sobre bens imóveis não vale sem a confissão do outro, salvo se casados sob o regime da separação absoluta de bens [10].

Qual a diferença entre confissão e admissão?

Confissão refere-se a uma declaração formal pela qual o acusado admite sua culpa de um crime. Uma admissão se refere ao reconhecimento de um fato em discussão ou um fato relevante em uma ação judicial.

O que é processo de reconhecimento?

O reconhecimento pode ser entendido como a prática de elogiar alguém por uma tarefa bem-sucedida, características ou valores pessoais.

Quando o réu reconhecer a procedência do pedido novo CPC?

Ou seja, mesmo após a sentença ou acórdão, o réu poderá reconhecer o pedido, independentemente de concordância do autor. Resolução do mérito é quando o juiz julga o processo procedente, sem resolução ele dar por fim o processo sem sentenciar o processo, (Ex: Quando as partes acordam antes de sentenciar o processo.

O que significa julgado procedente o pedido reconhecimento pelo réu?

Significa que um juiz ou uma juíza aceitou o pedido do autor, porque ele foi reconhecido pelo réu.

Quais são os elementos e os principais efeitos de uma sentença?

(1) A sentença para ser considerada válida deve ser formada por três elementos básicos: relatório, fundamentação e dispositivo.

Qual a parte mais importante da sentença?

O relatório é requisito essencial e indispensável da sentença e sua falta prejudica a análise desta, acarretando sua a nulidade (STJ – Resp. 25082/RJ).

Quais são os elementos essenciais da sentença no Juizado Especial?

São elementos essenciais da sentença: I - o relatório, que conterá os nomes das partes, a identificação do caso, com a suma do pedido e da contestação, e o registro das principais ocorrências havidas no andamento do processo; II - os fundamentos, em que o juiz analisará as questões de fato e de direito; III - o ...

O que é uma confissão ficta?

A confissão ficta nada mais é do que a confissão quanto à matéria de fato (aquela que precisa de provas).

Quais os requisitos para o reconhecimento da atenuante da confissão?

São dois os requisitos necessários para a incidência da atenuante: reconhecimento voluntário e espontâneo (independente da motivação), por parte do réu, da autoria do crime; e que tenha sido feito perante a autoridade (seja ela o delegado de polícia, o magistrado ou membro do Ministério Público).

Qual a natureza jurídica da confissão?

Confissão é um ato voluntário de feitos necessário, “ex in legi”, é um ato jurídico de sentido estrito. Na confissão o importante é a exata convicção do fatos confessados, e não a vantade do confitente de produzir os efeitos jurídicos delas decorrentes; é, enfim, um meio de prova.

O que o art 395 quis dizer a respeito da indivisibilidade da confissão?

Indivisibilidade da confissão

395 afirma que, em regra, a confissão indivisível, não podendo a parte que a quiser invocar como prova aceitá-la no tópico que a beneficiar e rejeitá-la no que lhe for desfavorável.

Quanto aos efeitos a confissão pode ser simples e implícita?

c) Quanto à forma: pode ser explícita, quando “produzida através da palavra falada ou escrita, onde indubitavelmente o agente reconhece os fatos que lhe são imputados” [2], ou implícita, quando decorre de ações do agente que não são capaz de produzir defesa, a exemplo da reparação do dano causado.

Qual o efeito da confissão sobre eventuais outros réus no processo penal?

A confissão na fase do inquérito, corroborada com outros elementos podem embasar uma condenação, mas isolada deve-se desencadear em absolvição. Destarte, pode-se dizer que, isoladamente considerados, elementos informativos não são idôneos para fundamentar uma condenação.

Artigo anterior
Quem é o duque do inferno?
Artigo seguinte
O que seria o direito à vida?