Qual é a característica da agricultura extensiva?

Perguntado por: Viviane Miranda de Branco  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (9 avaliações)

A agricultura extensiva caracteriza-se pela mão de obra qualificada, pela utilização de técnicas rudimentares que não viabilizam o aumento da produtividade e pela realização em minifúndios (propriedade agrícola de pequena extensão).

É característica da agricultura intensiva?

O Que É Agricultura Intensiva? ... A resultado é alcançado por meio de características de agricultura intensiva: aumento do uso de fertilizantes e inseticidas, irrigação abundante, tratamento de terras com máquinas pesadas, plantio de espécies de alto rendimento, ampliação de áreas cultivadas, entre outros.

O que significa agricultura extensiva resumo?

A agricultura extensiva é praticada em grandes extensões territoriais, nas quais se utiliza técnicas rudimentares e tradicionais para o manuseio da terra, o incremento de aparatos tecnológicos é baixo, e as vezes inexiste, não há uso de insumos para preparações e correções de solo, por exemplo.

Quais as características da pecuária extensiva?

O que é a pecuária extensiva? A pecuária extensiva, por sua vez, consiste na criação do gado a pasto em grandes áreas, ocupando latifúndios e propriedades familiares. De modo geral, não há tantos investimentos quanto na pecuária intensiva. A dieta, portanto, é majoritariamente pasto e suplemento mineral.

Quais as principais características da pecuária extensiva e intensiva?

A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.

Agricultura INTENSIVA e EXTENSIVA #ConceitosGeografia

30 questões relacionadas encontradas

Quais são as características da pecuária moderna ou intensiva?

A pecuária intensiva, por sua vez, é considerada mais moderna e consiste no cultivo de animais pelo confinamento e adoção de procedimentos tecnológicos, incluindo manipulação genética, inseminação artificial, entre outras estratégias de produção.

O que é agricultura extensiva exemplo?

Agricultura extensiva

É um sistema agrícola caracterizado pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Esse tipo de agricultura pode ser encontrado tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades com o predomínio da mão de obra humana e baixa mecanização.

O que é agricultura extensiva de exemplos?

Agricultura extensiva é um tipo de agricultura caracterizada pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. ... Um exemplo é a agricultura familiar ou de subsistência, também produtos mais naturais , mais ecológica e de ocupação descontínua do solo ao longo do ano, em oposição ao sistema intensivo.

Qual a diferença entre a agricultura intensiva e extensiva?

A agricultura intensiva refere-se à intensificação e mecanização da agricultura, com o objetivo de aumentar a produtividade de uma determinada terra. ... A agricultura extensiva é um sistema de cultivo que usa insumos limitados, ou seja, trabalho, investimento, maquinário, etc., em comparação com a terra cultivada.

Quais são as principais características da agricultura?

A agricultura é uma atividade econômica pautada no sistema de cultivo e de produção de vegetais, voltada para o consumo humano. Essa atividade é muito antiga marcada no momento que o homem, de vida nômade, decide fixar-se num local e cultivar a terra.

Como é praticado a agricultura intensiva?

Agricultura intensiva é um agrossistema que visa, essencialmente, ao aumento da produtividade e à redução do tempo de produção. Para atingir esse objetivo, quem pratica essa modalidade de produção agrícola faz uso intensivo de insumos, máquinas, implementos e tecnologia aplicada ao cultivo.

Como funciona o sistema intensivo?

Este sistema produtivo possui exploração animal de alta tecnologia, de forma a permitir a obtenção de animais com altos rendimentos produtivos no menor tempo possível, buscando uma produtividade máxima por cabeça e por área.

Quais são as diferenças entre a agricultura praticada?

Fonte: Depositphotos A agricultura moderna utiliza maquinários para uma produção em larga escala. A agricultura é mais do que simplesmente semear e colher. ... Hoje em dia, agricultura tradicional é feita em pequenas propriedades e geralmente são destinadas apenas a subsistência das famílias que praticam o cultivo.

