Qual é a densidade do solo?

Perguntado por: Patrícia Núria de Lopes  |  Última atualização: 16. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (34 avaliações)

Nos solos, seus valores variam, em média, entre os limites de 2,3 e 2,9 g. ... Como valor médio, para efeito de cálculos pode-se considerar a densidade de partículas como sendo de 2,65 g. cm-3.

O que é a densidade do solo?

É a relação entre a massa de uma amostra de solo e o volume ocupado pelas suas partículas sólidas. Refere-se ao volume de sólidos de uma amostra de terra, sem considerar a porosidade.

Qual a densidade do solo argiloso?

Reichert et al. (2003) propuseram densidade do solo crítica para algumas classes texturais: 1,30 a 1,40 Mg m-3 para solos argilosos, 1,40 a 1,50 Mg m-3 para os franco-argilosos e de 1,70 a 1,80 Mg m-3 para os franco-arenosos.

Como calcular a densidade de um solo?

Cálculos: Densidade global = a/b, em g. cm-3 a – peso do solo seco a 105°C; b – volume do cilindro.

Qual a densidade do solo arenoso?

e um solo arenoso tem Ds = 1,70 g cm-3 e que ambos tem Dp = 2,65 g cm-3.

Cálculo de Densidade do Solo (Ds) e Volume de um Cilindro

39 questões relacionadas encontradas

Qual o solo mais denso arenoso ou argiloso?

Assim, ao contrário do que o senso comum nos leva a pensar, os solos arenosos são mais densos e, portanto, menos porosos que os solos argilosos.

Qual solo tem maior porosidade total?

O solo contém macro e microporos, solos arenosos por possuírem partículas maiores, apresentam maior espaço poroso constituído por macroporos (poros maiores), já os solos de textura argilosa apresentam maior quantidade de microporos (poros menores).

Quais os métodos de análise da densidade do solo?

Dentre os métodos de determinação da densidade do solo, o de maior utilização e considerado padrão, é o do anel volumétrico (MAV), o qual consiste na amostragem de solo com estrutura indeformada num anel (cilindro metálico) de volume conhecido. Um aspecto importante refere- se à amostragem.

Como calcular o volume de um solo?

Como calcular o volume do solo
  1. Step 1. Tome as medidas das três dimensões do solo em metros: altura, comprimento e profundidade.
  2. Step 2. Multiplique estas três medidas para encontrar o volume, em metros cúbicos (m³) do solo. ...
  3. Step 3. ...
  4. Step 4.

Quais os fatores que afetam a densidade do solo?

As propriedades físicas do solo são alteradas principalmente pelas condições de manejo, sendo o revolvimento ou a compactação as principais formas de se alterar sua estrutura, refletindo-se em modificações na sua densidade (Silva et al., 2004).

O que aumenta a densidade do solo?

O aumento na densidade do solo resulta na diminuição da porosidade total, do arejamento e da condutividade hidráulica. A porosidade é importante porque influi na dinâmica da água no solo representando o volume de espaços vazios entre as partículas mais finas até as mais grosseiras.

Por que a densidade do solo aumenta com a profundidade?

A densidade tende a aumentar com a profundidade, variando em função de diversos fatores, como teor reduzido de matéria orgânica, menor agregação, maior compactação, diminuição da porosidade do solo, dentre outros fatores. Autores como GUPTA & ALLMARAS (1987) e IMHOFF et al.

O que é densidade máxima do solo?

A densidade referência ou densidade máxima do solo é o estado mais adensado resultante de uma pressão estática de 200 kPa, obtida no teste de compressão uniaxial, utilizando amostras com estrutura não preservada (Hakansson [6]) ou a densidade máxima obtida no teste de Proctor normal (Carter [7]).

Como calcular o volume de terra a ser retirado?

Com base nos itens citados anteriormente, deve-se fazer o seguinte cálculo: Área x Altura + Excedente Previsto. Exemplo: Área de 200m² com altura média de aterro de 2m para construção de edificação. Logo, 200m² x 2m = 400m³ + 40% (excedente previsto devido à necessidade de compactação do solo) = 560m³.

Como se calcula o volume?

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

Como calcular o volume de água do solo?

Esse valor da CAD deve ser multiplicado pela profundidade efetiva (Pe) do solo, para se obter o total de água disponível para a cultura (ADC). Assim, por exemplo, para uma CAD igual a 120 mm/m e uma Pe igual a 0,60 m, a ADC será igual 72 mm de água (120 mm/m . 0,60 m = 72 mm).

Qual é o melhor método direto para determinar a compactação do solo?

Pode-se dizer, com certa restrição, que a densidade é a medida quantitativa mais direta da compactação. Dentre os vários métodos usados para sua determinação, destaca-se o do anel volumétrico, possuindo bordas cortantes e volume conhecido (geralmente 50 cm3, segundo Kiehl, 1979).

Como medir a porosidade do solo?

A porosidade total (PT) foi calculada a partir da relação entre a densidade do solo (Ds) e a densidade de partículas (Dp), através da equação: PT = 1-Ds/Dp.

Como o manejo do solo pode influenciar na densidade do solo?

RESUMO: Alguns sistemas de manejo do solo podem alterar a estrutura e a densidade do solo e, por consequência, o arranjo e volume dos poros. ... Os resultados obtidos mostraram menor valor de densidade de partícula nas áreas sob MN (0,10-0,20m) e CP (0,20-0,40m).

Como está dividido o espaço poroso do solo quanto ao tamanho?

O espaço poroso do solo é um atributo indicador da sua qualidade física e pode ser dividido em estrutural e textural e, normalmente são avaliados pela curva de retenção de água no solo.

Qual a porosidade total do solo?

A porosidade de um solo é dada pelo volume de espaços vazios existentes entre as partículas sólidas. Os poros , na verdade, nunca estão vazios, pois ou estão ocupados por água ou por ar. Segundo RANZANI (1969), o volume total dos poros do solo quase nunca é inferior à 30%, e raramente ultrapassam 60%. ...

Quais os tipos de porosidade do solo?

  • Classificação dos poros.
  • Macroporos- com diâmetro maior do que 100 µm.
  • Mesoporos- com diâmetro entre 30 e 100 µm.
  • Microporos- com diâmetro menor do que 30 µm.

Qual a proporção ideal de Macroporos e microporos no solo?

Silva et al. (1986) observaram a transformação de macroporos em microporos decorrente da compactação. Hillel (1970) afirmou que para o bom desenvolvimento das plantas há necessidade de, no mínimo, entre 0,06 e 0,20 m3 m-3 de macroporos, dependendo do tipo de solo.

O que é o grau de compactação?

O grau de compactação ou compactação relativa pode ser um parâmetro útil e de fácil medição para indicar mudanças nos parâmetros físicos como macroporosidade, condutividade hidráulica, permeabilidade ao ar e resistência à penetração do solo (Carter, 1990).

Para que serve o ensaio de Proctor normal o que é densidade relativa?

A densidade relativa (DR), razão entre a densidade do solo (DS) avaliada e a densidade máxima (DMS) determinada pelo teste de Proctor normal, é uma alternativa para quantificar essa qualidade do solo. ... PALAVRAS-CHAVE: compactação do solo, densidade relativa, água no solo.

Artigo anterior
O que é pressuposto filosófico?
Artigo seguinte
Quando uma instalação elétrica é considerada desenergizada?