Qual é a autonomia do Conselho Tutelar?

Perguntado por: Eduardo Alexandre Lourenço Araújo Nascimento  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (45 avaliações)

A autonomia permite que o Conselho Tutelar haja de oficio em situações que necessitam da aplicação de medidas protetivas que possam ser aplicadas de imediato, a exemplo o encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade.

O que é a autonomia do Conselho Tutelar?

A autonomia que detém o Conselho Tutelar, portanto, deve ser considerada como sinônimo de INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL que o Órgão possui, enquanto COLEGIADO, se constituindo numa indispensável prerrogativa para o exercício de suas atribuições, não significando, em absoluto, que não possa ser aquele fiscalizado em sua ...

Porque o Conselho Tutelar é autônomo?

Ou seja, é autônomo porque não necessita de determinação judicial para decidir e aplicar as medidas protetivas, nos termos do Estatuto[4]. O Conselho Tutelar é órgão não jurisdicional porque não pertence ao Poder Judiciário e não exerce suas funções.

Quais são as leis do Conselho Tutelar?

Legislação: Conselho Tutelar
  • • Lei nº 12.696/2012, de 25 de julho de 2012. ...
  • • Lei nº 11.622/2007, de 19 de dezembro de 2007. ...
  • • Lei nº 9.394/1996, de 20 de desembro de 1996 (LDB - Lei de diretrizes e bases da educação nacional) ...
  • • Lei nº 8.242/1991, de 12 de outubro de 1991.

Qual o principal objetivo do Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar é um órgão criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que tem como objetivo ajudar a família, a sociedade e o Estado a zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes.

Qual é a Real Autonomia do Conselho Tutelar?

25 questões relacionadas encontradas

Qual é o papel do Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar é formado quando os membros são eleitos pela própria comunidade para um período de três anos. Nesse tempo, eles devem atender crianças e adolescentes, além de prestar aconselhamento aos pais e responsáveis. Desse modo, o trabalho acontece, principalmente, a partir de denúncias.

Qual é a importância do Conselho Tutelar?

Os Conselhos Tutelares são órgãos públicos municipais, que tem sua origem no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

Quais são os direitos e deveres do Conselho Tutelar?

Quais são os deveres e atribuições dos Conselheiros Tutelares?
  • oferecer atendimento às crianças e aos adolescentes e aplicar as medidas de punição cabíveis aos responsáveis;
  • oferecer atendimento e aconselhamento aos pais ou responsáveis e aplicar as medidas de proteção cabíveis;
  • executar as suas decisões;

Tem alguma lei que fala que conselheiro tutelar tem direito de diária?

Art. 1º Os conselheiros tutelares que se ausentarem do Município a serviço e no interesse da Administração, sem prejuízo do fornecimento de passagens ou do pagamento de indenização de transporte, farão jus a diárias para cobertura de despesas de alimentação, hospedagem e locomoção urbana dentre outras.

Quais as 20 Atribuições do Conselho Tutelar?

Atribuições do Conselho Tutelar
  • 1ª Atribuição: Atender crianças e adolescentes e aplicar medidas de proteção.
  • 2ª Atribuição: Atender e aconselhar os pais ou responsável e aplicar medidas de proteção.
  • 3ª Atribuição: ...
  • 4ª Atribuição: ...
  • 5ª Atribuição: ...
  • 6ª Atribuição: ...
  • 7ª Atribuição: ...
  • 8ª Atribuição:

O que é um órgão permanente e autônomo?

As quatros característica básica do conselho tutelar órgão permanente, autônomo, não jurisdicional e zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Ser permanente significa ser contínuo, duradouro, ininterrupto. ... Então como autônomo o conselheiro pode fazer o seu horário de trabalho? Não.

Quem paga o salário dos conselheiros tutelares?

