Qual é a diferença entre a explicação da combustão pela teoria do Flogistico?

Perguntado por: Rúben Francisco Sousa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (66 avaliações)

O minério com flogisto passava a ser então o metal. O flogisto teórico era o princípio da combustibilidade e os materiais combustíveis, como o carvão, eram ricos em flogisto. A chama se extinguia quando o material havia libertado todo o flogisto que possuía.

O que é a teoria do Flogistico?

Ela afirmava que todas as substâncias inflamáveis continham uma substância fundamental e etérea, denominada flogisto, que se desprendia desses elementos no decorrer da combustão ou era absorvida por eles durante o processo de calcinação.

Como a teoria do flogisto foi derrubada por Lavoisier?

Lavoisier explicava que o fato dos metais aquecidos aumentarem de massa não poderia ter perda de flogisto, se esse fato fosse verdadeiro, o flogisto teria que ter valor negativo, pois como uma substância que é liberada vai fazer com que a outra fique com uma massa maior.

O que seria o Flogístico na opinião de seus defensores?

A teoria do flogístico tinha por objetivo explicar a característica da combustão dos materiais. ... Várias teorias surgiram para explicar o que ocorre com os materiais no momento em que entram em combustão. Uma delas foi desenvolvida pelo químico alemão Georg Ernst Stahl (1660-1734).

Como foi realizado a descoberta do oxigênio e a refutação da teoria do flogisto?

Em 1774, Priestley, utilizando uma grande lente para focalizar raios de sol, queimou uma amostra de óxido de mercúrio dentro de um vaso e testou o ar que se desprendia. Usando uma vela, descobriu que esse ar, ao contrário de outros gases, não só mantinha a combustão, mas que a chama brilhava de forma mais intensa.

Combustão - Brasil Escola

17 questões relacionadas encontradas

O que é Flogístico na enfermagem?

Os sinais flogísticos (são todos provenientes da resposta imunológica, sobretudo dos efeitos das citocinas. O rubor (vermelhidão) ocorre devido à vasodilatação, provocada pelas citocinas liberadas no local. As citocinas (prostraglandinas, bradicinina) causam relaxamento do músculo liso dos vasos.

Como a teoria do Flogístico explicaria essa alteração?

Esta teoria permitia explicar vários fenômenos observados, como a perda de massa na combustão de um material (por perda de flogisto), a impossibilidade de um combustível arder sem a presença de ar (porque o ar é necessário para absorver o flogisto libertado), o término de uma combustão, e a morte de um animal pequeno ...

O que é combustão exemplos?

A combustão (ou queima) é um fenômeno muito comum no nosso dia a dia: uma vela acesa, gás de cozinha em funcionamento, um isqueiro e a queima de combustível em um carro são exemplos de combustão.

O que mudou a partir da teoria de Lavoisier?

A Lei de Lavoisier, postulada em 1785 pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), corresponde à Lei da Conservação das Massas. Considerado o Pai da Química Moderna, segundo ele: ... Isso explica que as substâncias químicas quando reagem, não são perdidas.

O que diz a lei de Lavoisier?

A lei de Lavoisier, também conhecida por lei da conservação da massa, como o próprio nome indica, foi descoberta em 1785 pelo químico francês Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794), considerado o pai da química moderna.

Qual foi a importância de Lavoisier para a química?

Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .

O que é uma reação de combustão?

A combustão ocorre quando um combustível reage com oxigênio e produz calor, gás carbônico e água (se for completa) ou monóxido de carbono ou fuligem (se for incompleta).

Qual a origem da palavra flogisto?

Significado de Flogisto

substantivo masculino [Química] Princípio hipotético que antes de Lavoisier se supunha inerente a todos os corpos inflamáveis e que produziria a combustão ao deixar o corpo. Etimologia (origem da palavra flogisto). Do grego phlogistós.

Como a Lei de Conservação das Massas resolveu o problema que a teoria do Flogístico não conseguiu resolver em relação a massa residual?

A Teoria do Flogístico afirmava que a massa de resíduos, após uma combustão, seria menor do que a massa inicial. Entretanto, não explicava o fato de que a oxidação dos metais produzia resíduos com massa maior que a inicial. Lavoisier resolveu essa questão com a formulação da Lei de Conservação das Massas.

Qual filósofo grego propôs que todos os materiais inflamáveis possuíam um princípio ativo em comum?

Logo no inicio do século XVIII Platão tinha sua teoria ainda em vigor, a qual tratava que todo o material que podia entrar em combustão tinha um principio ativo comum a todos, ou seja, “os materiais entram em combustam porque são combustíveis”.

Quais os 4 sinais Flogisticos de uma inflamação?

Os sinais e sintomas característicos da reação inflamatória são rubor(vermelhidão), calor, edema (inchaço), dor e perda de função da região afetada. Com a hiperemia(aumento do fluxo sanguíneo), ocorre o primeiro sinal flogístico, o RUBOR, que é caracterizado pela vermelhidão.

Onde o oxigênio foi descoberto?

A descoberta do oxigénio está intimamente ligada ao desenvolvimento da Química Moderna. Foi descoberto independentemente pelo químico sueco Carl W. Scheele (1742-1786), em 1771 em Uppsala na Suécia, e pelo químico inglês Joseph Priestley (1733-1804), em 1774, em Leeds, Inglaterra.

Qual foi o cientista que descobriu o oxigênio?

Joseph Priestley pode não parecer um nome familiar, mas suas contribuições à ciência são monumentais. Credenciado com a descoberta do oxigênio em 1774, Priestley descobriu que "o ar não é uma substância elementar, mas uma composição" ou mistura de gases.

Quem foi que descobriu o ar?

Ao mesmo tempo, o cientista inglês Joseph Priestley mostrou para Lavoisier que havia descoberto uma espécie de “ar”, que ele chamou de “ar desflogisticado”. Através de seus próprios experimentos, Lavoisier conseguiu produzir esse ar e realizou outros experimentos com ele.

Como é produzido o oxigênio hospitalar?

A maneira comercial mais comum consiste em extrair o oxigênio do ar. “A composição do ar é 78% nitrogênio, 21% oxigênio e uma mistura de vários outros gases, dentre eles o argônio. Para separar cada componente desta mistura homogênea, o mais conveniente é fazer uma destilação fracionada.

Qual foi a grande descoberta de Lavoisier?

As principais descobertas de Lavoisier foi a do oxigênio e a da relação entre respiração e reação de combustão. ... Ao longo de sua vida, ele propôs a Lei de Conservação da Massa ou Lei de Lavoisier, a qual mostrava que, nas reações de combustão, as massas de todas as substâncias envolvidas permaneciam inalteradas.

Qual a importância do oxigênio para o organismo?

O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão.

Como Lavoisier conseguiu transformar a química em uma ciência?

Lavoisier – O Pai da Química Moderna. Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque fez descobertas fundamentais baseadas em observações detalhadas e planejamento preciso de experimentos.

Artigo anterior
O que é capitalismo de segundo tipo?
Artigo seguinte
Como limpar piso com sal azedo?