Qual é a definição de aterramento de proteção?

Perguntado por: Érika Nicole Melo  |  Última atualização: 7. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (33 avaliações)

O aterramento funcional, também conhecido como aterramento de proteção, é responsável por criar uma conexão segura entre as partes condutoras de um equipamento ou instalação e a terra.

Qual a definição de aterramento de proteção?

Proteção: O aterramento de proteção é a ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.

Qual a definição de aterramento?

Por meio do aterramento, essas correntes de fuga serão transmitidas para a terra, de modo a evitar o acúmulo dessas correntes na carcaça do equipamento. Desse modo, seu equipamento estará protegido contra danos maiores, além de evitar que algum indivíduo receba um choque elétrico ao entrar em contato com o equipamento.

Qual é a definição de aterramento funcional?

O aterramento funcional é a conexão com a terra de um dos condutores ativos do sistema, geralmente o neutro, mantendo equilíbrio entre as fases do sistema. Esse tipo de aterramento é frequentemente demandado pelas concessionárias de energia, contribuindo para garantir a segurança e a estabilidade do sistema elétrico.

Quais são os tipos de sistemas de aterramento?

Os tipos de sistema de aterramento elétrico existentes são o TN-S, no qual é realizada a conexão do fio neutro à carga e o condutor é aterrado na saída do transformador; o TN-C, no qual o fio terra e o neutro são o mesmo conduto; e o TT, indicado como o mais eficiente dos três, no qual o fio neutro é aterrado na saída ...

por isso que não encontramos aterramento nas casas

39 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre aterramento funcional e de proteção?

O aterramento funcional, também conhecido como aterramento de proteção, é responsável por criar uma conexão segura entre as partes condutoras de um equipamento ou instalação e a terra.

Quais são os 5 tipos de aterramento?

Aqui estão os principais tipos de aterramento elétrico:
  • Aterramento TN. Este tipo de aterramento é comum em edifícios comerciais e residenciais de baixa tensão. ...
  • Aterramento TT. ...
  • Aterramento IT. ...
  • Aterramento SE. ...
  • Aterramento IT TN. ...
  • Aterramento TN. ...
  • Aterramento TT. ...
  • Aterramento IT.

Quais os dois principais tipos de aterramentos existentes nas instalações elétricas?

Os principais tipos de aterramento usados no Brasil são as variações do TN, sendo que o TN-S é considerado uma das opções mais seguras para instalações elétricas. Contudo, é importante frisar que nem sempre você poderá usar o esquema TN-S.

Quais os 3 objetivos do aterramento?

O objetivo principal do aterramento elétrico está dividido em três partes: a proteção à integridade física do profissional, o facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção e o descarregar cargas eletrostáticas de carcaças de objetos e equipamentos.

Quais os tipos de aterramento de acordo com a NBR 5410?

NBR 5410 aterramento

Logo, a norma NBR 5410 exige que um condutor-terra seja instalado em cada um dos circuitos elétricos e que o aterramento seja do tipo TT. Caso esse tipo de aterramento não seja possível ainda é permitido o uso dos aterramentos TN-S ou TN-C.

Quais são os aterramentos funcionais?

O aterramento funcional consiste, basicamente, na ligação de um dos condutores da instalação (geralmente o neutro) com a terra para manter o equilíbrio entre as fases do sistema e está relacionado ao funcionamento correto, seguro e confiável e também à proteção da instalação em caso de descargas atmosféricas.

O que é um circuito de proteção?

Este sistema tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito quando a corrente ultrapassar o limite estabelecido pelo fusível ou disjuntor, evitando assim uma sobrecarga elétrica ou um curto-circuito.

O que é um sistema de aterramento e quais são eles?

O sistema de aterramento e equipotencialização é uma infraestrutura de proteção composta por eletrodos metálicos que conectam as edificações à terra para escoar toda energia excedente ou anormal da instalação elétrica até o solo.

O que a falta de aterramento pode causar?

O perigo da falta do sistema de aterramento está nas grandes variações de tensão – ocorrências comuns na rede elétrica -, que podem provocar a queima de máquinas e equipamentos que dependam de uma fonte de energia conectada à tomada e nos acidentes com eletricidade, colocando em risco a vida do usuário.

Quais as 3 principais normas elétricas?

Normas para a saúde do trabalhador

Enquanto a NBR-5410 define condições para o funcionamento seguro de instalações elétricas de baixa tensão, a NR-10 regulamenta os procedimentos de segurança em instalações elétricas e a NR-12, atesta a segurança de máquinas e equipamentos.

Qual a NBR que trata baixa tensão?

O que é NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão. A NBR 5410 é uma norma técnica brasileira que estabelece as condições mínimas necessárias para garantir a segurança em instalações elétricas de baixa tensão.

Qual o objetivo do aterramento de proteção?

O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

O que a nr10 fala sobre aterramento?

10.3.6 Todo projeto deve prever condições para a adoção de aterramento temporário. 10.3.7 O projeto das instalações elétricas deve ficar à disposição dos trabalhadores autorizados, das autoridades competentes e de outras pessoas autorizadas pela empresa e deve ser mantido atualizado.

Quais são as normas de aterramento?

– ABNT NBR 5418:2005: Esta norma estabelece as diretrizes para a medição da resistência de aterramento e das correntes de fuga em sistemas elétricos. – ABNT NBR 7117:2012: Esta norma estabelece as especificações para eletrodos de aterramento, que são utilizados para garantir a conexão do sistema elétrico com a terra.

Qual o tipo de aterramento mais seguro?

Aterramento TT (Terra-Terra)

Nesse tipo, o neutro é conectado a um ponto próprio, enquanto o condutor de proteção é conectado diretamente ao eletrodo de aterramento. O aterramento TT é mais seguro do que o TN, já que em caso de falha no sistema, não há risco de sobretensões perigosas.

Quais os 3 tipos de aterramento definidos pela NR 10?

Nele você vai aprender mais sobre: A NBR 5410 define três principais tipos de esquemas de aterramento que podem ser utilizados nas instalações elétricas de baixa tensão: TN, TT e IT.

Qual o tipo de aterramento mais utilizado no Brasil?

Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.

O que são sistemas de aterramento segundo a NBR 5410?

Um sistema de aterramento é o conjunto de todos os eletrodos, barramentos, massas e elementos condutores estranhos à instalação elétrica que são interligados direta ou indiretamente entre si por meio dos condutores de aterramento, de proteção e de equipotencialização.

O que significa a sigla BEP?

BEP é a abreviação de barramento de equipotencialização principal. Ele é a referência de terra de toda a instalação elétrica, hidráulica e de telecomunicações. É o primeiro barramento da edificação e fica normalmente próximo ao quadro geral de baixa tensão.

Quais são os três sistemas de aterramento da NBR 5410 mais utilizados na indústria?

Tipos de Sistemas de Aterramento

Essa norma é a NBR 5410; três esquemas de aterramento básicos (TT, TN e IT), designados pela seguinte simbologia: 1ª letra – indica a alimentação em relação à terra: T – um ponto diretamente aterrado; I – nenhum ponto aterrado ou aterramento através de impedância razoável.

Artigo anterior
Quais os tipos de Creci?
Artigo seguinte
Como calcular o valor das potências?