Qual é a diferença entre a dialética de Hegel e a dialética de Marx?

Perguntado por: Lucas Joel Matos de Andrade  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (2 avaliações)

Consequentemente, podemos resumir a diferença entre a dialética marxista e a hegeliana nas seguintes palavras: a dialética hegeliana considera o mundo das ideias como verdadeiro criador da realidade, enquanto Marx considera a realidade material agente de criação das ideias.

Qual a diferença entre o pensamento de Hegel e Marx?

Para Hegel, o mundo anda por processos dialéticos, ele é determinado graças a razão, a idéia absoluta. Por outro lado Marx, diz que o mundo caminha por processos dialéticos e a razão são as definições abstratas da mudança, que passam pela transformação da matéria e pela ação dos homens na natureza.

Qual a relação entre Marx e Hegel?

O idealismo de Hegel também se reflete no fato de que Hegel sempre procurou a elite intelectual e social para resolver problemas sociais e considerou as massas como uma força mais ou menos destrutiva da Natureza, enquanto Marx, por outro lado, considerava os trabalhadores o veículo de progresso social.

O que era a dialética para Hegel?

Hegel definia a dialética como desenvolvimento do conceito a partir de si mesmo, num avanço constante que não consistia apenas na afirmação de relações de diferença, mas no entendimento do universal presente nas coisas, mais propriamente no seu vir-a-ser.

O que é a dialética de Karl Marx?

A dialética marxista postula que as leis do pensamento correspondem às leis da realidade. A dialética não é só pensamento: é pensamento e realidade a um só tempo. Mas a matéria e seu conteúdo histórico ditam a dialética do marxismo: a realidade é contraditória com o pensamento dialético.

Filosofia: Dialética - Hegel e Marx

33 questões relacionadas encontradas

Qual é a presunção da dialética marxista?

Segundo Marx e Engels, dialética é o pensamento e a realidade em simultâneo, ou seja, a realidade é compreendida através de suas contradições. Para a dialética marxista, o mundo só pode ser compreendido em um todo, a partir de um pensamento dialético que considere as contradições existentes.

O que é o método dialético?

O Método Dialético, frequentemente referido apenas como Dialética, é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor.

O que o filósofo Hegel defendia?

Georg Wilhelm Hegel pensava que a consciência deveria passar por uma série de desenvolvimentos para superar as contradições percebidas em conceitos que seriam aparentemente opostos; buscou uma interpretação racional da multiplicidade sensível, tentando enxergar no finito o que havia de absoluto.

Quais são as três etapas do método dialético de Hegel?

O sistema de Hegel começa criticando o subjetivismo de Kant e propõe um estudo de idéias pela abordagem dialética da realidade, que compreende três fases: tese, antítese e síntese, senão vejamos: I – Lógica: Hegel propõe o estudo das idéias em si mesmas. A lógica hegeliana tem um sentido ontológico e místico.

O que é a teoria de Hegel?

Hegel desenvolveu o chamado idealismo absoluto, utilizado como base para várias áreas do conhecimento como a política, a psicologia, a arte, a religião e a filosofia. A teoria afirma que quaisquer contradições e dialéticas podem ser resolvidas com a criação de um modelo que pode refletir no indivíduo e no Estado.

Qual é a crítica de Marx a Hegel?

Marx aponta que Hegel pressupõe a separação entre sociedade civil e Estado, sendo que o momento de reconciliação entre estas esferas antagônicas seria a monarquia constitucional. Demonstra que na argumentação de Hegel o Estado é colocado como fundador da sociedade civil e da família.

O que Marx crítica em Hegel?

Como percebemos, Marx rompe com a concepção hegeliana do Estado por seu dogmatismo especulativo do qual o real é o racional-conceitual e não o real existente, porque o Estado é considerado antes mesmo que o ser humano.

Qual a grande influência de Hegel sobre o pensamento de Marx?

Marx, "manteve Hegel em sua cabeça", em sua própria visão de sua função, transformando a dialética idealista em uma questão materialista, ao propor que as circunstâncias materiais moldassem ideias e não o contrário.

