Qual é a diferença entre bem e bom?

Perguntado por: Mário André Pacheco de Fernandes  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (18 avaliações)

A palavra Bom é um adjetivo, isto é, serve para dar característica para um substantivo, enquanto a palavra Bem é um advérbio, isto é, serve para dar característica para um verbo.

Qual a diferença de Muito bom e muito bem?

Bom é um adjetivo, enquanto bem é um advérbio. Muito bem: very well. Muito bom: very good.

Qual é a diferença entre o bem e o mal?

O bem é, por vezes, visto como algo que implica a reverência pela vida, continuidade, felicidade ou desenvolvimento humano, enquanto o mal é considerado o recipiente dos contrários. ... Por vezes, o mal é atribuído à existência do livre-arbítrio e da agência humana.

É bom ou é boa gramática?

No caso em questão, é possível, portanto, empregar «é bom» sem concordar com água, uma vez que o substantivo ocorre em sentido geral, não específico, como se se subentendesse «beber água é bom» ou «isso é bom».

O que é mau e bem?

Bom e Mau são adjetivos, ou seja, conferem qualidade aos substantivos, palavras que nomeiam seres e coisas. O emprego correto se dá em: “Ele é bom médico” e “Ele é mau aluno”.

Qual a diferença entre BEM e BOM, e entre MAU e MAL? | Vou Aprender Português

31 questões relacionadas encontradas

Como usar bem e mal?

Como substantivo, admite o plural males e pode vir precedido de artigo, adjetivo ou pronome. Seu antônimo também é o substantivo bem. Há uma regrinha bem fácil e que você pode usar sempre, sem crise: substitua mal por bem e mau por bom; a dúvida desaparece quase como mágica, imediatamente.

Sou do mal ou mau?

A melhor dica para entender a diferença entre mal e mau e usar corretamente estas palavras é pela oposição, ou seja, utilizando seus antônimos e vendo qual está correto na frase. Mau é o contrário de bom. Mal é o contrário de bem.

É bom ou boa para saúde?

Água é bom para saúde. b) O adjetivo concorda com o substantivo, se este for modificado por um artigo ou qualquer outro determinativo. Por exemplo: Esta água é boa para saúde.

É necessário é bom?

É proibido, assim como as expressões “é preciso”, “é necessário”, “é bom” e “é permitido”, é invariável quando o sujeito não é determinado por artigo ou por certos pronomes. ... Na há concordância entre sujeito e complemento. O certo seria: É proibida a entrada de estranhos.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Como buscar o bem?

Fazer o bem deve sempre estar desassociado da vaidade e isso pode ser trabalhado dentro de nós ao longo da vida. Há quem de forma inteligente perceba o quanto se colocar a serviço do bem é necessário para se obter um retorno positivo para si mesmo então, cognitivamente acabam por fixar essa atitude no inconsciente."

O que significa praticar o bem?

1. Ação ou disposição de fazer o bem; ALTRUÍSMO; BENEVOLÊNCIA; CARIDADE: O bem-fazer floresce e todo o mal perece. ... Fazer bem a; AJUDAR; BENEFICIAR; FAVORECER [td. : Seu exemplo bem-faz toda a comunidade.

Como é que se escreve a palavra bom?

A palavra bom deriva do latim "bonus,a,um", com o sentido de bom.

Como usar as expressões é preciso é bom e é necessário?

São expressões formadas do verbo ser mais um adjetivo: Exemplos: Gelo é bom para contusões. É necessário trabalho para sobreviver.
...
  1. Esta pimenta é boa.
  2. É necessária muita tolerância.
  3. É proibida a entrada de pessoas estranhas.

É necessário atenção?

É necessário muita atenção ou É necessária muita atenção ao atravessar a rua. As duas frases estão corretas. ... A primeira é a frase correntemente usada na linguagem oral e assim utilizada por subentender um verbo no infinitivo, o qual aliás também pode vir explícito: É necessário ter muita atenção ao atravessar a rua.

Quando se deve usar crase?

Uso obrigatório da crase
  1. Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
  2. Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
  3. Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
  4. Antes das palavras casa e terra.

O que é concordância entre as palavras?

Você sabe o que é concordância? Chamamos de concordância o princípio sintático segundo o qual, na frase, as palavras determinantes adaptam-se às palavras das quais dependem. Isso significa que os nomes e os verbos de uma oração devem concordar com os demais termos, caso contrário, a concordância ficará prejudicada.

Está quite ou está quites?

Quite é adjetivo (particípio de quitar, cuja forma regular é quitado); portanto, deve concordar com a palavra a que se refere: Paulo está quite com Pedro. Eles estão quites.

É bom concordância?

Em construções assim, com verbo “ser” explícito ou implícito, o adjetivo/particípio só irá variar em gênero se o substantivo a que se refere estiver determinado na frase, normalmente por um artigo ou pronome de sentido determinador. Exemplo: – É necessária a manutenção.

O que é o mal para a filosofia?

Mal (do termo latino malu) geralmente se refere a tudo aquilo que não é desejável ou que deve ser destruído. ... Em Kant, o ser humano teria uma propensão para o mal, apesar de ter uma disposição original para o bem. Hannah Arendt retoma a questão do mal radical kantiano, politizando-o.

Qual é o antónimo mau?

O contrário de mau é: Contrário de malvado: 1. bom, bondoso, benévolo, benevolente, generoso, caridoso, misericordioso, magnânimo, humano, clemente, piedoso, nobre, humanitário.

O que é uma interpretação ambígua?

Ambíguo é um adjetivo na língua portuguesa que define algo que tem ou pode ter mais do que um sentido. ... Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações.

Qual a forma correta de escrever mau ou mal?

Escreve-se "passei mau" ou "passei mal"? Estabeleça uma relação com as formas contrárias. O certo seria "passei bom" ou "passei bem"? Sendo "passei bem" a forma certa, também "passei mal" será o correto.

É um mau vendedor ou mal?

Uma dúvida bastante recorrente é se o correto é “mau exemplo” ou “mal exemplo”. Para não errar novamente, saiba que a forma certa é “mau exemplo”.

Artigo anterior
O que é medronho?
Artigo seguinte
Quais os locais de aplicação intramuscular?