Qual é a causa da epilepsia?

Perguntado por: Verónica Carlota Vaz Ribeiro  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (73 avaliações)

A epilepsia é uma condição médica em que por um determinado período de tempo, há um mau funcionamento do cérebro, causado pela emissão de sinais, descargas ou impulsos elétricos incorretos emitidos pelos neurônios, que são as células que fazem parte do cérebro.

Qual o motivo da epilepsia?

Em adultos, por exemplo, as causas tendem a ser os traumatismos, tumores cerebrais e AVC. Já em crianças, as causas estão mais frequentemente relacionadas a condições do neurodesenvolvimento, problemas no período neonatal e predisposição genética. Independente da causa, a epilepsia tem tratamento.

O que fazer para evitar as crises de epilepsia?

É possível impedir uma crise?
  1. Evite o consumo de álcool. Beber esporadicamente e em pequenas doses não costuma afetar radicalmente a vida das pessoas com epilepsia, desde que estejam corretamente medicadas. ...
  2. Evite baladas ou festas com luzes piscantes. ...
  3. Evite ficar estressado.

Como a epilepsia pode matar?

Estudos sugerem que a morte súbita ocorra nesses casos, porque durante as crises, as regiões do cérebro que controlam a respiração e os batimentos do coração possam ser "desligadas", ou parem de funcionar de forma adequada.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com epilepsia?

O paciente com epilepsia não pode ter uma vida normal

A epilepsia é uma condição que pode ter cura. E, mesmo quando a cura não é possível, as crises epilépticas podem ser bem controladas com o tratamento adequado. Nesses casos, é possível ter uma vida normal, podendo trabalhar, estudar, dirigir, praticar esportes etc.

Epilepsia | Drauzio Comenta #61

27 questões relacionadas encontradas

Quem tem crise de epilepsia pode morrer?

Ter mais de três episódios convulsivos durante um ano já eleva o risco de morte súbita em mais de 50%. “Nos momentos seguintes ao quadro, regiões neurais que regulam a respiração não funcionam direito e a falta de oxigênio leva ao óbito”, completa o expert.

O que evitar para não ter convulsão?

Não ingerir bebidas alcoólicas, evitar o jejum prolongado e a privação de sono são fatores importantes para impedir casos futuros de crise epiléptica.

O que é bom para epilepsia?

Como é feito o tratamento para epilepsia
  1. Medicamentos. O uso de remédios anticonvulsivantes, geralmente, é a primeira opção de tratamento, uma vez que muitos pacientes deixam de ter crises frequentes apenas com a ingestão diária de um destes medicamentos. ...
  2. Estimulação do nervo vago. ...
  3. Dieta cetogênica. ...
  4. Cirurgia cerebral.

O que provoca um ataque epilético?

O que é a epilepsia

Os milhões de neurónios existentes no cérebro comunicam por impulsos elétricos e estas “crises epiléticas devem-se a uma descarga elétrica anormal numa determinada zona cerebral, que se pode depois espalhar ao resto do cérebro”, explica a neurologista Socorro Piñeiro, do Hospital Lusíadas Amadora.

Como controlar a epilepsia de forma natural?

Dormir bem e seguir uma vida tranquila também ajuda a controlar os ataques de epilepsia. Além de um bom descanso, algumas terapias alternativas como por exemplo a prática do yoga podem ser de grande ajuda.

Qual melhor vitamina para quem tem epilepsia?

A vitamina D, eles sugerem, pode funcionar também para regularizar a atividade elétrica dos neurônios. Há pelo menos cinco anos uma série de testes em pessoas tem mostrado que o ômega-3 pode reduzir os riscos de crises epilépticas e de morte súbita.

O que uma pessoa com epilepsia não pode comer?

Ela consiste em reduzir os carboidratos e proteínas vegetais e investir em alimentos fontes de gordura e proteína animal, além de uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes. Com isso, são eliminados também o açúcar, as frituras e massas.