O que é agricultura externa?

Essa produção é feita em grandes extensões de terra e sua produção é voltada para o abastecimento do mercado externo geralmente. Em virtude da intensa mecanização, esse tipo de agricultura possui altos índices de produtividade. Empregam-se máquinas e tecnologias para aumentar o rendimento do cultivo.

O que é o sistema extensivo?

Na pecuária, é usual chamar-se de extensivo todo sistema que tem como principal característica a exploração de grande extensão de terra com poucos insumos, equipamentos e mão de obra. O baixo nível tecnológico desse sistema implica em baixa produtividade da terra, no caso ocupada com pastagens.

Quais são as principais características da pecuária?

Basicamente, pecuária é a domesticação de animais realizada por meio da aplicação de técnicas e que tem como finalidade a comercialização. ... Sem dúvida, a participação da pecuária que mais se destaca é a produção de carne e as criações fornecedoras são as de suínos, bovinos, bufalinos, ovinos, caprinos e aves.

Quais são os principais características da pecuária?

Características da pecuária

A pecuária foi uma das primeiras atividades econômicas praticadas pelo homem, e consiste na criação dos diferentes tipos de animais para seu aproveitamento. Dependendo da espécie do animal criado, é possível aproveitar carne, leite, ovos, couro, lã, mel etc.

Qual é a característica da pecuária?

Resumo sobre pecuária

Corresponde à criação de animais para a produção de alimentos e o fornecimento de matérias-primas. Pode ser classificada, quanto à sua finalidade produtiva, em: de corte (produção de carnes), leiteira (produção de leite) e de lã. Possui três modalidades: extensiva, intensiva e pastoreio nômade.

Quais são as diferenças entre a agricultura praticada nos Estados Unidos e agricultura praticada nos países europeus desenvolvidos?

Na União Europeia, a produção agrícola é significativamente menor que a dos Estados Unidos, em virtude do tamanho de sua área, da densidade demográfica da região, bem como da concentração da economia nas atividades industriais. Mesmo assim, a sua produção agrícola é considerada uma das maiores do mundo.

Que outro tipo de agricultura é praticada no Brasil?

Quais são os tipos de agricultura praticados no Brasil?
  • Agricultura moderna. ...
  • Agricultura intensiva. ...
  • Agricultura extensiva. ...
  • Agricultura familiar. ...
  • Agricultura patronal. ...
  • Agricultura orgânica.

O que diferencia a agricultura de hoje em relação a do passado?

Na agricultura tradicional o uso de recursos naturais era mais controlado e consciente, uma vez que toda a produção dependia exclusivamente dos recursos “oferecidos” pela natureza. Além disso, a agricultura tradicional não utilizava agrotóxicos, equipamentos e outros itens modernos que impulsionam a agricultura hoje.

Quais são as vantagens do sistema intensivo?

Pode-se dizer que a maior vantagem do sistema intensivo está na possibilidade de automação, padronização, alojamento de mais animais por metro quadrado e, consequentemente, na diluição dos custos de produção da cadeia avícola.

Quais as vantagens do sistema intensivo?

Dentre as muitas vantagens, pode-se citar as principais: ⇒ Produção de carne de melhor qualidade e maior produção por área. ⇒ Maior rendimento de carcaça, com diminuição da porção de ossos e outros componentes de pouco valor.

O que é sistema intensivo na aquicultura?

Caracterizado pelo uso de rações balanceadas na alimentação dos peixes, em virtude das densidades de estocagem bastante altas, o que torna os alimentos naturais insuficientes, embora estejam presentes na cultura e possam mesmo ser incrementados através de fertilizantes.

Como é feita a agricultura familiar?

Agricultura familiar é toda forma de cultivo de terra que é administrada por uma família e emprega como mão de obra os membros da mesma. A produção de alimentos acontece em pequenas propriedades de terra e se destina a subsistência do produtor rural e ao mercado interno do país.

Artigo anterior
Quais vermes O Anita combate?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de EPIs?