Qual é a ação judicial cabível para retirar o arrendatário?

Perguntado por: Frederico Barros de Carvalho  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (7 avaliações)

Infração a obrigação legal e contratual grave pelo arrendatário. Será cabível a ação de reintegração de posse quando a posse da coisa arrendada for injusta e não ação de despejo (VENOSA, 2010).

Qual é a ação judicial cabível para retirar o arrendatário caso o mesmo não tenha pago o preço ajustado no arrendamento rural e resiste não aceitando sair do imóvel?

poderá ingressar com Ação de Reintegração de Posse.

O que é direito de preempção do arrendatário?

- Fica assegurado a arrendatário o direito de preempção na aquisição do imóvel rural arrendado. Manifestada a vontade do proprietário de alienar o imóvel, deverá notificar o arrendatário para, no prazo, de 30 (trinta) dias, contado da notificação, exercer o seu direito (artigo 92, § 3º do Estatuto da Terra) Art 46.

Quais os direitos do arrendatário?

Já em relação ao Arrendatário a legislação determina que o mesmo tem o dever de: pagar pontualmente o preço do arrendamento, pelo modo, nos prazos e locais ajustados; usar o imóvel rural, conforme o convencionado, ou presumido, e a tratá-lo com o mesmo cuidado como se fosse seu, não podendo mudar sua destinação ...

Como desfazer um arrendamento?

Quando uma das partes quer, por qualquer motivo, rescindir um contrato de arrendamento tem de comunicar essa intenção à outra parte por escrito e em carta registada. Esta missiva deve incluir a identificação clara do remetente, do destinatário e os motivos para a rescisão.

Como funciona o processo de despejo?

23 questões relacionadas encontradas

Como fazer distrato de contrato de arrendamento?

Pelo presente instrumento particular de distrato, de um lado (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), aqui denominado(a) ARRENDADOR(a) e de outro lado (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), ...

Como funciona a quebra de contrato de arrendamento?

A quebra de contrato de locação prevê o pagamento de uma multa proporcional, em relação ao período que não foi concluído. Essa é uma forma de garantir a segurança financeira do proprietário do imóvel, para caso o locatário decida deixar o local.

Quais são as obrigações do arrendatário?

O arrendatário tem a obrigação de pagar o aluguel ajustado, e o arrendador a de manter a coisa em estado de servir, mediante a assistência ao arrendatário pelo tempo do contrato.

Quais são as obrigações do parceiro outorgante?

40, o parceiro-outorgante assegurará ao parceiro-outorgado que residir no imóvel rural, e para atender ao uso exclusivo da família dêste, casa de moradia higiênica e área suficiente para horta e criação de animais de pequeno porte (art. 96, IV, do Estatuto da Terra).

Como funciona contrato de arrendamento rural?

Arrendando é possível ganhar dinheiro concedendo a terra para que outro produtor rural a explore. O arrendamento funciona como uma espécie de aluguel. O arrendador (dono da terra) aluga a propriedade para que outro produtor (o inquilino – arrendatário) explore o terreno, pagando o valor estipulado por contrato.

Em que consiste o direito de preempção?

A) O direito de preempção confere ao Poder Público municipal preferência perpétua para aquisição de imóvel urbano objeto de alienação gratuita entre particulares, conforme delimitação geográfica contida em ato do Poder Executivo.

O que é vínculo de preempção?

É o direito de preferência que tem o vendedor de um bem no caso do comprador querer vendê-lo após a sua aquisição. ... Ou seja, se o poder público for vender um bem que foi desapropriado, seu antigo proprietário terá garantido o direito de preferência em adquiri-lo pelo preço pago na desapropriação.

O que é ação de preempção?

A preempção, ou preferência, impõe ao comprador a obrigação de oferecer ao vendedor a coisa que aquele vai vender, ou dar em pagamento, para que este use de seu direito de prelação na compra, tanto por tanto.

O que fazer quando o arrendatário não paga a renda?

Se o seu inquilino for cumpridor mas falhar um mês de renda, a melhor forma de gestão do problema poderá ser falar com ele, recordando-lhe este pagamento. Uma situação regular ou até um esquecimento poderão estar na origem do incumprimento e a via da comunicação é, por norma, a melhor forma de solucionar o problema.

O que é direito de retomada?

Inicialmente, ressalta-se que o direito de retomada do proprietário para explorar diretamente ou por intermédio de descendente o imóvel rural cedido em contrato agrário é previsto pelos artigos 95, V[1], e 96, II[2], do Estatuto da Terra.

Quando o inquilino não paga a renda?

Como inquilino, tem três possibilidades para regularizar as suas dívidas: Primeiro, pode pagar as rendas nos 8 dias seguintes ao momento em que entrou incumprimento. ... Se já tiver duas rendas em atraso, pode ainda evitar o procedimento de despejo se, até ao final do terceiro mês, pagar os valores em dívida.

Para que serve o contrato de parceria?

A parceria comercial pode ser compreendida como uma colaboração mútua entre empresas, desde que estabelecida de forma correta. ... Um contrato de parceria bem escrito garante maior segurança a ambas as partes e evita riscos e prejuízos de tempo e dinheiro.

Quais as características do contrato de parceria rural?

“Parceria rural é o contrato agrário pelo qual uma pessoa se obriga a ceder à outra, por tempo determinado ou não, o uso específico de imóvel rural, de parte ou partes do mesmo, incluindo, ou não, benfeitorias, outros bens e ou facilidade, com o objetivo de nele ser exercida atividade de exploração agrícola, pecuária, ...

O que não pode faltar num contrato de parceria?

No final do contrato, é necessário informar data, hora e local da assinatura, bem como espaço para que as partes assinem e, também, as testemunhas. Sobre as testemunhas, é importante informar nome e documento, que pode ser RG ou CPF de cada uma.

O que que é arrendatário?

Significado de arrendatário

Aquele que arrenda (alguma coisa); pessoa que toma um imóvel em arrendamento; inquilino.

O que é Obrigações de arrendamento mercantil?

O arrendamento mercantil é uma forma de financiamento de bens de capital que existe há décadas e tem suscitado muitas dúvidas entre os contadores e auditores. Sua base é um contrato que determinará as características para sua contabilização.

Qual a diferença entre Arrendante é arrendatário?

As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. ... O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário.

Qual o valor da multa por quebra de contrato?

De acordo com o parágrafo único do artigo 445 da CLT, “o contrato de experiência não poderá exceder de 90 (noventa) dias”. ... A multa por quebra de contrato de trabalho não pode ser maior que a metade do valor que esse profissional receberia até o término do contrato de experiência.

Qual o valor máximo de multa por quebra de contrato?

“A multa não pode ser superior a 10% do valor do serviço contratado. Acima disso o valor é considerado abusivo”, ressalta Daniel Mendes Santana, advogado do Idec.

Qual o valor da multa em caso de quebra de contrato de aluguel?

A multa contratual estabelecida é de 10% do total, ou seja, 3 meses de aluguel ou R$6 mil.

Artigo anterior
Como sabemos quais organismos viveram no passado?
Artigo seguinte
O que fazer quando o Google não está funcionando?