O que leva uma pessoa a ter convulsão?

A convulsão é um distúrbio em que ocorre contração involuntária dos músculos do corpo ou de uma parte dele, devido ao excesso de atividade elétrica em algumas áreas do cérebro, o que pode ter como consequência tremores, espasmos musculares, perda de controle da bexiga e perda da consciência, por exemplo.

O que é convulsão emocional?

Dessa forma, estresse emocional não causa Epilepsia. Entretanto, em pacientes com Epilepsia, o estresse pode atuar como um gatilho, um desencadeador de crises. Em outras palavras, o estresse pode precipitar uma crise em indivíduos que tem epilepsia. Trata-se de um importante gatilho.

O que é convulsão pode matar?

Infelizmente sim, a convulsão pode matar. Embora seja raro, não se pode excluir essa possibilidade, que pode ocorrer tanto indireta quanto diretamente. Ao ter um ataque convulsivo, o paciente pode se afogar com a própria saliva, sangue ou vômito.

Qual o tipo de epilepsia mais grave?

Além disso, quando a pessoa apresenta convulsões epilépticas generalizadas que causam perda abrupta da consciência, enrijecimento do corpo, tremores generalizados, perda do controle da bexiga ou mordida na língua, são chamadas de epilepsia tônico-clônica e é considerada o tipo mais grave de epilepsia.

Quem tem epilepsia pode ter AVC?

Segundo Pontes Neto, “crise convulsiva pode tanto simular AVC como pode ser a primeira manifestação do problema. Alguns pacientes que tenham epilepsia tipo focal, que é a epilepsia que começa no regime específico no cérebro, podem depois de crise convulsiva desenvolver fraqueza que a gente chama de paralisia de Todd.

Quem sofre de epilepsia pode tomar café?

Olá ! Não há evidencias de que o uso de café tenha influencia com Epilepsia. Você pode tomar o seu café com tranquilidade !

Quem tem epilepsia pode comer carne de porco?

Márcia Silva, do Bairro Morada Nova, em Caruaru, quer saber se café, refrigerante e carne de porco complicam quem tem epilepsia. Não, o que pode facilitar a crise não é nenhum desses alimentos.

Qual o remédio mais forte para epilepsia?

A carbamazepina é um dos principais medicamentos utilizados no tratamento da epilepsia e dores neuropáticas. Pertence ao grupo de medicamentos antiepilépticos (medicamentos para crises convulsivas).

Quem tem epilepsia pode tomar vitaminas?

Ervas, vitaminas ou minerais nunca devem ser usados para substituir a medicação anticonvulsivante que está sendo tomada para a epilepsia. Tratamento com fitoterápicos podem apenas ajudar na redução da dose ou para contra-atacar os efeitos colaterais induzidos pela droga.

Quem tem epilepsia pode tomar suplemento alimentar?

Assim, no tratamento da epilepsia, é desaconselhável consumir a cafeína em qualquer apresentação, o que inclui suplementos alimentares.

Quem tem epilepsia pode tomar zinco?

Os pesquisadores concluíram que a suplementação de zinco é uma opção no tratamento da epilepsia intratável.

Como acabar com a convulsão?

Os medicamentos mais comuns no tratamento de convulsões são:
  1. Carbital.
  2. Diamox.
  3. Fenitoína.
  4. Fenitoína sódica.
  5. Fenobarbital.
  6. Gabaneurin.
  7. Gardenal.
  8. Hidantal.

Qual o melhor medicamento para convulsão?

Anticonvulsivantes específicos
  • Acetazolamida. Indica-se acetazolamida para crise de ausência refratária. ...
  • Canabidiol. ...
  • Carbamazepina. ...
  • Clobazam. ...
  • Clonazepam. ...
  • Divalproex. ...
  • Eslicarbazepina. ...
  • Etossuximida.

Artigo anterior
Como Funny Valentine morre?
Artigo seguinte
O que diz o salmo 97?