Qual é a principal diferença entre a dialética de Hegel e a de Marx e Engles?

Consequentemente, podemos resumir a diferença entre a dialética marxista e a hegeliana nas seguintes palavras: a dialética hegeliana considera o mundo das ideias como verdadeiro criador da realidade, enquanto Marx considera a realidade material agente de criação das ideias.

Qual a diferença entre a interpretação de Hegel e a de Marx a respeito do trabalho?

Hegel reconheceu o sistema de Necessidades e Trabalho como um processo de abstração e medida reais, mas não utilizou o que foi desenvolvido nessa parte de sua Lógica para revelar a dinâmica da sociedade burguesa. Marx sim. A superficialidade do tratamento de valor econômico por Hegel foi criticada por Marx.

Qual a mudança fundamental que Marx opera na concepção dialética de Hegel?

Ditadura do proletariado Marx achava que a dialética de Hegel estava de "cabeça para baixo" e era preciso corrigi-la. ... Na dialética marxista, a burguesia seria a tese - e o proletariado, sua antítese. A síntese seria a superação da sociedade de classes por uma sem classes, o comunismo.

Quais são os três momentos do espírito em Hegel?

Hegel considera o desenvolvimento do Espírito em três momentos, o primeiro é o Espírito Subjetivo, o Espírito na relação consigo mesmo, o segundo é o Espírito Objetivo, no qual o Espírito se reconhece como realidade no mundo, e, o terceiro é o Espírito Absoluto enquanto unidade da idealidade de seu primeiro momento e ...

Qual o método utilizado por Hegel?

O método hegeliano é apresentado como método do determinar, sendo que a CL, fundamentalmente e originariamente, não e outra coisa que uma teoria de determinações aprióricas do pensar, i. é, de categorias, regras e formas lógicas.

Qual a ordem da dialética hegeliana?

Hegel e a filosofia da dialética: Tese; Antítese; e Síntese.

Como Hegel analisa o ser humano?

Sempre de acordo com Hegel, a “atividade que os mobiliza, que lhes dá a existência, é a necessidade, o instinto, a tendência e a paixão do homem” (HEGEL, 1999, p. 27). É a vontade subjetiva – a mesma tomada como ponto de partida da Filosofia do Direito, aludida anteriormente – que age efetivando o conceito do Espírito.

Quais são as características do método dialético?

De forma geral, o método dialético é um método de abordagem que tem como características centrais o uso da discussão, da argumentação e da provocação. ... O método dialético requer o estudo da realidade em movimento. Ou seja: o método analisa partes da realidade em constante relação com a totalidade.

Quais são os princípios do método dialético?

Princípios do Método Dialético

Não pode existir um objeto isolado de outro. Todos os fenômenos da natureza estão interligados e determinados mutuamente. O aparecimento, a mudança ou o desenvolvimento de um fenômeno só é possível em interligação com outros sistemas materiais (mudanças em um traz mudanças em outros).

Quais são as quatro leis fundamentais do método dialético?

As Leis da Dialética

ação recíproca, unidade polar ou "tudo se relaciona"; 2. mudança dialética, negação da negação ou "tudo se transforma"; Page 2 3. passagem da quantidade à qualidade ou mudança qualitativa; 4. interpenetração dos contrários, contradição ou luta dos contrários.

Como Marx aplica a dialética na sua visão materialista?

De acordo com esse conceito, a dialética é a base do entendimento dos processos sociais que acontecem ao longo da história. ... Saiba mais sobre dialética e materialismo dialético. Para Marx, a história é a oposição de classes que surge devido ao modo de produção que está em vigor.

Quais são os três princípios do materialismo dialético?

Os princípios fundamentais do materialismo dialético são quatro: (1) a história da filosofia, que aparece como uma sucessão de doutrinas filosóficas contraditórias, dissimula um processo em que se enfrentam o princípio idealista e o princípio materialista; (2) o ser determina a consciência e não inversamente; (3) toda ...

Artigo anterior
Onde usar fio 2 5mm?
Artigo seguinte
Pode lavar tinta de piso?