Qual é a diferença entre cal viva e cal apagada?

Perguntado por: Sebastião Vaz Marques  |  Última atualização: 30. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (56 avaliações)

Cal extinta vs Cal hidratada
Cal extinta e cal hidratada (ou cal apagada) referem-se ao mesmo composto, o hidróxido de cálcio de fórmula Ca(OH)2. Que é obtida pela reação de hidratação do óxido de cálcio CaO (cal virgem ou cal viva). Portanto cal extinta, cal hidratada e cal apagada são sinônimos.

Qual a diferença de cal virgem?

Lógico que pode haver inúmeros tipos de cales e algumas possuem a característica acizentada. Mas no geral, cales de construção civil ou cal virgem, devem ser brancas. Então se você receber a cal e sua cor for acizentada também é um forte indicativo que a qualidade não está tão boa.

Para que serve a cal?

A cal é um elemento consumido em larga escala pela construção civil, principalmente durante o preparo de argamassa para o assentamento ou revestimento de paredes e muros. Existem diferentes usos da cal, material proveniente de rochas calcárias ou magnesianas e pode ser encontrado em diferentes tipos.

Quais são os tipos de cal?

Atualmente, podemos classificar a cal para construção civil em dois principais tipos: cal virgem e cal hidratada. Cada um deles é dividido em subgrupos conforme o grau de pureza, os materiais empregados na fabricação, o processo produtivo, entre outras características.

O que é o processo de extinção da cal?

SIGNIFICADO DE CAL EXTINTA

Cal resultante da exposição da cal virgem ao ar ou à água, portanto apresentando sinais de hidratação e, eventualmente, de recarbonatação. Apresenta proporções variadas de óxidos, hidróxidos e carbonatos de cálcio e magnésio.

Qual é a diferença da cal virgem viva para cal hidratada usada na construção civil? É a mesma coisa?

45 questões relacionadas encontradas

O que é Cal Viva cal hidratada explique o que é a extinção da cal?

O que é cal viva? Cal hidratada? Explique o que é a extinção da cal. A Cal viva resultante de processos de calcinação, da qual o constituinte principal é o óxido de cálcio ou óxido de cálcio em associação natural com o óxido de magnésio, capaz de reagir com a água.

Como se dá o processo de endurecimento da cal?

Assim como o cimento, tem características aglomerantes. Enquanto este, no endurecimento, reage com água (reação de hidratação), o endurecimento da cal ocorre pela absorção do gás carbônico presente no ar. Essa reação transforma a cal hidratada de volta em carbonato de cálcio.

Qual cal usar?

Confira diferentes maneiras de usar cal no dia a dia doméstico. Preparada a partir do calcário carbonato de cálcio, a cal virgem é um produto barato encontrado em lojas de materiais de construção. Por ser uma substância higroscópica (que absorve a umidade do ar), é usada para secar ambientes.

Quais os tipos de cal hidratada existente para construção e quais as diferenças entre elas?

Cal hidratada
  • CH-I: grau de pureza alto;
  • CH-II: grau de pureza intermediário.
  • CH-III: grau de pureza baixo (tem uma produção mais econômica e pode contar com materiais não calcinados e impurezas de rochas).

Para que serve a cal viva?

A cal, também conhecida como cal viva, é nada mais que uma substância de caráter aglomerante; em outras palavras, serve como material ativo para união de outros elementos. É muito presente no preparo de argamassas e tintas para paredes, por exemplo.

Quais as principais aplicações de cal na construção civil?

É alternativa barata para produção de argamassa de revestimento, assentamento de tijolos, ou pintura. A cal é um material de baixo custo, disponível no mercado, e de larga utilização na construção civil, sobretudo na pintura. argamassas no mercado, porém ainda é comum seu preparo no canteiro de obra.

Qual o ciclo da cal?

A cal não está pronta na natureza. Sua produção começa com a extração de rochas calcárias que são britadas (reduzidas de tamanho) e levadas a um forno (calcinação) e lá nesse forno a cal é originada. Ou seja, o cal deriva de um outro mineral, ele não está presente na natureza. É um mineral artificial.

Como é usado o cal virgem?

Cal virgem é consolidado no mercado da agricultura e reconhecido por sua versatilidade. O cal virgem é uma das substâncias químicas mais utilizadas no campo e em construções civis. O produto que é extraído do calcário têm a função de ser um aditivo em trabalhos de obra.

Pode Calfinar com cal virgem?

Calfinagem é o processo de acabamento de paredes internas e externas com cal fina (popularmente calfina), que é uma argamassa composta por cal de boa qualidade e agregado miúdo (areia fina). No Brasil, é mais usado em sua forma virgem (cal virgem + areia), em sua cor branca original.

Qual o tipo de cal para pintura?

A Cal de pintura Itaú é uma cal dolomítica hidratada de qualidade superior, que propicia uma pintura de intensa alvura, com alto poder de cobertura e resistência à abrasão. Ela dispensa o uso de fixadores, tem grande rendimento e não necessita de tempo de descanso após a mistura.

O que é cal para uso culinário?

A cal já era conhecida e utilizada no antigo Egito. Você já comeu aquele doce de abóbora em quadradinho que é crocante por fora e macio por dentro? Pois, esse doce de abóbora é feito com cal, um pó branquinho usado em construção. As antigas doceiras do interior ainda usam a cal virgem.

Qual a melhor marca de cal para pintura?

A cal de pintura básica da Votaran é ideal para pinturas de baixo custo, seja em áreas internas ou externas, em locais como paredes, fachadas, asfalto, madeiras, entre outros. A embalagem de oito quilos tem rendimento de 60 metros quadrados.

Precisa de cal no reboco?

O reboco é responsável por deixar a superfície plana e lisa para que os serviços de pintura sejam realizados no local. Segundo profissionais da área, recomenda-se um traço de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água para a obtenção de um reboco de qualidade.

Quanto de cal vai no reboco?

Como calcular o traço do reboco

Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia) para paredes internas, e 1:2:4 para externas, mas alguns profissionais usam outras fórmulas para o trabalho.

Quando usar cal no reboco?

Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade. Elas vão soltando água, lentamente, à mistura. O uso da cal na argamassa tem várias finalidades, como assentamento de blocos cerâmicos ou reboco de paredes e tetos.

Como é fabricado o aglomerante cal?

A cal é um aglomerante inorgânico ou mineral, isto é, com constituintes minerais, produzido a partir de rochas calcárias, composto basicamente de cálcio e magnésio, que para a sua aplicação, apresenta-se sob forma pulverulenta; em mistura com a água, forma uma pasta com propriedades aglomerantes, como resultado da ...

Como se dá o processo de endurecimento do gesso explique a reação química do endurecimento?

É um aglomerante aéreo (endurece pela ação química do CO2 do ar), obtido pela desidratação total ou parcial da Gipsita – aglomerante já utilizado pela humanidade há mais de 4.500 anos, no Egito. A Gipsita é o sulfato de cálcio mais ou menos impuro, hidratado com 2 moléculas de água. Sua fórmula química é CaSO4 .

O que é falsa pega como ocorre?

Falsa pega é a denominação dada ao enrijecimento prematuro anormal do cimento em poucos minutos após a adição de água.

Artigo anterior
Como compartilhar tela no Teams pelo notebook?
Artigo seguinte
Qual as três famílias mais poderosas do mundo?