Uma vez assegurado por lei municipal o pagamento aos membros do Conselho Tutelar, os Conselheiros em efetivo exercício de suas funções devem receber sua remuneração por folha de pagamento, garantindo-se a esses agentes o recolhimento dos encargos incidentes durante o período de mandato.

Qual a natureza da ocupação do Conselheiro Tutelar?

A função desempenhada pelo Conselheiro Tutelar é honorífica, inexistindo vinculação a cargo público, bem como equiparação aos servidores públicos, limitando-se seus direitos aos assegurados na Legislação Municipal, nos termos do que prescreve o artigo 134 do Estatuto da Criança e do Adolescente .

Em qual estrutura é estabelecido o Conselho Tutelar e qual é o alcance de sua autonomia?

Autonomia do Conselho Tutelar

- A forma como o Conselho Tutelar funciona no município (local e horário de funcionamento, regime de plantão/sobreaviso etc.) deve estar prevista na Lei Municipal, e a Administração Pública tem o dever de fazer com que os Conselheiros cumpram o que nela está disposto.

O que é um órgão permanente?

Quando falamos de Órgão permanente, estamos dizendo estabilidade do órgão, com trabalho ininterrupto e garantia legal de recursos para seu funcionamento. Sua autonomia está relacionada a independência nas suas deliberações e na validade das decisões vinculadas à deliberação colegiada.

O que o Conselho Tutelar não pode fazer?

101, inciso VII, do ECA). O que o Conselho Tutelar não pode fazer (como aliás, nunca pode, embora o fizesse de forma indevida), é promover, por simples decisão administrativa, o afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar como medida "antecedente" ao acolhimento institucional.

Qual a carga horária de um Conselho Tutelar?

A carga horária mínima prevista nas leis municipais dos Conselhos Tutelares, é regra geral, de 40h (quarenta) horas semanais, sendo a jornada diária de 08 (oito) horas. Para entender o horário de funcionamento do Conselho Tutelar deve-se buscar a distinção entre jornada de trabalho, plantão e sobreaviso.

O que diz o artigo 134 do ECA?

134 - Lei Municipal disporá sobre local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à eventual remuneração de seus membros. Parágrafo único - Constará da Lei Orçamentária Municipal previsão dos recursos necessários ao funcionamento do Conselho Tutelar.]

Qual o valor de um salário de um Conselheiro Tutelar?

Art. 2º O piso salarial profissional nacional dos Conselheiros Tutelares, a que faz referência o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, é de R$ 3.520,00 (três mil, quinhentos e vinte reais) mensais.

Quais são as prerrogativas do Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar possui plena autonomia funcional para tomada de decisões no âmbito de suas atribuições, sendo dotado de poderes e deveres equiparados aos da autoridade judiciária, bem como da prerrogativa de promover diretamente (por iniciativa própria, independentemente de recurso ao Poder Judiciário) a execução de ...

Quais são as atribuições do Conselho Tutelar previstas no ECA?

O Conselho Tutelar tem atribuição para aplicar praticamente todas as medidas de proteção destinadas às crianças e ao adolescente, exceto a medida de colocação em família substituta. Além disso, aplicar medida de proteção para o adolescente que pratica ato infracional também é atividade do Conselho Tutelar.

O que deve ser denunciado ao Conselho Tutelar?

Os conselhos tutelares recebem qualquer denúncia de violação de direitos de crianças e adolescentes, como falta de frequência na escola, situações de maus-tratos e violência (física, psicológica e sexual).

Quais as características do Conselho Tutelar e quais são as suas atribuições *?

O Conselho Tutelar, segundo dispõe sua definição legal, trata-se de um órgão permanen- te, autônomo e não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.

São atribuições do Conselho Tutelar exceto?

5a Questão O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, logo são atribuições do Conselho Tutelar, exceto: requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário; ...

Qual a natureza do Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Artigo anterior
Porque as meninas baixas gostam de homens altos?
Artigo seguinte
O que a China exporta para o mundo?