Qual é a competência da Justiça Estadual?

Perguntado por: Gonçalo Kevin Pacheco Campos Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (35 avaliações)

A Justiça Estadual, integrante da Justiça comum (junto com a Justiça Federal), é responsável por julgar matérias que não sejam da competência dos demais segmentos do Judiciário – Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar.

O que compete à Justiça Estadual?

Justiça Estadual

Julga todas as demais causas que não são de competência da Justiça especializada (Justiças Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar). Entre elas estão a maioria dos crimes comuns, ações da área de família, execuções fiscais dos estados e municípios, ações cíveis etc.

Qual a função do Tribunal de Justiça Estadual?

Por ser um Tribunal Estadual tem como função julgar todas as causas que não se enquadram na competência da Justiça especializada (Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar).

O que compete à Justiça Estadual processar e julgar?

COMPETE A JUSTIÇA COMUM ESTADUAL PROCESSAR E JULGAR AS CAUSAS CÍVEIS EM QUE E PARTE SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E OS CRIMES PRATICADOS EM SEU DETRIMENTO. COMPETE A JUSTIÇA COMUM ESTADUAL PROCESSAR E JULGAR CIVIL ACUSADO DE PRATICA DE CRIME CONTRA INSTITUIÇÕES MILITARES ESTADUAIS.

Quais crimes a Justiça Estadual julga?

“os crimes políticos e as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, excluídas as contravenções e ressalvada a competência da Justiça Militar e da Justiça Eleitoral”.

COMPETÊNCIAS DA JUSTIÇA ESTADUAL | JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA - AULA 10

39 questões relacionadas encontradas

Quais são as justiças estaduais?

A Justiça Estadual (comum) é composta pelos juízes de Direito (que atuam na primeira instância) e pelos chamados desembargadores, que atuam nos tribunais de Justiça (segunda instância), além dos juizados especiais cíveis e criminais.

Quais as instâncias da Justiça Estadual?

Já a Justiça Especializada: 1ª instância - Varas do trabalho, Juntas eleitorais e Auditorias militares, na 2ª instância-TRT, TRE e TJM. Sendo os Tribunais Superiores* "3ª instância" - TST, TSE e STM, STJ e última instância "4ª instância" - STF.

É competente a Justiça Comum para julgar as causas em que é parte empresa pública?

A justiça comum é competente para processar e julgar causas em que se discuta a validade de vínculo jurídico-administrativo entre o poder público e servidores temporários.

Quem julga empresa pública?

EMPRESA PÚBLICA. COMPETÊNCIA MATERIAL DA JUSTIÇA LABORAL. I- Segundo o disposto no art. 114 , I , da Constituição Federal , a justiça do trabalho é competente para processar e julgar as ações oriundas da relação de trabalho.

Qual o juízo competente para processar e julgar ação contra o Banco do Brasil?

De fato, a competência para processar e julgar crimes praticados contra o Banco do Brasil é, em princípio, da Justiça Estadual, conforme dispõe a Súmula 508 do Superior Tribunal de Justiça, invocada pela candidata.

Qual a diferença entre Justiça Estadual e Federal?

A Justiça Federal tem a sua competência prevista no art. 109 da Constituição Federal. Por sua vez, a Justiça Estadual tem competência residual, isto é, apenas será competente quando não se tratar de fato sujeito à Justiça Especial (Justiça Militar ou Justiça Eleitoral) ou à Justiça Federal.

O que é um Tribunal de Justiça?

É um órgão de segunda instância da Justiça Estadual, que tem jurisdição sobre todo o Estado que está localizado, submetendo-se à Constituição Federal, à Constituição Estadual, bem como à Lei de Organização Judiciária do Estado.

O que a Justiça comum julgar?

A Justiça comum é competente para julgar ações com qualquer valor de causa, enquanto os juizados especiais cíveis se limitam a julgar apenas ações que não ultrapassem o teto de 40 salários-mínimos, conforme especificado no artigo 3º, inciso I, da Lei 9.099/95, garantindo a previsão de que não serão julgadas por ele as ...

Como a Constituição estabelece a competência da Justiça Estadual?

A Justiça Estadual é composta por 27 Tribunais de Justiça dos estados, ou seja, cada unidade da federação possui o seu. ... Já a Justiça Estadual é de competência residual, ou seja, julga matérias que não sejam da competência dos demais segmentos do Judiciário.

Quem julga autarquia federal?

Compete à Justiça Federal processar e julgar as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes (art.

De quem é a competência para processar e julgar ações de uma fundação pública federal?

A Constituição definiu a competência da Justiça Federal em seu artigo 109. Além dessa previsão geral estabelecida na Carta Constitucional, o Código de Processo Civil delineou as hipóteses em que haverá modificação de competência em razão do ingresso de pessoa jurídica de direito público federal no processo.

Quem julga as ações da Petrobras?

Em se tratando ação mandamental em face de ato de dirigente de sociedade de economia mista federal, no caso a Petrobrás, é pacífico no Superior Tribunal de Justiça o entendimento segundo o qual compete à Justiça Federal o julgamento da presente demanda. Precedentes.

É de competência da Justiça Comum Federal?

A Justiça Federal é o órgão do Poder Judiciário competente para julgar as causas em que a União, autarquias e empresas públicas federais sejam interessadas, na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes.

Qual a Justiça competente para processar e julgar as demandas decorrentes de controvérsias entre o consórcio e seus empregados?

O ministro explicou que a Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar as ações oriundas das relações de trabalho já instauradas entre a administração pública, regida pela CLT e seus empregados.

O que é empresa pública e sociedade de economia mista?

Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista são instrumentos de ação do Estado, auxiliares do Poder Público, que buscam interesses superiores aos tão somente privados. Porém existem muitas diferenças entre essas entidades, tais como o capital, a sua forma e suas ações.

Quantas instâncias tem a Justiça?

Na teoria, a Justiça brasileira conta com três instâncias, sendo a terceira compartilhada pelo STJ e o STF, cada um com uma competência distinta. O STJ deve resolver as questões decorrentes de eventual ofensa à lei federal. Já o Supremo, aquelas em que exista a suspeita de desrespeito à Constituição .

Como saber em qual instância está o processo?

Acesse o Portal da Justiça Federal: ( http://www.jf.jus.br/cjf).

Quem é a terceira instância?

É onde atuam os juízes estaduais, juízes federais e os juízes especializados. Acima deles, estão os órgãos de segunda instância, que são os tribunais de Justiça, os tribunais regionais federais e os tribunais regionais do Trabalho, Eleitoral e de Justiça Militar.

Quais são os tipos de Justiça?

A justiça legal, a justiça natural, a justiça doméstica, a justiça filial e as diversas justiças particulares se relacionam com o universal e dela se distanciam em sua concretude, a justiça aplicada a cada caso concreto, na ideia de justo.

Quais são as justiças federais?

É constituído pelos seguintes órgãos: Supremo Tribunal Federal; Superior Tribunal de Justiça; Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais; Tribunais e Juízes do Trabalho; Tribunais e Juízes Eleitorais; Tribunais e Juízes Militares; Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal.

Artigo anterior
O que fazer em Petrópolis em dias chuvosos?
Artigo seguinte
Qual o benefício de cumprir o aviso prévio?