Qual é a diferença entre cassação e caducidade?
Perguntado por: Sérgio Benjamim Tavares de Lourenço | Última atualização: 25. April 2022Pontuação: 4.5/5 (64 avaliações)
ANULAÇÃO: Atos ilegais. CADUCIDADE: lei nova torna o ato ilegal. CONTRAPOSIÇÃO: ato novo com efeito contrário ao ato anterior. CASSAÇÃO: descumprimento de obrigação por parte do beneficiário do ato.
O que é ato de cassação?
Assim se denomina a modalidade de extinção do ato administrativo por retirada em face do descumprimento das condições estabelecidas para que o destinatário desfrutasse de certa situação jurídica.
O que é a cassação de um ato administrativo?
Cassação. A cassação é a forma de extinção do ato por culpa do beneficiário, já que ele descumpriu condições que deveria manter.
Qual a diferença entre cassação e anulação do ato administrativo?
Para Hely Lopes Meirelles, a cassação seria espécie de anulação. Não concordamos com essa posição, pois só existe espécie de um gênero, se tem as mesmas características do gênero e cassação não tem as características da anulação (os efeitos da cassação não são ex tunc, como os da anulação).
O que é caducidade na Administração?
Decaimento ou caducidade é modalidade de extinção do ato administrativo que ocorre em razão de mudança normativa que afeta supervenientemente a existência e compatibilidade do ato com o ordenamento jurídico.
DICA- CASSAÇÃO X CADUCIDADE DO ATO ADMINISTRATIVO
O que é a caducidade do contrato?
Caducidade de contratos
Quando se pensa em contratos firmados com o poder público, a caducidade é extinção da concessão do serviço público pelo poder que o concedeu. Esta decisão costuma ser causada pela inexecução total ou parcial do contrato.
O que é a caducidade de uma lei?
A caducidade da lei em sua modalidade e aplicação do termo ocorre quando a lei posterior torna insubsistente a manutenção de ato administrativo que, no momento da expedição, era válido. Dizemos que a “lei caducou” ou “a lei apresenta caducidade”, ou seja, foi revogada de modo indireto, tácito.
Quem pode anular e revogar atos administrativos?
O Poder Judiciário somente pode anular o ato administrativo ilegítimo. Assim, o objeto da revogação é aquele ato válido que se tornou inconveniente ou inoportuno ao sistema jurídico, sendo este o seu motivo.
Quem pode anular um ato administrativo?
“Súmula 473: A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revoga-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.”
Quais atos podem ser anulados?
São eles: os atos que a lei declare irrevogáveis; os atos já exauridos, em que seus efeitos já tenham se esgotado; os atos vinculados, pois nestes a Administração não possui liberdade para decidir de acordo com conveniência e oportunidade; os meros atos administrativos tais como a expedição de uma certidão, que tem ...
Como se dá a extinção dos atos administrativos?
Os atos administrativos podem ser extintos através das seguintes formas: anulação, a revogação e a convalidação. A anulação, ou invalidação, é o desfazimento do ato administrativo, com base no seu poder de autotutela, sobre os próprios atos.
Quais as formas de extinção do ato administrativo?
- EXTINÇÃO NATURAL. O ato se desfaz em decorrência do seu mero cumprimento. ...
- EXTINÇÃO SUBJETIVA. O próprio sujeito beneficiário do ato desaparece. ...
- EXTINÇÃO OBJETIVA. O objeto do ato desaparece. ...
- RENÚNCIA. O beneficiário abre mão dos efeitos do ato. ...
- CADUCIDADE. ...
- CONTRAPOSIÇÃO. ...
- CASSAÇÃO. ...
- REVOGAÇÃO.
Quanto à extinção do ato administrativo é correto afirmar que?
Quanto à extinção do ato administrativo, é CORRETO afirmar: a) Oportunidade e conveniência justificam a cassação do ato administrativo. b) A revogação poderá ser ordenada pelo judiciário. c) A Administração e o Judiciário poderão anular o ato administrativo ilegal.
O que significa a palavra cassada?
1. Que se cassou ou se tornou nulo ou sem efeito. 2. [Brasil] Cujos direitos políticos ou de cidadão são anulados ou diminuídos (ex.: deputado cassado; mandato cassado).
Como funciona o processo de cassação de um vereador?
7º A Câmara poderá cassar o mandato de Vereador, quando: I - Utilizar-se do mandato para a prática de atos de corrupção ou de improbidade administrativa; II - Fixar residência fora do Município; III - Proceder de modo incompatível com a dignidade, da Câmara ou faltar com o decoro na sua conduta pública.
É verdade a cassação dos direitos políticos?
A cassação de direitos políticos de um indivíduo é vedada pela Constituição Federal, de acordo com o artigo 15. Só pode haver perda ou suspensão dos direitos políticos e nunca a sua cassação.
Quando um processo administrativo pode ser anulado?
Suspensão; Demissão; Destituição de cargo em comissão (para quem não possui cargo efetivo); Cassação de aposentadoria ou disponibilidade.
Quando o ato administrativo é nulo?
Os atos nulos são aqueles que não gozam da aptidão para a produção de efeitos jurídicos. É, portanto, inválido significando que a decisão será também ineficaz.
Pode haver anulação de revogação de ato administrativo?
Sim, é possível a anulação de revogação de ato administrativo. Ambas, anulação e revogação, constituem atos administrativos capazes de extinguir outros atos adminis- trativos. A anulação visa a atacar a ilegalidade existente no ato. Anula-se um ato ilegal (fundamento de legalidade).
São irrevogáveis os atos administrativos?
São os chamados atos irrevogáveis, resultantes das limitações do poder de revogar. São insuscetíveis de revogação: 1º) os atos consumados, que exauriram seus efeitos; Ex.: Um ato que concedeu licença ao servidor; se este já gozou a licença, o ato já exauriu seus efeitos, não há que se falar em revogação.
É atributo que impede a anulação dos atos administrativos pela Administração?
Basta que possuam vícios de legalidade/legitimidade. O que não é possível é a anulação de um ato administrativo por razões de mérito (juízo de conveniência).
Qual a diferença de encampação e caducidade?
A encampação se funda em critérios de conveniência e oportunidade (mérito/discricionariedade) e a caducidade ocorre em virtude de inexecução contratual.
O que significa advento do termo contratual?
1. Advento do termo contratual. Diz-se que o contrato de concessão se extingue automaticamente com o advento do termo contratual. Tal se verifica com o atingimento do prazo previsto no contrato, independentemente da prática de qualquer outro ato pelas partes.
O que é rescindir o contrato de trabalho?
A rescisão de contrato de trabalho é a formalização do fim do vínculo empregatício, ou seja, aponta o término da relação de trabalho por vontade do empregado ou do empregador.
Quando ocorre encampação?
A encampação, também chamada de resgate, é instituto estudado pelo Direito Administrativo. Trata-se da retomada coercitiva do serviço pelo poder concedente. Ocorre durante o prazo da concessão e por motivo de interesse público.
Como descobrir o banco pelo código de barras?
O que a Bíblia fala sobre o vale?