Qual é a classe da clindamicina?

Perguntado por: Luísa Érica Anjos Reis Loureiro  |  Última atualização: 16. Januar 2025
Pontuação: 4.3/5 (2 avaliações)

Clindamicina é um antibiótico usado para o tratamento de uma série de infecções bacterianas, incluindo infecções ósseas ou articulares, doença inflamatória pélvica, faringite estreptocócica, pneumonia, otite média e endocardite.

Qual classe pertence a clindamicina?

A clindamicina é um antibiótico da classe das lincosamidas, que é principalmente bacteriostático. Ela liga-se à subunidade 50S do ribossoma, inibindo assim a síntese da proteína bacteriana.

Qual a classe E o mecanismo de ação da clindamicina?

6.1.1 MECANISMO DE AÇÃO

A clindamicina é um antimicrobiano inibidor da síntese proteica bacteriana a partir da ligação à subunidade ribossomal 50S afetando a montagem do ribossomo e o processo de tradução bacteriano. Sua ação se dá a partir da hidrólise do fosfato de clindamicina a clindamicina ativa.

Quais são os antibióticos lincosamidas?

Lincosamidas (clindamicina), oxazolidinonas (linezolida, tedizolide), estreptograminas' [dalfopristina (estreptogramina A) e quinupristina (estreptogramina B)] são estruturalmente diferentes, mas são agrupadas em razão da ação antibacteriana similar e do espectro antibacteriano semelhante.

Qual o mecanismo de ação da clindamicina?

Como o Clindamicina funciona? O cloridrato de clindamicina é um antibiótico inibidor da síntese proteica bacteriana, ele impede que as bactérias produzam proteínas que são a base do seu crescimento e reprodução, ou seja, incapacita a bactéria de crescer e se multiplicar.

CLINDAMICINA Bula! Tudo que você precisa saber!

23 questões relacionadas encontradas

Qual é a função da clindamicina?

Infecções do trato respiratório superior, incluindo amidalite, faringite, sinusite, otite média; Infecções do trato respiratório inferior, incluindo bronquite e pneumonia; Infecções da pele e partes moles, incluindo acne, furúnculos, celulite, impetigo, abscessos e feridas infeccionadas.

Para que é indicado a clindamicina?

O cloridrato de clindamicina cápsulas é um antibiótico indicado no tratamento de diversas infecções causadas por bactérias, entre as quais: (1) do trato respiratório superior (traqueia, seios da face, amígdalas, faringe, laringe, ouvido) e inferior (brônquios, pulmões); (2) da pele e partes moles (infecção da pele e ...

Quais bactérias a clindamicina combate?

A clindamicina atua predominantemente em bactérias aeróbias gram-positivas e anaeróbios. Não tem ação contra aeróbios gram-negativos. Dentre os aeróbios gram-positivos, a clindamicina é indicada no tratamento de infecções por estreptococos e S. aureus, principalmente das cepas sensíveis à oxacilina.

Qual antibiótico que substitui a clindamicina?

Ceftriaxona sódica 1g e.v.

1g/dia EV 12-12h ou 2g dose única diária.

Qual o outro nome da clindamicina?

Dalacin® C (cloridrato de clindamicina) cápsulas é um antibiótico indicado no tratamento de diversas infecções causadas por bactérias, entre as quais: (1) do trato respiratório superior (traqueia, seios da face, amígdalas, faringe, laringe, ouvido) e inferior (brônquios, pulmões); (2) da pele e partes moles (infecção ...

Como a clindamicina age na pele?

Agindo na proliferação do tecido cutâneo, o adapaleno apresenta ação comedolítica. A clindamicina age reduzindo a população de bactérias relacionadas ao surgimento da acne.

Qual a classe da lincomicina?

O Cloridrato de Lincomicina é um agente antibiótico da classe das lincosamidas.

Quem pode tomar clindamicina?

A clindamicina é um antibiótico indicado no tratamento de diversas infecções causadas por bactérias, do trato respiratório superior e inferior, da pele e partes moles, da região inferior do abdômen e trato genital feminino, dos dentes, ossos e articulações e mesmo em casos de sepse bacteriana.

Qual a diferença entre cefalexina e clindamicina?

Não há diferença significativa entre cefalexina e clindamicina no tratamento de infecções da pele e dos tecidos moles por MRSA.

Quem é alérgico a penicilina pode tomar clindamicina?

A clindamicina é o antibiótico de escolha para pacientes com alergia à penicilina. Esta também pode ser considerada em infecções com duração superior a 3 dias, nas quais já poderá haver a prevalência de micro-organismos resistentes à penicilina.

Quais são os efeitos colaterais do clindamicina?

Disgeusia (alteração do paladar), dor abdominal, vômito, náusea (enjoo), urticária (alergia de pele).

Qual é o antibiótico mais forte para infecção?

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Quantos dias para clindamicina fazer efeito?

A maior concentração no sangue do cloridrato de clindamicina é atingida após 45 minutos da ingestão da cápsula. Como a maioria dos antibióticos, o tempo estimado para melhora dos sintomas é de 48 a 72 horas após a primeira dose.

Precisa de receita para comprar clindamicina?

Cloridrato de Clindamicina Teuto 300mg, caixa com 16 cápsulas gelatinosas duras. Por este produto precisar ter apresentação de receita a sua venda é destinada a lojas próximas, devendo ser retirado presencialmente na farmácia.

Pode tomar clindamicina para candidíase?

A primeira opção de tratamento recomendado inclui: Metronidazol 250mg, 2 comprimidos VO, 2x/dia, por 7 dias OU Metronidazol gel vaginal 100mg/g, um aplicador cheio via vaginal, à noite ao deitar-se, por 5 dias. A segunda opção é Clindamicina 300mg, VO, 2x/dia, por 7 dias(2).

Como prescrever clindamicina?

  1. ​Adulto. Oral: 600 a 1.800mg divididos a cada 6, 8 ou 12 horas; IM e EV: 1,2 a 2,7g divididos em 2, 3 ou 4 doses. ...
  2. Pediatria (acima de 1 mês de idade) Oral: 8 a 40mg/kg/dia divididos em 3 ou 4 doses; IM e IV: 20 a 40mg/kg/dia divididos em 3 ou 4 doses. 1,3
  3. Dose Máxima. Adulto. Oral: 1,8g/dia e 1,2g/dose; IM: 600mg/dose;

Porque clindamicina da diarréia?

Por que os antibióticos causam diarreia? A diarreia acontece porque o antibiótico elimina todas as bactérias presente no intestino, tanto as boas como as más, que devem sempre estar em equilíbrio para garantir o bom funcionamento intestinal.

Pode tomar amoxicilina e clindamicina juntos?

Sim, devem ser tomados juntos.

Para que serve clindamicina 300mg valor?

O cloridrato de clindamicina é um antibiótico inibidor da síntese proteica bacteriana, ele impede que as bactérias produzam proteínas que são a base do seu crescimento e reprodução, ou seja, incapacita a bactéria de crescer e se multiplicar.

Tem comprimido de clindamicina?

Cloridrato de Clindamicina 300mg Genérico União é um antibiótico utilizado para tratar infecções causadas por bactérias suscetíveis à sua ação e que podem se manifestar no trato respiratório, pele e partes moles, pelve e trato genital feminino, nos ossos e articulações. Embalagem com 16 comprimidos.

Artigo anterior
Quando devo pagar IR sobre ações?
Artigo seguinte
Com quantas semanas se sabe o sexo?